A comissão temporária que acompanha a crise humanitária ianomâmi, no Senado, aprovou, nesta quinta-feira, 4, uma convocação para a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, explicar algumas acusações sobre as terras ianomâmi.
Trata-se da primeira ministra do governo Lula que foi convocada no Senado. A data para o comparecimento de Guajajara, contudo, ainda não foi decidido.
“A ministra deve explicar as acusações direcionadas à população de Roraima e ao governador do Estado, Antonio Denarium (PP-RO), no sentido de incentivar, apoiar e fomentar a atividade ilegal de garimpo em Terras Indígenas Ianomâmi”, argumentou o autor do requerimento, o senador Dr. Hiran (PP-RR).
Hiran citou uma declaração da ministra em que ela classificou o garimpo ilegal como principal atividade econômica de Roraima e acusou o Estado de apoiar a “permanência de garimpeiros em terras indígenas”.
Contudo, segundo o senador, o governo de Roraima se manifestou contra qualquer atividade ilegal em reservas ianomâmi. Hiran ainda destacou que o governo federal deve assumir sua responsabilidade pelas “décadas de abandono” que o povo ianomâmi foi submetido.
Leia também: “O outro lado do drama Ianomâmi”, reportagem de Joice Maffezzolli para a Edição 150 da Revista Oeste.
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
“A data para o comparecimento de Guajajara, contudo, ainda não foi decidido.” (copia e cola) A data (…) ainda não foi decididA. Não existe um revisor ?
Essa aí, hoje, de Índia não tem
nada. Mais uma extremista de esquerda que conseguiu uma boquinha nesse desgoverno. Não conhece nada da floresta amazônica, como não conhece nada do ministério que ocupa. O que conhece mesmo e gosta bem são das mordomias do cargo.
Vamos colocar um apito com super-bonder na boca dela. Pelo menos apitar é melhor do que falar asneiras.
Os povos indígenas deveriam expulsar essa comunista da aldeia. Isso não representa os indígenas que querem trabalhar e produzirem. A maioria dos índios querem ter a liberdade e prosperidade. Não querem serem escravos da esquerdalha bandida e corrupta.
Mulher horrorosa, cara de gente má. Esse Desgoverno é do mal. Gente nefasta, nojenta, incompetente.
Parece índia americana…. Deve ser por causa das verdinhas.
Vão tratar da invasão dos Ianomanis da Colômbia ,Venezuela e Peru ? Ou não vão discutir este assunto ?