A editora norte-americana Mary Anastasia O’Grady citou, em artigo publicado no The Wall Street Journal, que o retorno do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Palácio do Planalto pode colocar a democracia brasileira em xeque, ao mesmo tempo em que a Suprema Corte tenta limitar o poder do Congresso.
“O presidente eleito do Brasil, Luiz Inácio ‘Lula’ da Silva, toma posse em 1º de janeiro, iniciando seu terceiro (não consecutivo) mandato de quatro anos”, escreveu a colunista. “Como um autodenominado defensor dos pobres, ele enfrenta o desafio das baixas previsões de crescimento para os próximos dois anos e a pressão inflacionária causada por gastos excessivos do governo.”
Ela lembra que o ex-presidente é um dos fundadores do Foro de São Paulo, ao lado de Fidel Castro. “No entanto, mesmo antes do dia da posse, Lula, um cofundador do Foro de São Paulo, está telegrafando sua intenção de deixar os gastos públicos estourarem, deter as privatizações e reverter as reformas destinadas a conter a corrupção”, observou. “Moderados que apoiaram sua candidatura, como o ex-presidente do Banco Central Armínio Fraga, parecem surpresos. Em entrevista à GloboNews, em novembro, Fraga disse: ‘Não me arrependo do meu voto, mas estou preocupado'”.
E continuou. “Infelizmente, um presidente populista do Partido dos Trabalhadores que promete abrir caminho para a prosperidade nacional não é a única coisa que os brasileiros temem”, considerou O’Grady. “Uma ameaça maior é a Suprema Corte, que está extrapolando sua jurisdição e desrespeitando o Estado de Direito por razões políticas sem consequências. Uma coisa é um ramo do governo guardar zelosamente suas próprias prerrogativas. Mas quando a mais Alta Corte se torna aliada de políticos ideológicos e corruptos, a democracia corre um grave perigo. O Brasil chegou a esse momento.”
As críticas mais acentuadas estão direcionadas à postura da Suprema Corte no julgamento de Lula e na condução das eleições ocorridas em 2022. “A decisão da Suprema Corte — por uma estreita maioria — para libertar Lula da Silva da prisão chocou a nação”, lembrou a colunista. “O público aplaudiu os promotores que o condenaram em 2017, por acusações de corrupção, e que desvendaram um esquema de propina multimilionário orquestrado pelo Partido dos Trabalhadores. O enorme escândalo envolveu empresários, parlamentares de ambos os lados, a estatal petrolífera, o Banco Nacional de Desenvolvimento e muitos governos estrangeiros.”
Para O’Grady, “as provas contra Lula eram sólidas, e sua condenação havia sido confirmada por dois tribunais de apelação. Mas o Supremo reverteu seus próprios precedentes e anulou a decisão. Ele sabia que o estatuto de limitações não deixava tempo para um novo julgamento. Lula foi solto, mas não inocentado”.
O ativismo judicial não parou por aí, segundo a colunista. “Durante a campanha mais recente, o Tribunal Eleitoral do país — que incluía três juízes do Supremo Tribunal — censurou os críticos de Lula, incluindo um ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, que apontou que o candidato foi libertado por um tecnicismo, mas não foi inocentado”, observou. “O mesmo tribunal também censurou outros discursos políticos de líderes empresariais, membros eleitos do Congresso e plataformas de notícias e entretenimento da direita. Isso foi feito com a ajuda da ‘Assessoria Especial de Combate à Desinformação’ do Tribunal Eleitoral. Atua como um ministério da verdade.”
Outra preocupação descrita por O’Grady é a falta de limitadores para a ação do STF. “Alguns democratas brasileiros estão otimistas com o novo governo Lula, porque o Partido dos Trabalhadores não controlará o Congresso, que é responsável pelo Orçamento”, salientou. “No entanto, um ministro da Suprema Corte já afirmou que o Congresso não tem poder para usar um teto para negar aumentos em certos gastos com previdência que Lula deseja. Isso é absurdo — como nos Estados Unidos, a Constituição brasileira dá aos legisladores o poder da bolsa. Mas na semana passada o Congresso cedeu à pressão e removeu o limite.”
Segundo a colunista, “Lula é um político esperto e vai querer reconstituir uma rede multipartidária de legisladores que o deixará fazer o que quiser, desde que os negocie. Tudo indica que o STF está pronto para ajudar usando seu poder, incluindo o ameaça de processo criminal, para pressionar os legisladores que hesitam em cooperar”.
