Sem resultado
Veja todos os resultados
Pesquisar
Oeste Geral
Entrar Assine
  • A Oeste
    • Por que Oeste
    • Nosso pacto
    • Nossa equipe
    • Perguntas frequentes
    • Fale conosco
    • Rádio
  • Colunistas
    • J. R. Guzzo
    • Augusto Nunes
    • Alexandre Garcia
    • Ana Paula Henkel
    • Rodrigo Constantino
    • Guilherme Fiuza
    • Evaristo de Miranda
    • Flávio Gordon
    • Dagomir Marquezi
    • Deonísio da Silva
    • Ubiratan Jorge Iorio
    • Roberto Motta
    • Adalberto Piotto
    • Flavio Morgenstern
    • Salim Mattar
    • Frank Furedi
    • Jeffrey A. Tucker
    • Theodore Dalrymple
    • Spiked
      • Andrew Doyle
      • Brendan O’Neill
      • Sean Collins
      • Shaun Cammack
      • Tim Black
      • Tom Slater
  • Política
  • Economia
  • Tecnologia
  • Agronegócio
  • Brasil
  • Mundo
  • No Ponto
  • Vídeos
    • Oeste Sem Filtro
    • Faroeste à Brasileira
    • Jornal da Oeste
    • Oeste Negócios
    • Estúdio Oeste
    • A Força do Agro
    • Outra Coisa
    • As Liberais
    • OesteCast
  • Edições Oeste
Sem resultado
Veja todos os resultados
Pesquisar
Oeste Geral
Entrar Assine
Oeste Geral
Entrar
Sem resultado
Veja todos os resultados
Início Turismo

Essa cidade mineira a 260 km de Belo Horizonte inaugurou um Cristo 25 anos antes do Rio de Janeiro e guarda o primeiro museu do estado junto de uma qualidade de vida e tranquilidade do interior

Vitor Bruno Por Vitor Bruno
25 fevereiro 2026 18:45
Em Turismo
A Manchester Mineira tem o primeiro museu de Minas Gerais e um Cristo anterior ao do Rio (imagem ilustrativa)

A Manchester Mineira tem o primeiro museu de Minas Gerais e um Cristo anterior ao do Rio (imagem ilustrativa)

Entre morros da Zona da Mata, a 680 metros de altitude, Juiz de Fora acumula apelidos que revelam camadas de identidade: foi a Manchester Mineira pela força das fábricas, a Atenas Mineira pela vida cultural e a Barcelona Mineira pelo comércio intenso. A cidade a 260 km de Belo Horizonte continua surpreendendo quem para além da BR-040.

A cidade que inaugurou um Cristo 25 anos antes do Rio

No topo do Morro do Imperador, a 923 metros de altitude, um Cristo Redentor observa Juiz de Fora desde 1906. O monumento foi inaugurado pelo empresário Francisco Batista de Oliveira, 25 anos antes do cartão-postal carioca. Em 1861, Dom Pedro II contemplou a mesma vista ao visitar a cidade para inaugurar a Estrada União e Indústria, primeira rodovia pavimentada do Brasil, que ligava a região a Petrópolis.

A origem do nome remonta a um magistrado colonial. Um juiz de fora, nomeado pela Coroa Portuguesa, hospedou-se por pouco tempo em uma fazenda da região. A propriedade ficou conhecida como Sesmaria do Juiz de Fora e deu nome ao povoado que, em 1850, se emancipou de Barbacena.

Conheça o novo destino queridinho dos mineiros
Juiz de Fora conquista brasileiros que buscam viver bem no interior de Minas Gerais // Créditos: Wikimedia Commons

De fábricas têxteis a universidades: a identidade em transformação

No final do século XIX, Juiz de Fora era a cidade mais industrializada de Minas Gerais. As fábricas têxteis dominavam a paisagem e renderam o apelido de Manchester Mineira. A proximidade com o Rio de Janeiro, então capital do país, atraiu investimentos que moldaram bairros operários, casarões e uma infraestrutura rara para o interior da época.

