O ex-ministro Aldo Rebelo, que ocupou cargos no primeiro escalão dos governos de Luiz Inácio Lula da Silva e de Dilma Rousseff, disse que a alardeada tentativa de golpe há um ano, em 8 de janeiro de 2023, é uma fantasia do governo e da esquerda. Além disso, o ex-ministro afirma que entoar essa narrativa é proposital para manter o discurso da “polarização”.
+ Leia as últimas notícias de Política no site da Revista Oeste.
“Faz bem à polarização atribuir ao antigo governo a tentativa de dar um golpe. Criou-se uma fantasia para legitimar esse sentimento que tem norteado a política nos últimos anos. É óbvio que aquela baderna foi um ato irresponsável e precisa de punição exemplar para os envolvidos. Mas atribuir uma tentativa de golpe àquele bando de baderneiros é uma desmoralização da instituição do golpe de Estado”, disse Aldo Rebelo, em entrevista ao Poder360 publicada nesta segunda-feira, 8.
Para o ex-ministro, é possível comparar os atos do ano passado com o vandalismo promovido pelo Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST), uma dissidência do MST em junho de 2006, quando invadiu a Câmara dos Deputados, depredou parte do patrimônio e deixou 24 pessoas feridas — uma em estado grave.
+ Não houve risco de golpe no 8 de janeiro, declara ex-ministro de Lula
“Eles levaram um segurança para a UTI, derrubaram um busto do Mário Covas. Eu dei voz de prisão a todos. A polícia os recolheu, e eu tratei como o que eles de fato eram: baderneiros. Não foi uma tentativa de golpe. E o que houve em 8 de janeiro é o mesmo”, lembrou Rebelo, que, na época, era o presidente da Câmara.
Criar narrativa de golpe é uma ‘compensação’ ao STF e ao governo Lula, diz ex-ministro Aldo Rebelo
Na entrevista ao Poder360, Rebelo afirmou que o propósito da narrativa de golpe, além de manter o discurso de “polarização”, é uma forma de compensação e de ampliar poderes do Supremo Tribunal Federal (STF).
+ Bolsonaro rompe o silêncio sobre o 8 de janeiro: ‘Armadilha da esquerda’
“Atribuir ao STF a responsabilidade de protetor da democracia é dar à Corte uma função que ela não tem nem de forma institucional, nem política. Isso atende às necessidades do momento. Há uma aliança do Executivo e do Judiciário em contraponto ao Legislativo, onde o Executivo não conseguiu ter maioria. É uma compensação”, afirmou.
Em 2023, o governo Lula teve dificuldade para aprovar dezenas de iniciativas, e os parlamentares derrubaram vetos do petista a diversos projetos. Já o Judiciário também enfrenta uma reação do Congresso, como alterações na Constituição para diminuir os poderes dos ministros.
+ 8 de janeiro: relembre as capas de Oeste sobre o tema
Filiado ao PCdoB durante a maior parte da vida política, Aldo Rebelo foi deputado federal por cinco mandatos, presidente da Câmara dos Deputados (2005-2007), e titular de quatro ministérios dos governos do PT: Coordenação Política (2004-2005), Esporte (2011-2015), Ciência e Tecnologia (2015) e Defesa (2015-2016).
Aldo Rebelo é único esquerdista com juízo deste país. Perfeitas e definitivas suas ponderações.
Se há alguém da esquerda a se levar a sério este é Aldo Rebelo. Vi seu discurso em defesa da Amazônia e dos amazonidas… É bastante antenado.
Há muito tempo que eu não lia nada tão coerente e honesto como a fala do ex-parlamentar e ex-ministro Aldo Rebelo, na entrevista ao Poder360.
Não é fantasia. É mentira mesmo.
esse homem é a prova que pode existir inteligência até em esquerdistas, pena que no Brasil ele é uma exceção
PREZADO ALDO; ESTÁ NA HORA DE VOCE MUDAR DE PARTIDO E RECONHECER O MAL QUE AS ESQWUERDAS CAUSAM AO BRASIL…. CONTINUE LUCIDO, MAS ADVERTINDO O BRASIL DESSE MAL
Putz!!!!! Nunca achei que iria concordar com Aldo Rebelo no que diz, fiquei atônito e fui ler novamente a matéria para ver se tinha mesmo a veracidade que tinha encontrado, parabéns Aldo.
Mais um com raciocínio exemplar e coerente, depois de ter lido uma reportagem do Dr Ives, outro brilhante jurista que sempre defendeu que NÃO houve nenhuma tentativa de golpe, tudo uma falácia que a esquerda quer empurrar garganta abaixo do povo.
Como é bom saber que temos brasileiros, digamos de várias vertentes políticas, virem a público dizer a pura verdade dos fatos, indo de encontro e contra a tudo o nossos iluminados do STF e deste (des)governo tem propalado durante o ano inteiro. Besteirol sem tamanho, mas a pior parte foi o que fizeram e ainda fazem com brasileiros inocentes, uma vergonha para o país e para o mundo.
Estamos numa ditadura, é preciso que as pessoas de bem acordem para esse fato, todos sofreremos se não reagirmos. É obvio que as depredações, foram em maioria, dos infiltrados, em 4 anos de manifestações da direita não houve quebra quebra, sujeira e etc… Querem enganar a quem? São ridículos esses comentários do Governo e do STF na figura do cabeça de ovo. Seus comentários comparados antes deste governo assumir são terrivelmente contraditórios, só consultar a Internet e confirmar.
Narrativa dos afastados e aposentados. Depois de uma vida sintonizada com as investidas políticas da esquerda, vem, cheirando a sensatez de 3ª classe, totalmente anacrônico (pois o assalto à integridade dos injustiçados por Moraes já tem 1 ano de idade), maquiar com a palavra “fantasia”? Convenhamos.
Tentativa de golpe é uma fantasia eternamente requentada pela globo para instigar a Justiça a prender Bolsonaro, criminalizar seus apoiadores e manter a direita acuada.
Este é um comunista sensato. Mas a lorota de Golpe só comove a esquerda, o resto do Brasil sabe muito bem o que aconteceu de fato.