As preocupações de Fraga estão no front fiscal. “Vejo ideias antigas, que nunca funcionaram para nós”, disse o economista à Bloomberg Línea, em entrevista publicada na semana passada. “Estamos prestes a ver uma expansão fiscal maciça em uma economia que não está mais em crise. Novos estímulos que poderiam aumentar o déficit orçamentário primário para 2% não fazem sentido.”
Eventualmente, Lula vai ficar sem dinheiro dos outros, afirmou O’Grady. “Mas isso dificilmente pode ser um conforto para aspirantes a brasileiros.”
Como bom esquerdista, você está coberto de bobagens. Deve ser daqueles que dinheiro ou nasce em arvores, ou emite-se. Um verdadeiro pão com mortadela e um refresco. Um conselho: seja leitor de O Grobo, vai ser melhor pra todos.
Pode ser um pouco tarde para se falar de futebol, mas eu não consigo deixar de lembrar de uma derrota acachapante do Brasil, pior do que aquela dos 7 x 1 contra a Alemanha.
Foi uma partida em que o Brasil foi derrotado com um gol de mão (mão esquerda, diga-se de passagem), feita por um adversário que estava claramente impedido, o qual, inclusive, havia sido expulso em jogo anterior e nem poderia ter participado desse jogo, não fosse a conivência do Tribunal Desportivo. Pois bem, o gol foi validado por um juiz ladrão, que ignorou todas as reclamações e não permitiu a consulta ao VAR.
Alguém se lembra desse jogo?
Como no Brasil não existem FFAA para colocar ordem na casa, a começar com a prisão de Lula e dos ministros do STF/TSE; colocar um presidente provisório; coordenar novas eleições em 6 meses; e empossar o novo, e digno presidente, vai continuar essa esculhambação e o País vai mesmo virar um Venezuela (com fartura de comunismo, miséria, fome, violência ainda maior, falta total de liberdade, inflação, evasão de empresas, dentre outros malefícios).
Lamentável! um País que tem tudo pra dar certo, mas por causa de um pequeno grupo de canalhas antipatriotas que querem mandar em tudo, e mudar tudo, e que conta com a inação e a covardia daqueles que poderiam impedir esse caos, mas que estão se c…..de medo, já estão cantando vitória. E é isso que eles (os esquerdistas do mal) querem, e , infelizmente, estão conseguindo.
Hoje cidadão de bem, tem vergonha de falar que é brasileiro. A que ponto chegamos ter ex presidiário na presidência do país.
Infelizmente , esta é a dura e triste realidade que iremos viver . O PT , com o dinheiro e a máquina pública nas mãos, vai se tornar mais forte e infelizmente nada é nem ninguém poderá dete-los!
Esses crápulas não podem ocupar os poderes, uma vez instalados o Brasil não será o mesmo porque : quando um porco tona conta de um castelo elevnão vira rei e sim o castelo vira um chiqueiro habitado por uma manada de porcos
Eleições fraudadas com autoria séria de pessoal competente jogada no lixo pela arrogância do TSE. Congresso e Senado inúteis. O ainda presidente Bolsonaro tem de dar uma solução definitiva para isto, com auxílio das Forças Armadas. Não acredito que o povo será forte o suficiente para iniciar uma guerra civil.
agora que perceberam???
agora é tarde amiguinho… já era…
30 anos (no mínimo) no poder….
GAME OVER!!
perdeu mané… não amola!!!
Xandao vai censurar o wsj e prender a editora? So idiotas petralhas q defendem essa sujeira…
Tamuflu
Esse artigo de opinião está 2 meses atrasado. Agora é tarde de mais. Os generais estão loucos para bater continência ao ladrão e garantir suas aposentadorias. E q Sra Mary Anastasia O’Grady se cuide e não venha ao Brasil, pois esse artigo já seria suficiente para o ditador e censor Xandão mandar prendê-la.
É isso Serafim. Concordo com o que voce escreveu.
Agora entraremos no período das lamentações, já passado o das advertências. Estamos presenciando um espetáculo, ao vivo e a cores, da construção de mais um cagadouro, similar aos que já nos cercam na “américa latrina”… Parodiando o Meirelles, boa sorte!
Os mais de 80 milhões que não votaram no molusco (60 e +- 20), com certeza já tinham essa visão de caos, caso esse energúmeno chegasse ao poder. É ridículo ver esses “intelectuais” serem enganados.
Os caras se dizem tão “espertos” e não conseguiram avaliar o que nós já sabíamos por pura avaliação de currículo do ex presidiários.
