publicidade
Política

'A eleição de Trump não vai mudar o Brasil'

O tema pauta o artigo de Roberto Motta publicado na Edição 254 da Revista Oeste

‘A nova política de Trump somente afetará a realidade brasileira na medida em que isso promover, ou proteger, os interesses dos norte-americanos’ | Foto: Reprodução/Twitter/X
‘A nova política de Trump somente afetará a realidade brasileira na medida em que isso promover, ou proteger, os interesses dos norte-americanos’ | Foto: Reprodução/Twitter/X

Em artigo publicado na Edição 254 da Revista Oeste, o colunista Roberto Motta escreve sobre a eleição de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos. 

Motta afirma que a vitória do republicano “acendeu em muitos brasileiros a esperança de mudanças por aqui”. Contudo, segundo o articulista, “a disfuncionalidade institucional brasileira não será resolvida pelo presidente dos EUA”.

Receba nossas atualizações

Os interesses de Trump

Ou seja, a nova política dos EUA somente afetará a realidade brasileira na medida em que isso promover, ou proteger, os interesses dos norte-americanos”.

Decreto de Trump sobre cartéis abre caminho para sanções contra o Brasil
A vitória do republicano ‘acendeu em muitos brasileiros a esperança de mudanças por aqui’ | Foto: Reprodução/X

Cabe aos brasileiros, por sua vez, assumir responsabilidade pelo próprio destino. Além disso, deve ter a coragem e a maturidade de buscar caminhos e saídas para a situação do Brasil.

Leia um trecho do artigo “O anjo salvador que não existe”:

“Os eleitores americanos rejeitaram essas e outras políticas da era Biden e deram a Donald Trump uma vitória excepcional, cujo aspecto mais marcante é o patriotismo (ou nacionalismo; só o tempo dirá), resumido no slogan Make America Great Again. As ideias de Trump são claras: ele defende o uso do poder econômico como arma geopolítica (via ameaça de aumento de tarifas sobre importações); o retorno a um estado de lei e ordem (com o combate aos cartéis e a proteção das fronteiras); a remoção de estruturas e políticas de extrema esquerda de dentro do Estado (como as práticas de discriminação “positiva” denominadas eufemisticamente de “diversidade, equidade e inclusão”, que substituíram o critério do mérito pela necessidade de uma subjetiva “representatividade”); o aumento da eficiência do Estado e da competitividade da economia americana; e a reafirmação da soberania e do protagonismo dos EUA no mundo (por exemplo, denunciando a tentativa chinesa de controlar o Canal do Panamá). A defesa da liberdade de expressão será uma bandeira importante do governo Trump 2, principalmente dentro dos Estados Unidos. No exterior essa bandeira estará subordinada, naturalmente, aos outros interesses americanos.

A eleição de Donald Trump acendeu em muitos brasileiros a esperança de mudanças por aqui. Mas a disfuncionalidade institucional brasileira não será resolvida por Trump. A nova política americana só afetará a realidade brasileira na medida em que isso promover, ou proteger, os interesses americanos. Os casos da rede social X e da Starlink mostram que um cenário assim é possível, mas nada indica que seja provável.

A energia com a qual Trump se dedicou a cumprir suas promessas de campanha já no primeiro dia assustou muita gente que desconhece a história americana, principalmente a recente. Não há motivo para receio. O pêndulo geopolítico tinha se movido muito longe para o lado esquerdo. É inevitável — embora não necessariamente desejável ou bom — que a mesma coisa agora aconteça para o lado oposto. Mas nada livra os brasileiros da tarefa de assumir responsabilidade por seu próprio destino, e de ter a coragem e a maturidade de buscar caminhos e saídas para a situação do país, livres de ideologias tóxicas e do domínio de interesses ocultos.”

O artigo “O anjo salvador que não existe” está disponível aos mais de 100 mil assinantes da Revista Oeste

Gostou? Dê uma olhada no conteúdo abaixo.

Revista Oeste

A Edição 254 da Revista Oeste vai além do texto de Roberto Motta. A publicação digital conta com reportagens especiais e artigos de J.R. Guzzo, Augusto Nunes, Frank Furedi, Alexandre Garcia, Rodrigo Constantino, Silvio Navarro, Cristyan Costa, Ana Paula Henkel, Eugenio Goussinsky, Adalberto Piotto, Carlo Cauti, Dagomir Marquezi, Amanda Sampaio, Artur Piva, Anderson Scardoelli e Daniela Giorno.

Startup de jornalismo on-line, a Revista Oeste está no ar desde março de 2020. Sem aceitar anúncios de órgãos públicos, o projeto é financiado diretamente por seus assinantes. Para fazer parte da comunidade que apoia a publicação digital que defende a liberdade e o liberalismo econômico, basta clicar aqui, escolher o plano e seguir os passos indicados.

Leia também:

Leia mais sobre:

3 comentários
  1. Leo Saraiva
    Leo Saraiva

    😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂 descobriram agora tá que Trump não é presidente do Brasil 😂😂😂😂😂😂😂😂
    Acreditaram nas mentiras do Bozo, acreditaram na “ajuda de Deus”, acreditaram que os militares daqui iriam descumprir a Lei pra fazer o que vcs queriam, e acreditaram que um presidente de fora iria mudar o Brasil……..😂😂😂😂😂😂😂😂😂
    Agora querem eliminar um crime previsto em Lei (que foi apoiado pelo povo anos atrás) pra “salvar” um político…..ridícula a atuação de vocês
    🐂🐄🐂🐄🐂🐄🐄🐄🐄🐂🐄🐂🐄🐂🐄🐄 O gado pira no desespero

    1. O BELFORROXENSE
      O BELFORROXENSE

      Menine Leo e suas relinchadas constantes e sem argumentos… Nem acreditar em Deus essa mulinha moça acredita… Quem descumpre as leis são os ratos ladrões esquerdistas. Pior ser um jumentinho pirado, amestrado e crente num ladrão velho, igual a senhorita é menine Leo.
      Volta para seu estábulo insignificante, trouxão!

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade