A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, visita nesta segunda-feira, 6, o Complexo Penitenciário da Papuda e a Penitenciária Feminina do Distrito Federal, mais conhecida como Colmeia.
No local, estão presas as pessoas que teriam participado dos atos de vandalismo de 8 de janeiro. Até a publicação desta reportagem, o STF não confirmou se a ministra, de fato, foi se encontrar com os detidos. A agenda oficial de Rosa prevê que ela iniciou as respectivas visitas às 16 horas.
Em 24 de fevereiro, a ministra recebeu em seu gabinete os senadores da oposição Rogério Marinho (PL-RN), Hamilton Mourão (Republicanos-RS) e Magno Malta (PL-ES). No encontro, os quatro conversaram sobre a situação das pessoas presas por supostamente participarem dos atos de depredação na Praça dos Três Poderes.
Segundo a Suprema Corte, 751 pessoas seguem presas e 655 foram autorizadas a responder às denúncias em liberdade. Os senadores pediram a Rosa que mediasse um encontro com o ministro Alexandre de Moraes, relator da investigação, para tratar sobre as condições dos detidos.
Na quinta-feira 2, os senadores Carlos Portinho (PL-RJ), Eduardo Girão (Novo-CE), Marinho, Tereza Cristina (PP-MS) e Wellington Fagundes (PL-MT) participaram de uma reunião com Moraes.
Segundo os legisladores, eles foram bem recebidos no gabinete do ministro. Na ocasião, os senadores reforçaram o pedido feito anteriormente a Rosa, para dar celeridade à individualização das condutas e garantir a soltura daqueles que eventualmente possam responder às acusações em liberdade.
Moraes garantiu que providenciou mutirões junto à Defensoria Pública e à Ordem dos Advogados do Brasil, para dar maior rapidez aos pedidos de soltura dos presos de 8 de janeiro.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
nojo
Essas prisoes sao o maior absurdo que u ja vi
Covardia. Prenderam gente do bem de familiaque nao se conformaram com o toubo nas urnas que todo mundo sabe que houve oara que com tamanho absurdo nao se questionasse mais o que aconteceu
O que me assusta e enoja é que o povo nao saou nas ruas para protestar. Cinseguiram por medi em tidos. Exercito nojento
Fica a pergunta, ela pediu autorização, prévia e expressa do Xandão, para fazer a visita?
Existe alguma bondade entre os 9 do STF?
A imprensa foi proibida de acompanhar a Ministra. Tem coisa aí…!
Esta ministra é responsável direta por esta crueldade contra mulheres e homens de bem , que foram jogados na cadeia, sem o cumprimento de um processo legal e a devida responsabilidade individual. Noventa dias depois de serem presos , os injustiçados, recebem a visita desta senhora com qual objetivo, fazer justiça?
Foi até lá (se realmente foi), rir da cara dos presos políticos que estão servindo como precedentes para que esses miseráveis continuem perseguindo manifestantes conservadores “em defesa da democracia”. Obs.: “Democracia” para eles = extermínio em massa da oposição.
E conseguiu sair??????
Se fosse gente da esquerda já tinham liberado e nem processo haveria! Mas como é da direita as autoridades mulheres, principalmente, não falam nada! Uma vergonha!
Que ministra tão doce! Foi pelo dia das mulheres? E a frasista Carmem Lúcia tão quieta,! Que estranho!