O ministro Alexandre de Moraes, relator no Supremo Tribunal Federal (STF) dos processos que envolvem os atos de 8 de janeiro, votou para condenar mais seis réus a penas de 14 a 17 anos de prisão.
+ Leia as últimas notícias de Política no site da Revista Oeste.
O julgamento, no plenário virtual do STF, começou à 0 hora desta sexta-feira, 27, e vai até 7 de novembro. Apenas Moraes votou até agora nas ações penais contra Eduardo Zeferino Englert, Fabrício de Moura Gomes, Jorginho Cardoso de Azevedo, Moises dos Anjos, Osmar Hilebrand e Rosana Maciel Gomes. Os seis, segundo a denúncia, foram presos dentro do Palácio do Planalto.
+ Réus do 8/1 têm penas maiores que condenados por crimes hediondos
No plenário virtual, não há debate entre os ministros, que apenas depositam seu voto escrito ou manifestam concordância ou divergência com o relator. Apenas os três primeiros réus do 8 de janeiro foram julgados em sessão presencial. Os outros 17 tiveram o julgamento feito de maneira virtual. Essa modalidade de julgamento foi solicitada por Moraes e atendida pela então presidente do STF, Rosa Weber.
Réus do 8 de janeiro são acusados de 5 crimes
Assim como os outros 20 condenados até agora, os seis réus que estão sendo julgados agora são acusados de associação criminosa, golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado e deterioração do patrimônio tombado.
Nos casos anteriores, sem a clara identificação da conduta de cada réu, a maioria dos ministros entendeu que os atos de 8 de janeiro se configuraram como “crime de multidão”, no qual todos devem responder pelos resultados.
Quem são os réus
- Eduardo Zeferino Englert, 42 anos, é empresário e mora em Santa Maria (RS).
Pena sugerida pelo relator: 17 anos de prisão.
- Fabrício de Moura Gomes, 46 anos, é empresário e mora em Ilhabela (SP).
Pena sugerida pelo relator: 17 anos de prisão.
- Jorginho Cardoso de Azevedo, 62 anos, é empresário e morador de São Miguel do Iguaçu (PR).
Pena sugerida pelo relator: 17 anos de prisão.
- Moises dos Anjos, 61 anos, é marceneiro e morador do Leme (SP).
Pena sugerida pelo relator: 17 anos de prisão.
- Osmar Hilebrand, 62 anos, é morador de Monte Carmelo (MG).
Pena sugerida pelo relator: 14 anos de prisão.
- Rosana Maciel Gomes, 50 anos, dona de casa, moradora de Goiânia.
Pena sugerida pelo relator: 14 anos de prisão.
Uma hora esse bandido travestido de juiz vai pagar por tugg do o isso que está fazendo.
Ridículo: condenam marceneiros e donas de casa de +60 anos e soltam traficantes de drogas. E o pior é que acredito que estes ministros e ministras dormem muito bem com isto !
Senhor Deus ajude este povo brasileiro que é tão ignorante, mas tambem tao devoto de nosso Senhor Jesus Cristo e de Nossa Senhora Aparecida, Rainha deste povo! Oremos queridos irmãos! São absurdos horriveis que estão acontecendo… há muita falta de sensibilidade nos seres humanos…
O ativismo político e ideológico do STF se tornou um conundrum para o país. Os juizes elitistas criam crimes inexistentes ou conjecturas em inquéritos que atuam como procurador, juiz e carrasco, com o intuito de intimidar e quebrar o espírito de luta e perseguir pessoas de um determinado espectro político incompatível com sua ideologia.
O que era antes um “estado de direito”, deixou de ser. Hoje, vivemos num país governado pela regra da narrativa e conjecturas do STF. Com isso o país esta em um conundrum.
O que me conforta é a condenação divina que ele vai sofrer, vai sofrer e ranger os dentes. Porque com toda sinceridade, um cara desse com toda maldade que comete contra as pessoas ganhar o reino dos céus, então creio eu, que eu esteja na religião errada.
Quem foi o espírito de porco que marcou GOSTEI?
Difícil acreditar que os 3 últimos empossados no STF entendam da mesma forma que o déspota indicado por Michel Temer. Como não é Juiz – mas usa a toga como se fosse – está errando tanto que agora não tem como voltar mais em seus julgamentos e a tendencia é só piorar (psicopatia). Resta a nós, pobres mortais, acreditar que o Senado Federal irá dar um basta nessas arbitrariedades e insanidades.
Queimar mais de 30 ônibus no Rio de Janeiro é ato democrático ?
Quando irão banir essa figura nefasta do stf ..
Isto não vai terminar bem.
Pessoas comuns, com ficha limpa, sendo julgadas como marginais, em tribunal virtual e com sentença pré determinada.
Quando toda esta palhaçada acabar, se nada for feito para extinguir estas penas, este país não sobreviverá. A democracia estará totalmente enterrada.
Depois desta palhaçada, estes 11 marginais do STF deverão responder no tribunal internacional.
Eu, que não tenho crime nenhum em 63 anos, poderia estar entre estes patriotas. Cheguei a pensar em ir, mas desisti pela distância.
STF e principalmente a cópia de Hitler, pagarão muito caro por tudo isto……não vai ficar assim.
A perseguição continua
Mais um copia e cola dos julgamentos anteriores.
Cabeça de ovo é repetitivo e todos sabemos disso.
Só lembra Hitler
nem a justiça nazista agia desta forma, o cidadão tinha o direito de se defender olhando para seus carrascos, o que aqui nem isso tem direito.
Os verdadeiros bandidos estão soltos…infelizmente essa corte precisa ser reformada e esses juízes ativistas aposentados imediatamente pelo bem são Brasil e da democracia .
Mundo hipocrita. Várias autoridades falam em força desproporcinal de Israel sobre Hamas. Li hj um jurista famoso nos corredores de Brasília indignado com a guerra. Entretanto não se escandalizam com a Rússia q não fosse o ocidente já teria tomado e dizimado o povo Ucraniano e essa desproporcionalidade da justiça máxima do Brasil. Hipócritas….