A Polícia Federal (PF) informou, nesta quarta-feira, 22, que não encontrou provas de que o senador Renan Calheiros (MDB-AL) teria recebido uma propina de R$ 4 milhões da Transpetro, subsidiária da Petrobras.
Trata-se de uma investigação sobre um suposto esquema de corrupção que foi concluída e encaminhada ao Supremo Tribunal Federal (STF). A apuração faz parte de um dos desdobramentos da Operação Lava Jato.
“Depois de analisar as provas materiais e ouvido os supostos envolvidos, não se observou a existência de elementos que pudessem corroborar a hipótese criminal objeto da presente investigação”, disse a delegada do caso, Lorena Nascimento. “Os colaboradores ouvidos apresentaram versões, em parte, concordantes com os fatos, mas não foram aptas a trazer aos autos ou a produzir, a partir delas, elementos de prova capazes de corroborá-las.”
A investigação apurava crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O inquérito começou a partir das delações premiadas de Sergio Machado, ex-presidente da Transpetro; de Paulo Roberto Costa, ex-diretor de abastecimento da Petrobras; e dos empresários Luiz Fernando Maramaldo e Felipe Parente.
Relacionadas
Na delação de Machado, o ex-presidente afirmou que Calheiros teria cobrado a propina para beneficiar o consórcio responsável pela construção do Estaleiro Tietê. O repasse teria acontecido por meio de doações ao MDB de Alagoas, nas eleições de 2010. O pagamento teria ocorrido por intermédio do empresário Wilson Quintela e correspondia a 1% do valor total do contrato com o estaleiro.
“O rastreamento do caminho do dinheiro em espécie pereceu no tempo, tanto em razão do longo lapso temporal, como em razão de não se vislumbrar um liame direto de que os valores entregues supostamente por Wilson Quintella Filho, ou por terceiros designados sob as orientações de Sergio Machado, tinham como destinatário final o parlamentar investigado”, informou a PF.
Agora, o ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato, deve pedir que a Procuradoria-Geral da República se manifeste sobre o caso.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Renan é igual disse lula sobre Cabral, “é só olhar ora cara dele que a gente vê a pureza estampada”, é uma alma imaculada, vai direto pros infernos
O companheiro renan é um injustiçado. Isto é coisa criada pelo BOLSONARO. Este homem é um santo, em breve será canonizado (com z mesmo) , será o Santo Canalheiros !
Vão canonizá-lo : Santo CANALHEIRO.
O “sistema” está funcionando perfeitamente.
Ainda da para acreditar na PF ?
Qual propina esse corrupto NÃO recebeu?
Ele está em TODAS!
Vergonha dessas instituições que sentam em cima de processos para arrefecer os ânimos e esperar o momento oportuno pra livrar a cara desses facínoras.
Só a justiça divina vai dar a pena máxima para esse canalha absolvido por cafajestes
Pizza que atendendo interesses de poucos ficou muito tempo no forno apagado. Fachin envolvido? Ja sabemos o resultado.
Muita tristeza……13 anos depois, aparecem com uma estória que não convence nem criancinha. Um homem que possui um neon na testa…
Nenhuma novidade, Renan faz parte da corja do Luladrão. Todos os corruptos serão canonizados, país da impunidade, o crime compensa.
Tem tudo nas mãos , delações, conversa telefônica entre Machado e Renan , outras pessoas envolvidas que foram processadas , tem o filho de Machado que trabalhava num Banco num paraíso fiscal na época e nada serve como prova.PQP mesmo.
O Brasil é dos corruptos, eles pintam e bordam e não acontece nada, realmente o crime compensa aqui no país, todos livres, leves e soltos
Polícia de Fajutos, a exemplo das Frouxas Armadas, jâ foram comprados
E ainda querem ou, fazem o povo ser cabisbaixos, ordeiros ou, cordeiros indo para o abate, esta é a imagem do país, deles.
Kkkkk…. Estavam esperando trocar o governo????
Que beleza! Que maravilha! Parabéns aos investidores lesmas, que trabalham subindo um metro de muro durante o dia e escorregam pra baixo dois metros à noite!! E parabéns aos grandes ladrões de casacas que conhecem os hábitos das lesmas!
Fazer parte do acordo.
E viva o Brasil