O Ministério da Justiça, comandado por Flávio Dino, e o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), cujo titular era o general Gonçalves Dias, foram reiteradamente avisados pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) da possibilidade de atos violentos, que, de fato, ocorreram em 8 de janeiro.
A informação foi publicada pelo jornal Folha de S.Paulo na noite de quinta-feira 27, com base em documentos sigilosos obtidos pela reportagem.
Gonçalves Dias, que se demitiu depois da divulgação de imagens em que ele aparecia dentro do Planalto no momento da invasão, e Dino negam ter recebido os alertas.
A informação de que a Abin tinha feito alerta sobre os possíveis atos de vandalismo entre 6 e 8 de janeiro já tinha sido divulgada pela imprensa. Agora, porém, os documentos obtidos pela Folha mostram a quem esses alertas foram enviados.
Esses documentos sigilosos da Abin já estão com o Congresso Nacional, segundo a Folha. Foram enviados pela Abin à Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI) em 20 de janeiro.
Além do GSI, outros 13 órgãos receberam os comunicados, incluindo a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal. No Ministério da Justiça, de acordo com o jornal, quem recebeu informes ao menos desde o dia 2 de janeiro foi a Diretoria de Inteligência.
No caso do GSI, a Abin mostra que o próprio Gonçalves Dias recebeu em seu celular ao menos três alertas desde 6 de janeiro. A partir desse dia, a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal também começaram a ser atualizadas.
A Abin enviou mensagens ao GSI e à equipe de Dino em 6 de janeiro, às 19h40; em 7 de janeiro, às 10h30 e 12 horas; e sete mensagens em 8 de janeiro, ate as 14h45.
Segunda a Folha, o documento mostra que, apesar de os alertas terem sido enviados ao ministro do GSI a partir de 6 de janeiro, a Abin já relatava a sete órgãos federais a situação de manifestações contra a eleição de Lula em rodovias e capitais.
Recebiam os informes o Centro de Inteligência do Exército, o Centro de Inteligência da Marinha, Assessoria de Inteligência de Defesa do Ministério da Defesa, a Diretoria de Inteligência do Ministério da Justiça, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o Ministério da Infraestrutura e a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel.
A partir do dia 6, no entanto, o GSI, a PF, a PRF e órgãos de segurança do Distrito Federal também foram incluídos nos informes da Abin.
Em depoimento à PF, Gonçalves Dias negou que tivesse recebido relatórios da Abin e disse que só soube dos alertas enviados pelas equipes de inteligência quando reuniu as informações para responder os questionamentos da CCAI.
O Ministério da Justiça, em nota, afirmou não ter recebido os informes de inteligência. Em audiência na Câmara no mês passado, Flávio Dino afirmou: “Inventaram que eu recebi um informe da Abin, que é tão secreto que ninguém nunca leu, nem eu mesmo. Por quê? Por uma razão objetiva: eu jamais o recebi.”
Os alertas sobre o 8 de janeiro
A mensagem do dia 6 de janeiro informava que havia “risco de ações violentas contra edifícios públicos e autoridades” e que manifestantes tinham “acesso a armas” e “a intenção manifesta de invadir o Congresso Nacional”.
No dia seguinte, o informe é sobre a chegada de 18 ônibus de outros Estados. “Mantêm-se convocações para ações violentas e tentativas de ocupações de prédios públicos”, segundo publicado pela Folha. No segundo informe do dia, a Abin fala em 105 ônibus com 3,9 mil passageiros chegando a Brasília.
No dia 8, os informes são sobre a chegada de cerca de cem ônibus “para os atos previstos na Esplanada dos Ministérios”; sobre aumento no número de barracas; incitações para ocupação de prédios públicos e ações violentas; e relato sobre pessoas armadas.
A mensagem das 13h40 informa sobre o início do deslocamento da a Esplanada; às 14h30, sobre a chegada à barreira policial; e às 14h45, o último comunicado informa sobre o rompimento da barreira policial em frente ao Congresso.
Obvio q tds foram informados das possíveis invasões. Precisam ser responsabilizados com a perda dos cargos, inclusive o Lula q sabia e usou a invasão p fazer politicagem.
Vamos ver qm será o primeiro da esquerda a usar a @folha como papel higiênico…
O sistema d o atual governo foi aparelhar, estrategicamente, os órgãos q poderiam ir contra o seu objeto q era implantar um sistema d governo socialista. Colocaram as provas em sigilo mas como o mal feito não fica encoberto põe muito tempo, veio a PL2630.
Mentira tem perna curta. O pocolé de chuchu não tinha chance e, nem dava para manipular as eleições com o nome dele, então colocaram o ladrão, para ser bucha de canhão, agora vão derrubar o ladrão e o chuchu assume. Simples assim.
Cadê a gazela saltitante, que ainda não apareceu para pedir a cabeça dos responsáveis?😅😅😅
Então mentiram para o congresso em audiência.
O Lulis vai ganhar musiquinha do CANSASTICO!!!
Sabiam e nada fizeram porque lhes interessava.
Com tanto aviso prévio não tem como o regime petralha alegar estar oblívio a esses ataques, os quais foram planejados com antecipação.
