O procurador-geral da República (PGR), Paulo Gonet, sugeriu à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) que investigue a conduta do doutor Paulo Faria, que atua na defesa de Daniel Silveira.
Faria se manifestou no âmbito de um pedido do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), para comprovar o pagamento de multa do ex-deputado, em virtude de supostas violações de medidas restritivas. Entre outros argumentos, Faria afirmou que Silveira não tem renda nem bens suficientes para quitar o débito.
Conforme Gonet, na petição apresentada à Justiça, Faria faltou com a “urbanidade” e usou expressões “com claro excesso”.
“Imprescindível a apuração, por parte do Tribunal de Ética e Disciplina do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, da conduta do causídico no desempenho de suas atribuições”, sustentou o PGR.
Adiante, o professor Gonet observou que “o exercício da advocacia deve se pautar no trato urbano para com todos os atores processuais”. “É o que dispõe o Código de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil”, lembrou o PGR.
Em nota enviada a Oeste, Faria classificou o episódio como “malabarismo jurídico”. “Primeiro, suprimem cem dias de prisão domiciliar afirmando não ser passível de desconto de pena”, disse o advogado. “Após isso, indeferem uma progressão legal que havia sido certificada com 16%, e depois, sem explicações, foi para 25%. Agora, confundem dias-multa condenatório com multas por descumprimentos de tornozeleira como desculpa.” O advogado acrescentou que “ameaças, multas, processos éticos, e utilização de meios não republicanos para intimidação ou mordaça não funcionarão”.
Defesa de Daniel Silveira
No mês passado, Faria se tornou alvo de uma multa imposta por Moraes, no valor de R$ 2 mil, por suposta litigância de má-fé. Isso porque o advogado teria entrado com muitos recursos no STF. Dias depois, a OAB entrou com uma contestação da decisão do juiz.
Leia também: “O segredo do Aeroporto de Roma”, reportagem publicada na Edição 217 da Revista Oeste
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Não sei onde vamos parar com tantos absurdos jurídicos acontecendo neste país. Como um procurador, que deveria seguir a constituição, como ministros do STF, estão distorcendo tudo.
Olha essas coisas estão desestabilizando o país. Sim a OAB deveria se manifestar sobre essas as decisoes que muitos falam serem inconstitucionais e ilegais. Nosso sentimento é que são decisoes políticas inclusive com exilados no exterior. Pelo amor de Deus OAB e Juristas isentos manifestem carente se tem abusos do Judiciario ou não.
Paulo Gonet, tornou-se um sabujo de Moraes. Quando pensávamos que o que era ruim e não poderia ficar pior, nos enganamos.
É obvio que o consórcio quer se vingar do Daniel Silveira e do seu advogado. Quando Zanin defendeu o Lula na Lava Jato, o CLARO EXCESSO que ele usou ao recorrer das sentenças, suscitou lágrimas (literalmente) e elogios emocionados do Gilmar Mendes. Rendeu até uma cadeira no STF… mas quando se trata de alguém da direita, a regra é outra. A Justiça ainda existe neste país??
Só para um lado, e não é o lado da lei ou da legalidade da forma.
Gonet cumprindo seu bom serviço ao regime stf-lula. Um orgulho pra ditadura.
Vergonha para os advogados do Brasil que se associam a essa famigerada OAB política de comunistas.
Mais um bandido na justiça para cumprir ordens do chefe da quadrilha, esse PGR que tem cara de bocó, deveria ajudar as vítimas das enchentes, por não correr o risco de afundar.
É coisa de manicômio.
Esse Gonet nem precisa ser investigado, deveria ir ora cadeia imediatamente por ser cúmplice de ilegalidades constitucionais.
Uma característica importante das ditaduras é proliferação dos dedos duros. Isso que o PGR está fazendo é coisa de alcaguete. E a OAB, como um obediente aparelho dos comunistas, vai terminar punindo o advogado que está do “lado errado”.
Só falta o Conselho da OAB punir o advogado, já que pouco tem feito para defender a classe. Sobre as arbitrariedades de Ministros, nem uma palavra? Sobre os pedidos de soltura de presos que são mantidos na prisão sem prova de crime, leia-se Felipe Martins. Neste caso o ilustre PGR nada diz…
O que posso comentar é que um dia todos nós colheremos o que plantamos nesta ou em outras encarnações, a conta com certeza chegará da.
Estrume do bençola colocando as manguinhas de fora.