publicidade
No Ponto

Sóstenes diz que proposta de Alcolumbre sobre 8/1 não tem chance de avançar

O líder do PL na Câmara deve se reunir com o presidente da Câmara, Hugo Motta, para discutir o andamento da proposta na Casa

Sóstenes
O líder da oposição na Câmara, Sóstenes Cavalcante, durante coletiva no Salão Verde | Foto Lula Marques/Agência Brasil

O líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), analisa que a anistia aos presos políticos do 8 de janeiro pode ser votada na Casa nas próximas semanas. A Oeste, o parlamentar também criticou a possibilidade de construção de um texto paralelo pelo presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União-AP).

Nesta quinta-feira, 4, Oeste já havia noticiado que três ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) se articulam para reduzir as penas dos manifestantes, por meio de um texto paralelo da anistia, com ajuda de Alcolumbre.  

Receba nossas atualizações

+ 8/1: ala do STF articula redução de penas no Parlamento

Indagado sobre o texto, Sóstenes disse que a proposta paralela tem “zero chance” de ser construída e pautada para votação no Legislativo: “Alcolumbre precisa ser até o papel dele de presidente do Congresso e do Senado”. 

O líder voltou a dizer que Alcolumbre não tem “papel de relator” para construir um novo projeto e sinalizou que o PL já tem um texto construído para ser entregue ao deputado que for designado relator pelo presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB).

Presidente do Senado, Davi Alcolumbre, falou sobre a CPMI do INSS | Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
Presidente do Senado, Davi Alcolumbre, constrói um texto paralelo com apoio de ala do STF | Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Tramitação da anistia na Câmara

Sóstenes e Motta devem realizar uma reunião ainda nesta quinta-feira para discutir a tramitação da proposta. O encontro depende da confirmação de hora e local pelo presidente da Câmara.

+ ‘Tarcísio tem papel fundamental na anistia’, diz Sóstenes

Para o líder do PL, existe a chance de a urgência da anistia ser pautada na próxima semana. Entretanto, a maior possibilidade é que Motta “aguarde o fim do julgamento” do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no STF. 

“Existe a chance de votar a urgência semana que vem, mas é pouca”, declarou. “Isso não quer dizer que não vamos tentar. Caso não seja pautado, vamos esperar a condenação de Bolsonaro no STF para pautar a urgência e o texto definitivo da proposta no mesmo dia.”

Sóstenes ainda sinalizou que cobra de Motta um cronograma para a anistia dos presos políticos. “Embora ele não tenha nos confirmado como a votação será realizada, o diálogo está sempre aberto”, destacou.

Motta, entretanto, afirmou que não há previsão para análise do projeto. “Estamos ouvindo a todos.”

Movimentação dos aliados de Lula

Enquanto isso, o presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, Otto Alencar (PSD-BA), já marcou posição. Ele é contra o que chama de anistia “ampla e irrestrita”.

O líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), também criticou o avanço de qualquer proposta de anistia pelo Parlamento. De acordo com ele, medidas nesse sentido serão integralmente vetadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].

1 comentário
  1. Felipe Correia
    Felipe Correia

    Pra cima deles, Sóstenes!
    Anistia ampla e irrestrita!
    Não houve golpe, nem tentativa de golpe e nem suposta tentativa.
    Estão criando narrativas pra incriminar a direita injustamente.
    Vai ter anistia, sim!

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.