O presidente da CPMI do 8 de Janeiro, deputado federal Arthur Maia (União Brasil-BA), não vai à entrega do relatório governista sobre as investigações do colegiado.
O motivo é que o documento, elaborado pela senadora Eliziane Gama (PSD-MA), não pediu o indiciamento do general Gonçalves Dias, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).
A informação foi confirmada à coluna por interlocutores do parlamentar baiano. O presidente da CPMI acredita que Eliziane errou ao não pedir a responsabilização do general.
Conforme noticiou Oeste, o ex-ministro foi informado, desde 5 de janeiro, sobre o risco de invasões aos prédios públicos. Apesar de não ser por intermédio de uma plataforma oficial, Gonçalves Dias recebeu os mesmos informes enviados aos grupos de alertas da Abin.
O então diretor da Abin, Saulo Moura Cunha, enviou os avisos para o WhatsApp do então ministro. Até as 15 horas do 8 de janeiro, o então ministro recebeu cerca de 20 alertas da Abin no WhatsApp por intermédio de Saulo. Além disso, mensagens obtidas por Oeste comprovam que o ex-ministro mandou adulterar dois relatórios da Abin.
Para a relatora, contudo, não houve dolo na conduta de Gonçalves Dias, por isso, ela não “vislumbrou a possibilidade de responsabilização” dele. Contudo, a senadora pediu o indiciamento de nove integrantes do GSI, que eram da gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, mas que foram mantidos no cargo pelo general.
Ao todo, Eliziane sugeriu o indiciamento de 61 pessoas no relatório da CPMI, entre elas, de Bolsonaro e aliados. O documento vai ser entregue ao Supremo Tribunal Federal, à Procuradoria-Geral da República e ao Ministério Público Federal na próxima semana.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Loucura pura as consequências da esquerda com o poder absoluto nas mãos, já que a Justiça (o Direito) e as FA também se encontram dominadas e cooptadas por sua doença!
Essa Senadora é a personificação do que há de pior nos políticos brasileiros. Representa o atraso, a subserviência aos interesses carcomidos deste desgoverno. Somente os imbecís e os incultos não sabem que ela é pau mandado de Ministro que comeu toda a sua comida mais a do seu amiguinho no colégio.
Não se poderia esperar nada diferente da desqualificada Eliziane Gama, pau mandado do Dino.
Essa senhora como Senadora é uma vergonha para o país.
Essa pilantra fez o que seu chefe mandou.