Faltando um dia para a eleição que vai definir o próximo chefe do Senado, o PT teme o voto aberto na Casa. O partido apoia o atual presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Ele disputa a vaga com os senadores Rogério Marinho (PL-RN) e Eduardo Girão (Podemos-CE), que é um grande defensor do voto secreto.
Os senadores não são obrigados a mostrar seus votos para presidente do Senado. Eles podem, contudo, divulgar, se assim desejarem. O líder do governo na Casa, senador Jaques Wagner (PT-BA), defendeu a anulação dos votos dos parlamentares que decidirem anunciá-los.
“Não sou obrigado a revelar meu voto”, disse Wagner. “Nem por proteção ou pelo que seja. Se não, a minoria estará sempre refém da maioria. O meu voto não abro. Aliás, penso que aqueles que abrirem deviam ter seus votos anulados.”
Girão está usando as redes sociais para pedir que cada eleitor pressione seu senador, a fim de que ele divulgue seu voto a todos. Wagner confessou que o voto secreto é um “convite à traição”, mas pensa que, quando o senador se torna eleitor, ele tem o direito de preservar o próprio voto.
Campanha anti-Marinho no Senado
Ao desqualificar a campanha de Marinho, o líder do governo no Senado mostrou que a dos aliados de Pacheco está focando mais em ser “anti-Marinho” do em divulgar as propostas do candidato à reeleição.
“Marinho não se propõe a ser presidente do Senado, mas a ser líder do bloco de oposição, pelas bandeiras que ele tem levantado”, declarou Wagner. “Ele vive falando de impeachment, e isso somado à forma como ele faz a campanha, que é quase como um gabinete do ódio aqui dentro, só o desqualifica.”
Leia também: “Congresso covarde”, reportagem de Silvio Navarro para a Edição 142 da Revista Oeste.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Todas as votações nas casas legislativas deveriam ser em voto aberto. Os eleitores têm o direito de saber como votam seus representantes, principalmente quando todos sabemos do caráter de nossos políticos.
Penso que todas votações no Senado e Câmara deveriam abertas. Não vejo em voto secreto nessas Casas. O parlamentar tem obrigação de prestar contas ao seu eleitor. O poder emana do povo.
O negócio é colocar a urna do tse e a contagem deve ser feita por xande, lula e pacheco.
Deverá ter uns 1000 votos para pachecu no senado
Voto aberto no Senado e na Câmara..
Estão com medo do q…!!
” fazer coisas as escondidas, trapaças “.
Nós eleitores, que elegemos os 81 senadores, os quais entregam certas decisões para apenas 1 senador, porque não temos o direito de saber a posição/opinião em quem votamos? PT, partido dos trabalhadores, piada.
Eles temem qualquer coisa que seja honesto, limpo, feito às claras. São especialistas em fraudes, mentiras, corrupção e agir nas sombras.
“gabinete do odio” mesmo, pelego Jaques Wagner – odio a uma organizacao criminosa da qual voce eh um expoente e fraudou (cade o codigo fonte?) as eleicoes presidenciais de 2022.
Como assim “gabinete do ódio”?
O SOCIALISMO É QUE É E SEMPRE FOI A PREGAÇÃO DO ÓDIO.
A lógica deles é dividir os seres humanos em grupos (classes) e incentivar o ódio de uns pelos outros. Assim:
Os pobres devem odiar os ricos, porque têm mais do que eles.
Os empregados devem odiar os patrões, pois estes são exploradores.
Os gays têm que odiar os héteros, pois eles são sempre preconceituosos.
As mulheres devem odiar os homens porque todos são machistas.
Os negros devem odiar todos os brancos porque são todos racistas.
Os esquerdistas devem odiar todos os não esquerdistas, porque eles seriam fascistas.
ESSES PSICOPATAS DA ESQUERDALHA TÊM QUE PARAR DE NOS ACUSAR DO QUE ELES FAZEM. ACABOU A PACIÊNCIA. VAMOS NOS LEVANTAR E FAZER ESSES ASQUEROSOS ENGOLIREM AS SUAS MENTIRAS.
Não gostam de nada as claras, CPI dos atos de 8/01, voto aberto senado, etc…
A “democracia” da esquerda só é possível se o “povo” for retirado da equação. Com movimentação “por baixo dos panos”.
Vão querer usar aquelas maquininhas utilizadas em outubro passado.
Pergunta: Por que não usam a “confiável” urna eletrônica do TSE na eleição do Senado. Se a direita começar a vencer as votações, vão terminar implantando a urna “barrosa”.
Tenho a certeza que quando o povo entender que o CANCER DO BRASIL sao os politicos, a temporada de caça ira iniciar. NAO SEREMOS ESCRAVOS DE UMA DITADURA OU DE QUALQUER CORRUPTO E LADRAO. Provoquem o povo, sigam provocando o povo, continuem provocando o povo, insistam em provocar o povo, e com certeza o resultado sera certeiro, A REVOLTA DA BASTILHA BRASILEIRA, JA PASSOU DA HORA DE LIMPAR O BRASIL DE TODOS ESSES ESTRUMES.
Qualquer voto que o PT não possa manipular, é considerado digno de ser anulado.
Sempre eles tem um Kit Desculpas, seus compromissos não são com o povo, tudo obscuro
Isso vai sem ter que dizer. O PT gosta de fazer as coisas as escondidas, é dessa forma que aplica seus golpes. Não é surpresa que são contra o voto aberto.