A verdadeira ciência é feita com humildade, cautela e perguntas incômodas

É o que explica Rodrigo Constantino, em artigo publicado na Edição 68 da Revista Oeste
-Publicidade-
Rodrigo Constantino ressalta a importância de valorizar a verdadeira ciência
Rodrigo Constantino ressalta a importância de valorizar a verdadeira ciência | Foto: Edição de Arte/Revista Oeste

Em artigo publicado na Edição 68 da Revista Oeste, Rodrigo Constantino explica que a verdadeira ciência é feita com humildade, cautela, perguntas incômodas e a constante tentativa de refutar a tese principal, justamente para verificar sua robustez.

No entanto, segundo o colunista, estamos observando o oposto disso: ignorantes afirmando verdades absolutas, desprezando dados contrários, impedindo perguntas complexas e fazendo de tudo para confirmar suas narrativas prévias.

Leia um trecho

-Publicidade-

“Uma falácia lógica muito comum é assumir que dois eventos que ocorrem em sequência cronológica estão necessariamente interligados por meio de uma relação de causa e efeito. O galo canta antes do nascer do sol, mas este não nasce porque o galo cantou. Infelizmente, a arte de manipular dados vem ganhando cada vez mais terreno, com efeitos nefastos para a sociedade. A estatística não pode ser a ‘refinada técnica de torturar os números até que eles confessem’.

‘Uma das primeiras coisas ensinadas na introdução à estatística é que correlação não é causalidade. É também uma das primeiras coisas esquecidas e um dos fatos mais amplamente ignorados na pesquisa de políticas públicas’, lamentou Thomas Sowell certa vez. Lembrei desse alerta ao ler o editorial do Estadão da última quinta-feira tentando explicar a queda de mortes com covid no Brasil, atribuída automaticamente à vacinação maior.”

Gostou? Dê uma olhada no conteúdo abaixo.

Revista Oeste

A Edição 68 da Revista Oeste vai além do artigo de Rodrigo Constantino sobre a importância de valorizar a verdadeira ciência. A publicação digital conta com reportagens especiais e artigos de J. R. Guzzo, Luís Artur Nogueira, Ubiratan Jorge Iorio, Guilherme Fiuza, Silvio Navarro, Edilson Salgueiro, Dagomir Marquezi e Theodore Dalrymple.

Startup de jornalismo on-line, a Revista Oeste está no ar desde março de 2020. Sem aceitar anúncios de órgãos públicos, o projeto é financiado diretamente por seus assinantes. Para fazer parte da comunidade que apoia a publicação digital que defende a liberdade e o liberalismo econômico, basta clicar aqui, escolher o plano e seguir os passos indicados.

Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site