O regime petralha simplesmente tirou proveito da situação, isso ja faz parte do modus operandi dos esquerdopatas, “nunca deixe uma crise se perder” e permitiu a chegada dos manifestantes e infiltrou seus agentes entre eles para que causassem os atos de vandalismo.
Não existe o crime perfeito, mais cedo ou mais tarde, a casa cai.
A pegunta que fica é: Temos como dar um pontapé no traseiro deste governo criminoso?
Quem é responsável pela Lei e Ordem do pais qdo o governo pratica o crime contra o povo?
Tem uma grande diferença entre dizer que fez algo e provar por documentação que fez algo.
Esse é sim um fato relevante.
Agora não tem como Dino e Dias falarem que não estavam sabendo. Ministro Dino mentiu na audiência da Câmara, na cara dos deputados, e agora está provado. Quais as consequências para esse ato?
Observando essas informações que estão sendo divulgadas por jornais e etc. Podemos dizer que o Min. da justiça está com os dias contados, com a abertura da CPMI acredito que muita coisa está por vir. Viajando um pouco, será que o Lula vai sacrificar o Dino para tentar acabar com a CPMI ?
Usaram os inocentes úteis e os extremistas para implantar restrições às liberdades e ultrapassarem os comandos dos artigos constitucionais e das leis. Tudo arquitetado com o rastejante, que foi com seus asseclas escreverem as primeiras ações contra a democracia vindas do executivo federal. O mollusgo chegou a babar de alegria, com um sorriso de alegria, ao passear por destroços, com seus ajudantes da obra arquitetada. Para isso, tem, e sempre teve, competência- inclusive para montar esquemas de corrupção. Para fazer melhorias no país é um zerinho, completo incompetente.
MAS É CLARO E EVIDENTE QUE VAI NEGAR, NEGAR ATÉ SOB TORTURA. PORCO COMUNA DESGRAÇADO.
NINGUEM TEM DÚVIDAS QUANTO A ISSO POIS É FUNÇÃO DESSES ÓRGÃOS INFORMAR SEUS SUPERIORES E ISSO FOI FEITO PARA NÃO HAVER PREVARICAÇÃO,AGORA OS INFORMADOS QUE FAÇAM O QUE BEM ENTENDEREM SE HAVERÁ PUNIÇÃO, PRISÃO,CLARO QUE NÃO HAVERÁ,POIS TERÁ QUE PASSAR PELO ADV ALEXANDRE DE MORAES E COMO O MAIOR ABSURDO DA JUSTIÇA BRASILEIRA JÁ FOI COMETIDO QUE FOI A DESCONDENAÇAO DO LADRÃO DE NOVE DEDOS VAI FICAR TUDO COMO ESTÁ PORQUÊ O FOCO É ENFRAQUECER O EX PRESIDENTE BOLSONARO TORNA-LO INELEGÍVEL OU ATÉ PRENDE-LO COMO ANDERSON TORRES.MANO! ENTENDAM É UMA ORCRIM ,NÃO TEM LEI ,NÃO TEM ORDEM ,NÃO TEM JUSTIÇA, NAO TEM PARLAMENTO,AGORA É MANTER ESSE PLANO DO STF COMO MEDIADOR E O REGIME SEMI PRESIDENCIALISTA.
E o PORCODINO diz que nao recebeu avisos…. Ele proprio montou toda a farsa e trouxe crimi osos do PCC para invadire quebrar….enforquem o PORCODINO
Com alertas armaram viagem para Araraquara e invasão com depredação
Acho que os alertas serviram para que armassem a estratégia dos infiltrados
Se antes eram apenas especulações, agora com isso tudo documentado, me parece haver motivos suficientes para se pedir o impeachment, por enquanto,, apenas do Ministro da Justiça Flavio Dino.
O Flávio Dino ser tão mentiroso quanto seu chefe é natural. Agora, um General do Exército Brasileiro, responsável pela segurança institucional do palácio do governo e do CN se prestar a este papelão é mesmo para desmoralizar as FFAA. E ainda surgiu a notícia de que o mentor intelectual (hic) desta maracutaia é nada mais, nada menos, que o nefasto Zé Dirceu.
O Fonseca está surpreso com um general das FA’s se prestar a esse tipo de ação. Surpreso por que? Por acaso você acha que essas FA’s são modelo de bons princípios? Você ainda acredita em moralidade nessa instituição? Em que país você vive, Fonseca?
Paridade, tem que orender todos que sabiam, sem exceções.
“A informação de que a Abin tinha feito alerta sobre os possíveis atos de vandalismo entre 6 e 8 de janeiro já tinha sido divulgada pela imprensa. Agora, porém, os documentos obtidos pela Folha mostram a quem esses alertas foram enviados.”
COMENTÁRIO: Então o que diz o parágrafo é que a notícia é velha, com a única diferença de que foram publicados documentos que comprovam o alerta. Sem maiores novidades.
Lula já foi preso novamente?
Tem que ganhar música no fantástico urgentemente.
Será que já virou dono da globo lixo?
Tem alguma novidade nessa manchete aí, porque já escutei isso daí já faz umass duas semanas. Enfim, é mesmo notícia nova ou requentada?
Opa
Agora ficou bom !!!!!!