O acampamento de manifestantes contrários à eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) montado em frente ao Batalhão do Exército de Belém desde o resultado do segundo turno, em 30 de novembro, foi desfeito nesta segunda-feira, 9.
A Prefeitura de Belém e o governo do Pará cumpriram ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que mandou todos os acampamentos do país serem desfeitos, depois que manifestantes invadiram e depredaram o STF, o Palácio do Planalto e o Congresso Nacional, no domingo 8.
Pelo menos cinco pessoas foram presas pela Polícia Militar durante a ação no acampamento, localizado na Avenida Almirante Barroso, no centro de Belém. Os detidos foram encaminhados à Polícia Federal.
“Em respeito à decisão do ministro Alexandre de Moraes, a Prefeitura de Belém irá colaborar com as ações para retirada das barracas que impedem o direito de ir e vir e atentam contra a democracia na Av. Almirante Barroso”, escreveu o prefeito Edmilson Rodrigues (Psol), em postagem no Twitter.
O Pará, governado por Helder Barbalho (MDB), também na rede social, afirmou que “é o primeiro Estado do Brasil a cumprir a decisão do ministro do STF Alexandre de Moraes”.
O Pará é o primeiro Estado do Brasil a cumprir a decisão do Ministro do STF Alexandre de Moraes. As forças de segurança paraenses desmontaram o acampamento em frente ao 2º BIS, na Av. Almirante Barroso, em Belém. Cinco pessoas foram detidas e levadas para a Polícia Federal. pic.twitter.com/yqqUOPrAOA
— Governo do Pará (@GovernoPara) January 9, 2023
Relacionadas
Os novos de putados e sonhadores só as sumirão em fevereiro. Ate lá o desgoverno irá destruir o Brasil
Eles queriam um fato para justificar a retirada cumpulsória dos manifestantes. Agora a quem recorrer, se os parlamentares de direita e conservadores estão acovardados?
O único que tenho visto falar com mais veemência é o Deputado Marcel Van Hatten, enquanto os demais romantizam nas redes sociais
Realmente Van Hatten talvez seja o único congressista restante que ainda mereça alguma consideração.
E esse é o resultado de terceirizar seus deveres para outros, que é uma das principais mazelas do brasileiro.
Só leva no traseiro por sempre procurar um “Deus Ex Machina” (que nunca aparece) para tirá-lo das próprias enrascadas em que se deixa meter.
Vão, continuem acreditando em governos e Estado, que permitem alegremente um bandido condenado ser eleito 3 vezes.
…um país dirigido por um bandido, ilegitimamente eleito, e, instituições corruptas (STF/Congresso) JAMAIS estará dentro da normalidade. Os pavios foram acesos…e as dinamites começam a explodir. E assim será! Culpados nisso aí? Cito apenas 10: Xandão, Fachin, Barroso, Rosa Webber, Gilmar Mendes, Lula, Imprensa subversiva, Pacheco, Lira e vagabundo parasita que votou no ladrão. E ponto final…