publicidade
No Ponto

Novo aciona CNJ contra juízes de Moraes

'Os abusos representam uma grave ameaça ao Estado Democrático de Direito', argumentou o partido na representação ao Conselho

alexandre de moraes
O ministro Alexandre de Moraes, durante um evento no Lide, em São Paulo - 22/07/2024 | Foto: Aloisio Maurico/Estadão Conteúdo

Na quinta-feira 15, o partido Novo apresentou uma denúncia ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que envolve o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A ação se restringe aos desembargadores Airton Vieira e Marco Antônio Martins Vargas, por cumprirem supostas ordens inconstitucionais de Moraes reveladas pelo jornal Folha de S.Paulo. Vieira e Vargas são juízes auxiliares do magistrado.

Receba nossas atualizações

CNJ
Conselho Nacional de Justiça (CNJ) | Foto: Gil Ferreira/Agência CNJ

“Os abusos cometidos por Moraes e seus assessores representam uma grave ameaça ao Estado de Direito e um abuso inaceitável de poder”, constatou a legenda, na peça. “Não podemos tolerar que a Justiça seja usada como instrumento de perseguição política. A atuação arbitrária e fora dos limites legais, como demonstram as mensagens expostas, é uma clara violação das garantias fundamentais que sustentam nossa democracia.”

De acordo com o Novo, o CNJ tem de apurar os fatos “rigorosamente” e punir os responsáveis “de forma exemplar”.

Gonet arquiva ação do Novo contra Alexandre de Moraes em meio ao caso no CNJ

Na noite de ontem, conforme revelado por Oeste, o procurador-geral da República (PGR), Paulo Gonet, arquivou uma queixa-crime da sigla contra Moraes e seus auxiliares que havia sido protocolada na PGR. O Novo argumentou na peça que os magistrados cometeram “falsidade ideológica”.

“Não há fundamento que ampare a conclusão do representante no sentido de que a forma de confecção dos relatórios da AEED seria relevante juridicamente, pois ‘qualquer indicação de que o relatório foi produzido a pedido de Moraes contaminaria todas as decisões judiciais por vício insanável de nulidade absoluta, haja vista que o aludido ministro do STF estaria impedido ou, no mínimo, suspeito de apreciar e de decidir qualquer pedido no bojo dos inquéritos das fake news’.”, observou Gonet, no despacho. “Como indicado, tanto o Regimento Interno do STF quanto a jurisprudência da Corte desautorizam uma tal conclusão.”

Leia também: “A agonia da Venezuela”, reportagem publicada na Edição 229 da Revista Oeste


A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].

5 comentários
  1. Lauro Patzer
    Lauro Patzer

    O CNJ faz parte do consórcio. As instituições estão contaminadas. Para remover esta metástase é preciso uma cirurgia profunda. Mudanças a começar com Lira e Pacheco, que contribuem para o sistema. É preciso duas presidências com candidatos não com o rabo preso ao STF e ser chantageado por ele.

  2. Moisés Fróes
    Moisés Fróes

    Gonet foi é um corruPTista, vagabundo, escória, bandido, vendido e vai, logo, logo, sentir a mão, mão? Ou será outra coisa. Bah,bah,bah!!!! Do povo brasileiro de verdade. Durma de touca!

  3. Nerivaldo Carvalho dos Santos
    Nerivaldo Carvalho dos Santos

    Esse tal de Paulo Gonet também é do mesmo Time , mas culpado desses caras tá no poder mandando em tudo são os Senadores, que não sabemos por qual razão aprovam esses Sujeitos , basta o presidente indicar, se tem conhecimento ou não. ai dá nisso ai Tudo Poliqueiro

  4. Marcelo DANTON Silva
    Marcelo DANTON Silva

    E OS 9 GENERAIS que foram DEMITIDOS???!!
    Para colocar milicos Bolivianos….e CUBANOS….acordem!

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade