Nesta segunda-feira, 2, o ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), arquivou o processo da família acusada de agredir Alexandre de Moraes e seu filho, o advogado Alexandre Barci, no Aeroporto de Roma. O tumulto ocorreu em 14 de julho de 2023.
Toffolli, que é relator da ação, escreveu no despacho que “extinguiu a punibilidade”. Esse conceito jurídico significa que o Estado não pode mais punir um indivíduo por crimes previstos em lei.
A decisão foi proferida depois de os Mantovanis enviarem ao STF uma carta de retratação pelo episódio a fim de encerrar o imbróglio.
“Considerados o contexto único envolvendo os fatos narrados na denúncia e a confissão dos crimes praticados pelos denunciados (retratação), declaro extintas suas punibilidades, nos termos do art. 107, VI, c/c art. 143, ambos do Código Penal e art. 21, XV, RISTF”, disse Toffoli.
Laudo publicado por Oeste mostra que o filho de Alexandre de Moraes agrediu empresário no Aeroporto de Roma
Em agosto deste ano, Oeste revelou com exclusividade um laudo assinado pelo perito Ricardo Molina, contratado pelos Mantovanis.
Conforme o documento, Barci deu um “tapa na nuca” do empresário Roberto Mantovani.
“Na forma como as imagens 59-61 foram apresentadas no relatório nº 004/23 tem-se uma ideia falsa do que realmente ocorreu”, observou o perito, no documento. “Assistindo o vídeo diretamente, constatou-se que uma cena anterior às mostradas nas imagens 59-61 foi suprimida. Tal cena, de extrema importância, mostra uma agressão praticada por Alexandre Barci contra Roberto Mantovani, consistindo em um tapa na nuca. Houve, portanto, uma agressão anterior ao gesto de Roberto Mantovani, o qual, nas imagens de vídeo levanta o braço em movimento instintivo de defesa, resvalando nos óculos de Alexandre Barci.”
Há pouco mais de um ano, os Mantovanis foram acusados por Moraes de terem agredido Barci.
Leia também: “O segredo do Aeroporto de Roma”, reportagem publicada na Edição 217 da Revista Oeste
A coluna No Ponto analisa e traz informações diárias sobre tudo o que acontece nos bastidores do poder no Brasil e que podem influenciar nos rumos da política e da economia. Para envio de sugestões de pautas e reportagens, entre em contato com a nossa equipe pelo e-mail [email protected].
Isso é mais uma vergonha/crime perpetrada pelos 11 togados, que mais cedo ou mais tarde pagarão essa conta. Somente espero estar vivo para assistir. Canalhas.
Eu vejo os comentários aqui e concordo com a maioria, porém faço uma pergunta; é sério que vocês acreditam que esse país um dia vai dar certo? Eu quando pequeno ouvia as pessoas dizerem que o Brasil iria melhorar, ser país de primeiro mundo e etcetera e tal, cheguei até acreditar nisso, mas depois da constituição de 1988, eu percebi que os ratos tomaram o poder e que nós jamais iríamos sair desse buraco que estamos desde então. Vislumbrar melhoria pra esse país na situação que ele está já é demência. A constituição criou um monstro, o STF , e ele está dominando o país. Quando se tem organizações criminosas tomando de conta de país esse está fadado a alto destruição. Ponha uma coisa na cabeça de vocês, se você bem dinheiro, caia o fora do Brasil o quanto antes porque isso aqui ainda vai piorar muito, mais muito mesmo.
Conflitos devem ser resolvidos na forma da lei, se muitos detestam o Dr. Xande e convenhamos com muitas razões não é a violência é o Senado acovardado por dirigido por um oportunista insensato, e deve ser substituído por pior, tampouco não deve haver desespero de auto explosão algo claramente esquizofrênico e inútil MAS os episódios de Roma e Brasília mostram o ódio que referida autoridade, e outros, que esmagam e humilham a nação devem ter mais cuidado pois o desespero e certeza de que a ditadura bolivariana em curso um triunvirato da qual é óbvio membro se consolida é previsível que a violência de alastre em lados os lados e como deve haver dura reação o país pode enfrentar uma guerra bem mais dura e violenta que as de antanho .. infelizmente a cegueira típica dos ditadores insanos que recusam ver os sinais pode descambar num caos que os homens dignos ainda podem evitar … mas pelo visto estão todos vendo a banda passar e ela estacionará na praça podem esperar.