Leia Também

“A Montanha Pulverizada”: a cidade mineira que perdeu uma montanha de 1.385 metros para a ganancia e viu nascer Carlos Drummond de Andrade

“A Montanha Pulverizada”: a cidade mineira que perdeu uma montanha de 1.385 metros para a ganancia e viu nascer Carlos Drummond de Andrade

04/06/2026
O berço das montadoras do Brasil abriga o primeiro parque temático do país e metade do território coberto por Mata Atlântica

O berço das montadoras do Brasil abriga o primeiro parque temático do país e metade do território coberto por Mata Atlântica

04/06/2026
A 2ª melhor cidade do Brasil em qualidade de vida fica no interior paulista e guarda uma das maiores Matas Atlânticas da região

A 2ª melhor cidade do Brasil em qualidade de vida fica no interior paulista e guarda uma das maiores Matas Atlânticas da região

03/06/2026
A cidade que virou lar da primeira universidade federal do interior do Brasil

A cidade gaúcha que abriga a 1ª universidade federal do interior do Brasil reúne 30 mil estudantes e título da UNESCO

03/06/2026

Hoje, a vocação industrial deu lugar a um perfil universitário e de serviços. A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e outras instituições de ensino superior movimentam a economia e explicam a quantidade de bares, repúblicas estudantis e eventos culturais espalhados pela cidade.

Como é o cotidiano na maior cidade da Zona da Mata?

Juiz de Fora reúne serviços de centro regional com hábitos de cidade mineira. O Calçadão da Rua Halfeld, coração do comércio, concentra lojas, bancos e prédios históricos. No fim da tarde, os cafés ficam cheios. Bairros como São Mateus, Cascatinha e Bom Pastor reúnem restaurantes e espaços de convivência com ritmo mais residencial.

O clima tropical de altitude refresca as noites e traz neblina em alguns bairros. Moradores carregam agasalho o ano inteiro, porque variações de temperatura ao longo do dia são frequentes. A cidade também se destaca na área de saúde, com hospitais que atendem toda a região.

Conheça o novo destino queridinho dos mineiros
Conhecida como “Manchester Mineira”, Juiz de Fora se destaca em cultura e qualidade de vida // Créditos: Wikimedia Commons

O que visitar entre museus imperiais e mirantes?

A cidade concentra atrações culturais e naturais a poucos minutos do centro. Algumas guardam acervos de relevância nacional.

  • Museu Mariano Procópio: primeiro museu de Minas Gerais, fundado em 1915. Abriga cerca de 53 mil itens, incluindo o segundo maior acervo do período Imperial do Brasil. A Villa Ferreira Lage, construída em 1861 para hospedar Dom Pedro II, foi reaberta em 2023 após quase 16 anos fechada.
  • Cine-Theatro Central: inaugurado em 1929 com 1.751 lugares, tombado pelo IPHAN em 1994. As pinturas do italiano Angelo Bigi decoram o interior. O palco revelou Clara Nunes e Gonzaguinha nos festivais de MPB dos anos 1970.
  • Morro do Imperador: mirante a 923 metros com vista panorâmica de 360 graus. Abriga o Cristo Redentor de 1906 e uma capelinha histórica.
  • Parque da Lajinha: duas cachoeiras, lago, quiosques e pistas de bicicross. Área verde para piquenique e esportes ao ar livre.
  • Parque Estadual do Ibitipoca: a cerca de 90 km, com cachoeiras, grutas e trilhas na serra. Considerado um dos parques mais bem equipados de Minas Gerais.

Quem ama conhecer Minas Gerais, vai curtir esse vídeo especialmente selecionado do canal De fora em Juiz de Fora, que conta com mais de 270 mil inscritos, onde Tati mostra as principais atrações de Juiz de Fora:

Quando o clima favorece cada tipo de passeio?

O clima tropical de altitude traz verões chuvosos e invernos secos. A temperatura média anual gira em torno de 19°C, mas as variações diárias são marcantes.

☀️ Verão
Dezembro – Fevereiro
18°C a 28°C
💧 Chuva alta
O clima tropical de altitude traz dias chuvosos. Evite as pancadas fortes visitando parques pela manhã, e os museus à tarde.
🍂 Outono
Março – Maio
14°C a 25°C
☁️ Chuva média
A cidade começa a secar e as variações diárias são gostosas de sentir. Passeio garantido explorando mirantes e cervejarias.
❄️ Inverno
Junho – Agosto
10°C a 22°C
🌤️ Chuva baixa
A estação com céu aberto e ar seco favorece o turismo sem suor. Aproveite o momento para a gastronomia mineira e a vida noturna.
🌸 Primavera
Setembro – Novembro
15°C a 27°C
☁️ Chuva média
O clima volta a ficar mais quente e com paisagens bem verdes. Ideal para quem busca visitar Ibitipoca e fazer trilhas na região.

Temperaturas aproximadas com base no Climatempo. Condições podem variar.

Como chegar à Princesa de Minas?

