O líder do PT na Câmara dos Deputados, Zeca Dirceu (PR), pediu, nesta terça-feira, 25, à Advocacia-Geral da União (AGU) que investigue o ex-deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos-PR), ex-procurador da Operação Lava Jato.
No centro do debate, estão os casos de acordos feitos por procuradores da Lava Jato com outros países, supostamente sem o conhecimento do Tribunal de Contas da União.
Zeca cita um acordo que o ex-deputado teria feito para dividir o dinheiro arrecadado pela Petrobras em multas e penalidades nos casos investigados pela operação. O caso foi revelado na semana passada por meio de uma reportagem do portal UOL.
No caso da Petrobras, seriam depositados mais de US$ 682 milhões em uma conta vinculada à 13ª Vara Federal de Curitiba, que, na época, tinha como titular o então juiz Sergio Moro (União Brasil-PR), atualmente senador.
“Naquela época, apesar de figurar como ‘Termo de Acordo’, o que se percebeu foi a atuação desmensurada e ilegal dos integrantes da famosa força-tarefa da Lava Jato no Paraná, envolvendo volumoso patrimônio da Petrobras, que, ao fim, por ser sociedade de economia mista de participação majoritária da União, figura como dinheiro público, inquestionável o interesse público da União sobre tal episódio”, comentou Zeca.
Na segunda-feira 24, o ministro da Justiça, Flávio Dino, mandou a Polícia Federal analisar os acordos. Cassado há mais de dois meses, Deltan Dallagnol classificou o ato como uma “vingança” do governo do presidente Lula.
“O ministro deveria informar: qual é o fato que seria criminoso?”, escreveu o ex-deputado. “Qual o crime previsto no Código Penal? Simplesmente não existe. Não há nada de ilícito e não há criatividade que permita enquadrar os fatos no Código Penal. O abuso de Dino e de quem se unir à sua perseguição política irresponsável será levado à Justiça para devida responsabilização.”
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
O filhote de meliante não se compara ao Deltan, pobre Brasil, joga o bebê fora e cria a placenta. Depois reclamam.
Acredito que Deltan ainda retornará a política nacional. As mentiras destes crápulas, Flávio Dino, Zeca Dirceu e seus comparsas, não perdurarão.
Zeca Dirceu ???😂😂😂😂😂😂
Deltinha, Moro, turminha do MBL… acham que eles pertencem a Turma do Bem, que o Revanchismo só vale contra os Bolsonaristas.
Alguém ainda tem dúvidas que vivemos numa ditadura?!
O ex-procurador já desmentiu a reportagem do UOL. A má fé desse deputado, que tem acesso aos processos (caso não tenha poderá requisitar) envolvendo entidades estrangeiras, mostra como se utilizam da relativização de tudo, criando cortinas de fumaça, para tirar o foco do que importa: o Brasil vive uma ‘ditadura moderna’ em que mesmo os desejos mais profundos de exterminar os adversários, não são páreos para o cerceamento total da liberdade.
Infelizmente, o povo tem votado e eleito esses ditadores.