O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou, nesta quarta-feira, 3, a progressão de pena de Daniel Silveira do regime fechado para o semiaberto.
A defesa do ex-deputado fez a solicitação com base no reconhecimento do cumprimento de 16% do tempo de pena.
+ A carta de Daniel Silveira escrita na cadeia
Moraes, porém, não considerou o argumento do advogado Paulo Faria. Conforme o juiz do STF, a condenação de Silveira tem duas penas. A primeira é composta de cinco anos e três meses de reclusão, enquanto a segunda é de três anos e seis meses de reclusão.
De acordo com o magistrado, o cálculo de 16% realizado pela defesa “não considerou o porcentual adequado previsto para condutas criminosas” pelas quais o STF condenou Silveira. Moraes observou que isso ocorreu “mediante emprego de violência e grave ameaça”, no caso, 25%.
Advogado de Daniel Silveira leva multa
Além de rejeitar a ação da defesa de Silveira, Moraes multou Faria em R$ 2 mil, por suposta litigância de má-fé, em virtude do que seria repetição de sustentação já rejeitada pela Corte.
A Oeste, Faria disse que vai recorrer.
Ex-deputado preso
Desde o fim de maio de 2023, Silveira cumpre pena integralmente, de oito anos e nove meses de prisão em Bangu 8, no Rio de Janeiro.
Apesar de ter sido indultado pelo então presidente Jair Bolsonaro, o STF anulou os efeitos da graça.
Leia também: “A ditadura velada do Judiciário”, reportagem publicada na Edição 66 da Revista Oeste
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Lembro-me da história dos filhos de Israel do Egito, liderados por Moisés. A grande perseguição de Faraó ao povo sofrido de Israel. É questão de tempo, Deus colocará Faraó no seu lugar. Provérbios 29 – Quando os justos governam, alegra-se o povo; mas quando o ímpio domina, o povo geme.
DEPUTADOS BANANAS TRES DELES pediram vista para para BRAZÃO e para o DANIEL SILVEIRA o DEIXARAM PRENDE-LO durma com um barulho desses rsss
Absurdo
Desgraçado, maldito, psicopata asqueroso, ser abjeto, desonesto bandido, vagabundo.
Tua hora vai chegar FDP.
Gostaria de saber o porquê a OAB não se manifesta a respeito disso? Advogados de defesa com medo de recorrer e serem multados quando é do outro lado, da esquerda, podem recorrer mil vezes se necessário. Aliás, uma boa sugestão para o pessoal da Oeste: Comparar os recursos dos advogados do Lula com os advogados de Silveira.
VOCE AINDA TEM DUVIDAS QUE O POVO PRECISA REALMENTE LUTAR PELA LIBERDADE??? ASSISTA O FILME NA NETFLIX “”WINTER ON FIRE”” “” Em tempos tirânicos, sempre bacana reviver e aprender com as histórias daqueles que resistiram e venceram a perseguição e a censura.
No começo dos anos 80 – olha que história incrível – os poloneses viviam sob a opressão comunista. Tudo era restrito e monitorado, sobretudo a comunicação e o direito de ir e vir.
Os poloneses tiveram seus passaportes cancelados e durante os primeiros meses da Lei marcial, ninguém podia sequer viajar entre as cidades da Polônia sem a devida autorização do governo.
Cartas sempre eram entregues abertas, amassadas dentro de sacos plásticos e com um carimbo escrito “Censurado”. Quando alguém discava um número no telefone, uma voz automaticamente avisava, “conversa monitorada”.
Os comunistas assumiram o controle de toda a comunicação, substituíram âncoras e jornalistas dos jornais, rádios, tudo passou a ser monitorado e na TV era comum a transmissão de filmes russos sobre a Segunda Guerra Mundial.
Então começaram a surgir editoriais independentes e clandestinos. Poloneses passaram a traduzir, imprimir e distribuir várias obras “subversivas” de Alexander Solzhenitsyn, George Orwell, e até mesmo de Murray Rothbard e Ayn Rand.
