O senador eleito Hamilton Mourão (Republicanos-RS), vice-presidente da República, disse, nesta quarta-feira, 14, que as manifestações contra a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva são legítimas — e não antidemocráticas. As recentes declarações do vice têm sido interpretadas como uma prévia do seu posicionamento no Congresso a partir de fevereiro. Mourão não é filiado ao PL, sigla que indicou Rogério Marinho (PB) para “bater chapa” com Rodrigo Pacheco (PSD-MG), mas desponta como um dos prováveis líderes da direita no Senado.
O clamor das manifestações a que assistimos desde a proclamação do resultado das urnas, que permaneceram sem o voto impresso e auditável, é legítimo, por mais que muitos tenham tentado classificá-lo de “antidemocrático”.
— General Hamilton Mourão (@GeneralMourao) December 14, 2022
Desde o segundo turno das eleições, manifestantes protestam contra a vitória do PT. Houve excessos, como o fechamento de rodovias — o que é inconstitucional e foi rechaçado pelo presidente Jair Bolsonaro. Mas, em seguida, surgiram manifestações espontâneas e sem líderes em frente aos quartéis do Exército — onde estão há mais de 40 dias —, pedindo socorro às Forças Armadas.
Leia também: “A liberdade ainda pulsa em frente aos quartéis”, reportagem de Edilson Salgueiro para a Edição 142 da Revista Oeste.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Esse Mourão virou um lasca de madeira branca tá com o burro na sombra vai se preocupar com nada não
Brasil há tem todos os requisitos p se transformar em uma nação falida
Este Senador DPVT e muitos outros que estão no congresso nacional, são uma vergonha nacional. Enquanto no houver rebanho sem neurônios pra limpar os maus candidatos, seremos sempre esta vergonha com candidatos desse naipe.
Não se faz mais generais como antigamente.
Mourão é morde e assopra. Passou quatro anos enchendo o saco de Bolsonaro, alimentando as polêmicas com a imprensa e deixando o presidente sozinho na defesa das pautas caras ao eleitorado conservador/liberal. Agora, próximo as eleições, pegou a prancha e pegou mais uma vez a onda Bolsonaro e absteve-se de falar as bobagens que falou durante todo o seu mandato de Vice. Eleito, voltou ao velho modus operandi, morde e assopra e as ironias veladas. Não podemos esquecer que Mourão já foi adido militar na Venezuela e na China. No 7 de setembro de 2021, no palanque da manifestação em Brasília, Mourão apareceu com um broche da China. Em 2019, no conflito na Venezuela, o Vice da língua afiada defendeu o desarmamento da população que era massacrada pelo ditador bolivariano. ““A população está desarmada… e tem que estar, não é? porque senão nós teríamos uma guerra civil, o que seria pior”, disse na ocasião. Esse é o nosso General Mourão. É melancia ou não?
Este senador eleito deverá por sua postura liberal comandar com inteligência a oposição deste governo que infelizmente tomou com ajuda do judiciário as rédeas desta naçao
É fala fala fala mas quem manda é o PT e pronto. Vão feitas espernear mas na hora do vamos ver STF esquerdista antconstitucuinalista chuta tudo.
Sr. Mourão, mantenha-se firme, mas não faça como os senadores atuais do meu estado SP (Serra, Gabrilli e o suplente do falecido Major Olímpio que não consigo guardar o nome), que não se pronunciam sobre os atuais acontecimentos.
Onde estão os outros senadores?! O Moro ainda existe?!
Força caro Senador!!
Exatamente sr Mourão.
E, precisamos usar o freio do senado urgentemente.
Temos uma juristocracia em andamento.
Os militares dormem??? O que esperam para prender o 9 dedos e sua quadrilha, fechar o pseudo congresso e prender os pseudos ministros do pseudo supremo?????
Por menos que isto derrubaram o Jango em 64!!!!
90 milhões de eleitores de um total de150 milhões os apoiam
Chega de retórica e ajam seus míticos frouxas
Tá faltando você explicar como pressionar o “congresso”. A ida dos manifestantes até lá é exatamente o que a esquerda deseja.
Tem que permanecer exatamente onde está. Na porta dos quartéis. Porque é seguro, ninguém vai atacar, lá black-block não vai e se for será rechaçado.
A solução final é questão de dias. Tic-tac,tic-tac.
Comentário correto.
Pobres brasileiros só estão recebendo o despreso das forças armadas oi melhor desarmadas
Mourão não vale um centavo. Só está querendo pegar carona no vácuo do governo que está terminando. O sujeitinho não passa de um “melancia”.
Esta querendo APARECER para depois se candidatar a presidente…. de qualquer coisa !!!
Rogério Marinho foi eleito senador pelo PL do Rio Grande do Norte. Não é paraibano, é potiguar.
ano que vem pode ser tarde demais para os brasileiros e o erário
Não vai adiantar nada, quem teria que tomar alguma providência está mudo e se borrando de medo!
nooossa, é memo ?????
Excelente comentário do general Mourão, portanto creio que ainda algo aconteça com o processo eleitoral.