O deputado Marcel van Hattem (Novo-RS) coleta assinaturas com outros parlamentares da oposição para apresentar um pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
A ação acontece depois que Cleriston Pereira da Cunha, conhecido como Clezão, morreu. O homem estava detido no Complexo Penitenciário da Papuda, por ser suspeito de ter participado dos atos de vandalismo que aconteceram nos prédios dos Três Poderes, em 8 de janeiro deste ano.
Na segunda-feira 20, Clezão morreu, depois de sofrer um “mal súbito” durante banho de sol na penitenciária. Em setembro, a Procuradoria-Geral da República se manifestou favorável à liberdade provisória dele, mas o pedido não chegou a ser analisado pelo STF. Moraes é o relator do caso.
Os parlamentares denunciam Moraes por “crime de responsabilidade”, previsto na Lei número 1.079/1950. Conforme os deputados e senadores, Moraes “desídia no cumprimento dos deveres do cargo de ministro do STF, devendo ser julgado por crime de responsabilidade”.
Os parlamentares ainda destacaram que há, ao menos, sete outros casos de presos do 8 de janeiro, que o Ministério Público Federal se manifestou pela soltura, mas que ainda seguem encarcerados. Até o momento, não se sabe a quantidade de assinaturas que a solicitação possui.
A Oeste, Van Hattem disse que membros da oposição devem se reunir na quarta-feira 22 com Pacheco para entregar o pedido de impeachment de Moraes. A ideia é que o documento tenha celeridade na Casa, diferentemente dos demais pedidos de impeachment, que estão parados no Senado.
Moraes é campeão em pedidos de impeachment de ministros do STF
Ao todo, já foram apresentados 113 pedidos de impeachment contra ministros do STF. Em tramitação, há 53. Moraes é o campeão, com 37. O presidente da Suprema Corte, ministro Roberto Barroso, está em segundo lugar, com 21. Com a iniciativa de Van Hattem, Moraes passa a ter 38 pedidos de impeachment.
Até o momento, nenhum processo foi instaurado para afastar ministros do STF. Todas as petições desse tipo, que podem ser enviadas por qualquer cidadão ao Senado, têm sido sistematicamente arquivadas pelos presidentes do Senado, desde Eunício de Oliveira (MDB-CE), passando por Davi Alcolumbre (União-AP) até o atual, Pacheco.
No final do ano passado, Pacheco apresentou um projeto de reforma da Lei de Impeachment, com base em propostas elaboradas por uma comissão especial presidida pelo então ministro Ricardo Lewandowski, do STF.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
A hora é essa!!!
Talvez impeachment seja pouco. Seria necessário banir esse homem do meio jurídico.
Gostaria imensamente de ouvir a opinião do Michel Temer , afinal este coiso é cria dele….
Apesar da boa intenção não acredito que vá dar alguma coisa. Vamos primeiro ver se a PEC que passou no senado, se ela passa na câmara.
Vamos ver se o Lira vai colocá-la em votação.
O Congresso, em particular o Senado, tem muita pompa e pouca circunstância. Não tenho conhecimento de que algum dia um Ministro do Supremo tenha sofrido processo de impeachment, entretanto, como tudo tem uma primeira vez, é hora de Alexandre de Moraes sofrer as consequências de seus atos, sem nos esquecermos que tudo começou na Presidência de Tofolli, e este autorizou inclusive o inquérito do fim do mundo e nomeou o carrasco como relator ao que parece sem distribuição e assim permanece há anos. Agora chegou a vez de apresentar a fatura, terá o Senado, em particular Rodrigo Pacheco, coragem suficiente para pautar a cassação, mesmo sabendo que diversos políticos, dentre eles alguns senadores, têm processos criminais em “andamento” no STF?
Nao somente impedido como preso. Responsavel indireto pelo morte do preso. Com um STF como esse, bajulado pelos puxa-sacos do congresso, caminhamos para o precipicio. Enquanto isso um criminoso preso um dia antes é solto e assassina a facadas um jovem turista em Copacabana. Quem vai prender o juiz (a) que o soltou?
Caimos na mao do crime organizado com as bençaos de Moraes, Pacheco, Lira, OAB, Flavio Dino etc… Intituicoes e imprensa podres!
Depender do senado ação contra os tranqueiras do judiciário é o mesmo que pedir a sogra repreender a filha.
Gravíssima a morte que ocorreu devido a total negligencia do STF. O Senado tem o dever moral de tocar a frente o impeachment.
Criminosos: Pacheco, por omissão. O ministro, que deveria ser preso e internado em um manicômio judicial.
O povo precisa ir às ruas! Do que estão com medo? Quero ver se o careca consegue prender milhões de pessoas. Já passou da hora!
Ou sai o m04aes pelo impeachment muito tardio. Ou sai o Pacheco por prevaricação. Ficar tudo como está e sempre esteve, não vai ficar! O POVO BRASILEIRO IRÁ ÀS RUAS PARA TIRAR UM DOS DOIS. QUIÇÁ, OS DOIS!
É com muita tristeza que eu digo que não vai dar em nada. O Brasil foi dominado pelo crime
Moraes é um criminosos por atuar fora das leis. Impeachment já deveria ter sido pautado , Pacheco um grande covarde e puxa-saco .