O melhor veio com o heróico casal Zbigniew e Sofia Romaszewski. Eles montaram uma estação de rádio clandestina, que constantemente mudava de lugar para não serem pegos pela polícia.
A transmissão era curta, cerca de oito a dez minutos de cada vez, sempre levando uma voz de esperança e notícias que jamais seriam divulgadas na mídia oficial.
Uma certa noite, quando estavam “no ar”, perguntaram se havia alguém ouvindo e pediram para piscarem as luzes de suas residências para mostrar se acreditavam na liberdade.
Zbigniew e Sofia, curiosos e ansiosos, correram para a janela para conferir e durante horas, assistiram toda Varsóvia piscando suas luzes nos apartamentos e casas. Foi a noite mais bela da história de Varsóvia e da Polônia.
Os poloneses descobriram que não estavam sozinhos no sonho e desejo por liberdade. Algum tempo depois o regime comunista caiu e Varsóvia nunca mais teve uma noite nas trevas da tirania.
Quem sabe os brasileiros em breve não façam o mesmo? Toda vez que alguém censurar e cercear liberdades, que as luzes pisquem para nos lembrar que somos muitos dispostos a lutar pela liberdade”” (RCL).
(TENHO MEDO DE MORRER ACOVARDADO E ASSISTINDO ESSES IMPOSTORES CONQUISTANDO DEFINITIVAMENTE O BRASIL PARA O SOCIALISMO COMUNISMO)
AS ELEIÇOES FORAM UMA COMPLETA FRAUDE E O SILENCIO DO POVO NAO IRA TRANSFORMAR ESSA MENTIRA EM UMA VERDADE.)
IMP. (PRESENTE E PRONTO PARA A LUTA)
Esse tirano precisa cair!
Até quando o Presidente do senado o covarde do Pacheco vai ficar calado para os absurdos do tirano Xandão do STF.
o problema nao é o pachequinho, É O POVO QUE É COVARDE, MEDROSO E OMISSO.
Todo ditador cairá um dia.
Ora dessa o chicote muda de mão.
Rodrigo Pacheco é o carrasco de Daniel Silveira!
Até quando será tolerado o abuso de poder desse ministro. Não só abuso, mas crueldade. Até quando seu pares serão coniventes de uma desmoralização da instituição STF? São cúmplices? Acovardados? Ou estão bem acomodados nas mordomias palacianas de uma instituição que custa bilhões aos pagadores de impostos. A situação já não é mais de irregularidade, mas de imoralidade.
A cabeça que pensa todas as atitudes do STF não é de Xandão: tudo que está acontecendo lá, a leniência, a omissão dos ministros obedientes, é fruto da mente complexada e doente do sr. Gilmar Mendes. Esse, sim, é uma das personalidades mais abjetas do Brasil. Uma mente suja, que busca sempre humilhar pessoas, adepto da lei de Gerson, mau caráter!
Rodrigo Pacheco é o maior culpado do que está acontecendo nesse STF
#ForaMoraesPervertido
Rodrigo Pacheco o responsável por ter Moraes no STF.
Presidente do Senado covarde , capacho dos togados por interesses pessoais , cretino.
Lira outro omisso Tb covarde, cólica em votação o fim do foro privilegiado, esses ministros são covardes
O advogado agiu com má fé?
Ou na hora de dar a sentença se viu no espelho?
Nao há mal que sempre dure
É simplesmente revoltante
O Brasil atual se entristece e enlouquece. Por que tudo isso?
Porque o brasileiro não tem um espírito de justiça e, vive em um berço esplêndido.
Este cara enlouqueceu de vez, e tem que ser parado.
O mais revoltante, não são as maluquices deste senhor, o maís revoltante é o comportamento dos outros tais membros do stf, se fingindo de mortos.
São de uma covardia, sem precedentes…..
Somente uma pergunta, até quando?
Esse caso é revoltante, verdadeira monstruosidade .