O Partido Liberal (PL) liberou a desfiliação do deputado federal Ricardo Salles (SP), que deve se filiar ao partido Novo ainda este ano. Conforme apurou Oeste, permissão foi do ex-presidente Jair Bolsonaro. Agora Salles poderá mudar de partido sem perder o mandato por risco de infidelidade partidária.
Em 5 de maio, o parlamentar — que é ex-ministro do Meio Ambiente do governo Bolsonaro — anunciou que havia recebido formalmente o convite do Novo para se filiar à legenda e concorrer ao Senado em 2026.
+ Leia mais sobre Política em Oeste
“Seis anos depois de ter sido expulso pelo Amoedo [fundador do Novo] por ter me tornado, com muito orgulho, ministro do Bolsonaro, com quem estive, estou e sempre estarei junto”, escreveu Salles no X/Twitter na ocasião.
Interlocutores informaram à coluna que a filiação deve ocorrer ainda neste ano. A coluna procurou Salles, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem, o espaço continua aberto.
+ ‘Não recebi, e jamais receberia, a Dama do Tráfico em meu gabinete’, diz Bolsonaro
A ideia é que o partido tenha cinco parlamentares eleitos quando as eleições municipais, de fato, começarem. Desse modo, os candidatos do Novo nesse pleito podem ser chamados para participar de debates na TV, de acordo com a lei eleitoral.
+ Justiça determina prisão de ex-diretor da Petrobras
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].