Juiz de Fora fica a 260 km de Belo Horizonte e a 180 km do Rio de Janeiro, ambas pela BR-040. De São Paulo, o acesso se dá pela BR-116 (Via Dutra) até o Rio e depois pela BR-040, totalizando cerca de 480 km. A cidade conta com rodoviária com mais de vinte empresas de ônibus interestaduais e possui aeroporto regional.

Leia também: A cidade do interior com qualidade de vida e uma universidade que está entre as melhores da América Latina

Conheça a cidade que coleciona apelidos e surpresas

Juiz de Fora combina acervo imperial, vida universitária, gastronomia de raiz e um ritmo que não cabe em cidade de passagem. A Manchester Mineira cresceu, trocou as chaminés por campus e cervejarias, mas manteve a personalidade forte de quem sempre esteve entre grandes capitais.

Você precisa parar em Juiz de Fora, subir o Morro do Imperador ao entardecer e entender por que uma cidade entre montanhas coleciona tantos nomes e nenhum deles é exagero.

Tags: cidadesJuiz de ForaMinas Gerais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias

A frase de Sêneca para quem está cansado de lutar contra o que não pode mudar: “Encare com serenidade aquilo que não pode evitar”

A frase de Sêneca para quem está cansado de lutar contra o que não pode mudar: “Encare com serenidade aquilo que não pode evitar”

04/06/2026
O buraco azul que surgiu de uma caverna desabada e hoje revela como o nível do mar mudou desde a Era Glacial

O buraco azul que guarda no fundo do mar as marcas de uma Terra onde o oceano era mais baixo

04/06/2026
Geólogos encontram 6.000 quilômetros cúbicos de magma sob a Toscana sem sinais claros de vulcão na superfície

Geólogos identificam na Toscana um vulcão sem cratera ou fumaça visível com 6 mil quilômetros cúbicos de magma sob a superfície

04/06/2026
Na rota errada: descoberta uma trilha de segurança de 6.000 anos em meio a um pântano profundo

Segundo a psicologia, pessoas que levantam a mão para agradecer quando o motorista as espera atravessarem a rua revelam estes traços de personalidade

04/06/2026
Segundo Jean-Paul Sartre, nossas circunstâncias não definem nosso destino: "Não importa o que os outros fizeram com você, importa o que você faz com o que os outros fizeram com você"

Segundo Jean-Paul Sartre, nossas circunstâncias não definem nosso destino: “Não importa o que os outros fizeram com você, importa o que você faz com o que os outros fizeram com você”

04/06/2026

A primeira plataforma de conteúdo cem por cento comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado. Jornalismo de excelência, focado no que é relevante, com clareza e objetividade.

  • INSTITUCIONAL
    • Nosso pacto
    • Nossa equipe
    • Perguntas frequentes
    • Anuncie conosco
    • Fale conosco
    • Política de privacidade e termos de uso
  • EDITORIAS
    • Colunistas
    • Política
    • Economia
    • Brasil
    • Mundo
    • Tecnologia
    • Agronegócio
  • FAQ
    • Crie uma conta
    • Assine a revista

Copyright © 2024 Revista Oeste. Todos os direitos reservados. CNPJ 19.608.677/0001-35

Sem resultado
Veja todos os resultados
Assine
  • A Oeste
    • Por que Oeste
    • Nosso pacto
    • Nossa equipe
    • Perguntas frequentes
    • Fale conosco
    • Rádio
  • Colunistas
    • J. R. Guzzo
    • Augusto Nunes
    • Alexandre Garcia
    • Ana Paula Henkel
    • Rodrigo Constantino
    • Guilherme Fiuza
    • Evaristo de Miranda
    • Flávio Gordon
    • Dagomir Marquezi
    • Deonísio da Silva
    • Ubiratan Jorge Iorio
    • Roberto Motta
    • Adalberto Piotto
    • Flavio Morgenstern
    • Salim Mattar
    • Frank Furedi
    • Jeffrey A. Tucker
    • Theodore Dalrymple
    • Spiked
      • Andrew Doyle
      • Brendan O’Neill
      • Sean Collins
      • Shaun Cammack
      • Tim Black
      • Tom Slater
  • Política
  • Economia
  • Tecnologia
  • Agronegócio
  • Brasil
  • Mundo
  • No Ponto
  • Vídeos
    • Oeste Sem Filtro
    • Faroeste à Brasileira
    • Jornal da Oeste
    • Oeste Negócios
    • Estúdio Oeste
    • A Força do Agro
    • Outra Coisa
    • As Liberais
    • OesteCast
  • Edições Oeste

Copyright © 2024 Revista Oeste. Todos os direitos reservados. CNPJ 19.608.677/0001-35