publicidade
Política

8 de janeiro: tribunal mantém nomes de réus absolvidos e mortos em relatório de comparecimento

Lista é enviada ao STF como parte do controle de medidas cautelares impostas, mas está desatualizada

O TJDFT envia ao Supremo o relatório sobre o cumprimento das medidas cautelares dos réus
O TJDFT envia ao Supremo o relatório sobre o cumprimento das medidas cautelares dos réus | Foto: Divulgação/ TJDFT

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios comunica regularmente ao Supremo Tribunal Federal (STF) a relação de réus do 8 de janeiro sujeitos a medidas cautelares. A lista, porém, ainda inclui nomes de pessoas que já receberam a absolvição e até mesmo alguns que morreram há meses.

Leia mais: “Viúva, pedagoga e agricultor: Moraes vota para condenar mais manifestantes do 8 de janeiro”

Receba nossas atualizações

De acordo com o jornal O Globo, em um dos casos, o nome de um réu assistido pela Defensoria Pública apareceu no relatório enviado na segunda-feira 2. Apesar disso, a absolvição dele já transitou em julgado, em 7 de setembro do ano passado.

A anotação junto do nome do homem é de “arquivado”. Para quem acompanha o processo, no entanto, o correto seria retirar o nome da lista.

Outro caso envolve uma mulher que morreu em decorrência de uma doença. Mesmo assim, seu nome constava no documento, com a indicação de “óbito”.

Lista é parte do controle sobre réus do 8 de janeiro

Os réus respondem por cinco supostos crimes: tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa e deterioração de patrimônio público.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Até o momento, mais de 500 pessoas foram condenadas pelo STF por ter comparecido ou, supostamente, ter envolvimento com as manifestações do 8 de janeiro, em Brasília. As penas variam de um a 17 anos. Destas, 248 receberam penas entre 11 e 17 anos por crimes considerados graves.

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.