Agora é sentar e chorar, porque a cagada de vocês (que fizeram o L), vai nos jogar (todos) nessa mesma VALA COMUM e pagarmos essa conta maldita dessa esquerda nefasta que, sem qualquer sombra de dúvida, VAI FAZER O DIABO PARA NÃO SAIR MAIS DO PODER. Esse é o plano macabro desses comunistas malditos
E ainda, com uma “forcinha” do STF, imaginem o que será desde pobre Brasil !!
👏👏👏👏👏👏👏
“Quando você perceber que para produzir, precisa pedir licença a quem não produz coisa alguma; quando perceber que o dinheiro flui mais para quem negocia, não com bens, mas com favores; quando perceber que, mais do que pelo trabalho, muitos enriquecem com o suborno e tráfico de influência, quando perceber que as leis não nos protegem deles, mas, ao contrário, são eles que estão protegidos de você; quando perceber que a corrupção é recompensada, e a honestidade se converte em auto-sacrifício, então poderá afirmar, sem temor algum de errar, que a sua sociedade está condenada”.
Ayn Rand, 1905 – 1982, escritora, dramaturga, roteirista e filósofa norte-americana de origem judaico-russa.
Dercio, parabéns pelo comentário.
Continue nos trazendo informações e conhecimento por aqui.
Xandão manda prender ou multar este jornaleco
Imbeciloide
Agora, brasileiros, sentem e chorem, e julho 23 seremos a Argentina
Canalhas , o MUNDO está atento às suas cagadas e ambiçõew e roubalheira
Infelizmente não está Celso.
Eles estão atentos em explorar nossas riquezas naturais.
Todo brasileiro em sã consciência sabe do perigo que é, indivíduos condenados em instâncias legais, estarem no poder; deram uma bofetada na cara da sociedade e no cidadão de bem deste país, e precisa da imprensa estrangeira alertar, porque a daqui com raras exceções, foi comprada a preço de diamante.
A mariposa é atraída pela luz que a cega primeiro e depois a mata.
Bom dia. Duvida: O Lula e Alckmim foram “diplomados oficialmente” não encontrei do Diário Oficial da União. Alguém da Revista Oeste ou assinantes podem responder?
Bom dia. Vc não vai encontrar nenhuma publicação no diario oficial, pois essa diplomação não precisa ser publicada.
A democracia sempre foi ameaçada, aliás, vive sob ameaça. Na.verdade estamos vivendo uma ditadura civil. Pessoas sendo presas e o desrespeito ao atual Presidente. Falar do Lula hj é risco de prisão, ou seja, JA ESTA CONTROLANDO A MIDIA, A CENSURA ESTÁ EM VIGOR. Só que eles deram um tiro no pé e criaram um embrião, despertaram em algumas cabeças extremistas possíveis atos terroristas como aquele de Brasília na semana do Natal, isso é só a ponta do Iceberg. Para os apoiadores de Lula, lamento, mas se vcs pediram chuva , agora vão ter q suportar a lama…Bem feito!!! Fazem o L
Oeste, cadê meu comentário, vocês esconderam?
Se precisou, a gente acampou, e o ladrâo não subiu a rampa!
Sem chances de soldados, tenentes, major, general, brigadeiro, prestar continência pro Alkmin!
Melhor guardar esta matéria diretamente do wsj antes que a versão em português do oeste desapareça. Agora estes que se dizem preocupados, e que não são poucos, tratam-se de hipócritas pois são experientes o suficiente para saber o que estavam escolhendo. Ingenuidade nesta fase da vida é sinônimo de senilidade.
Esses três que o senhor nomeou são a escória da escória, o chorume, os comentários que colocam por aqui só servem para irritar as pessoas de bom senso e de boas intenções.
Alguém precisa avisar O’Grady que Armínio Fraga é um impostor,um farsante.Quem apoia ladrão e ainda tem a ousadia de dizer que não se arrependeu não merece nenhum respeito.
Quem venceu as eleições foi a fraude e todos os países já estão cientes através de suas embaixadas, consulados e diplomatas. Não é mais segredo pra ninguém. É aguardar até quando a farsa teatral irá, porque a diplomação do cachaceiro ainda não foi publicada no DOU. Enquanto não for, ele não é nada além de um corrupto cachaceiro ladrão de nove dedos.
Deus nos proteja deste Mal !!!
Que em 2023 mais artigos como este rode o mundo para conhecerem quem é o presidente eleito e quem o elegeu! Que aqui as leis são feitas por ministros do STF e TSE, que não há constituição e que boa parte do congresso não vale nada!
Querem um país governado e eleito por uma menoria ladra, corrupta, vigarista e incompetente.
O último que sair fecha a luz e apaga a porta