Mais um ato covarde dessa que é um abuso chamar de corte. Uma vergonha total. A cada mexida que dão, igual ao pt, só sai coisas negativas, irregularidades, injustiças, falcatruas. Essa é somente mais uma delas.
STF credibilidade 0
Tudo ridículo. Processo sem pé nem cabeça, absolutamente nulo e o notório causídico ainda elogia. Elogiou o que exatamente?? Deveria apenas ter ficado quieto, sem elogio algum. Esse tipo profissional é que desmerece a advocacia. Vergonha alheia
Se neste país chiqueiro tivesse um pouquinho só de gente com vergonha na cara, a íntegra das imagens dos fatos ocorridos no Aeroporto da Itália, seriam divulgados à imprensa e aos cidadãos, para esclarecer de uma vez por todas, quem provocou e agrediu quem.
Mas essa gente nunca quis e nunca vai querer mostrar a verdade dos fatos.
Espero que toda essa farsa seja narrada nos livros de história do Brasil, para que as futuras gerações tomem conhecimento de quão podre, o Brasil da década de 2020/2030 se transformou nas mãos sujas dessa corja podre e canalha que, tomaram o país de assalto.
Isso tudo é de causar náuseas.
Revista OESTE, AGREDIR? Vcs viram o vídeo para afirmar essa agressão? Arquivaram, pois quem viu os vídeos, não viu nada de crime. Foi im chilique do Xandão cabeça de ovo de avestruz Moraes.
Mas a imprensa não divulgou que era crime gravíssimo contra o Estado. Pode acabar assim?
Curioso que o Código Penal não contempla a possibilidade de “retratação” em se tratando de crime de injúria.
Além do mais, e quanto à agressão que, segundo o perito que examinou as imagens do vídeo ocultado a sete chaves, teria sido sofrida pelo Sr. Mantovani, consistente em um “TAPA NA NUCA”? Nesse caso, não vão processar, julgar e condenar o agressor, filho daquele funcionário togado do STF?
E mais: o próprio funcionário togado teria obrigatoriamente de também ser processado, julgado e condenado por se dirigir ao Sr. Mantovani com a expressão “BANDIDO”, conforme trecho do vídeo que foi divulgado.
A família Montavani passou o diabo com a PF a mando do Ovo da Serpente. Compreendo a decisão deles em “se retratarem”. A coisa ia continuar e eles não teriam uma vida. As imagens foram adulteradas, peritos confirmaram, nunca foram publicadas. É ditadura. É tortura. É abuso de poder. É injustiça praticada por um togado que governa o Brasil do jeito que quer. Surreal.
A verdade todos sabem. VERGONHA!
Podem “fazer o diabo”. Um dia a verdade virá a público. “Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte”.
A indecência prevalece.
Nunca liberaram a gravação total, por que será.
É muito cinismo…..
essa é a nossa justiça, o cara é acusado de crime que não cometeu e é forçado a pedir desculpa do que não fez.
VIVA A JUSTIÇA.
Isso não é mais um país …
A liberação do video do aeroporto esclareceria TUDO, mas o STF conivente e cúmplice escondeu o vídeo para não expor a arrogancia e a carteirada que o nefasto praticou contra a família Mantovani. Um dia o video virá à tona e a Justiça será feita.
Incrível, a ditadura do STF obriga pessoas a confessar o que não fizeram. Que vergonha, Brasil!😡🤬🤮🇧🇷😢
É o que estão fazendo com o Mauro Cid!
Brasil: uma república de bananas.
Vergonha!
Brasil: uma república de bananas.
Vergonha!
O ápice da brutalidade do regime dessa ditadura maldita!
Vergonha esse STF.
Então, agora que o processo foi extinto, não custava nada mostrar o vídeo do aeroporto.