Internautas criticam as ordens judiciais expedidas por Alexandre de Moraes no âmbito do inquérito das supostas fake news contra ministros
Depois da operação da Polícia Federal (PF) nesta quarta-feira, 27, a mando do Supremo Tribunal Federal (STF) contra pessoas próximas ao presidente da República, a voz das redes demonstrou indignação.
Enquanto esta reportagem é redigida, cinco hashtags críticas à Suprema Corte estão entre os assuntos mais comentados do Twitter: “CensuraDoSTF”, “DitaduradoSTF”, “STFVergonhaNacional”, “Alexandre de Moraes” e “STFInimigoDoBrasil”.
Leia mais: PF cumpre ordens judicias em inquérito do STF sobre fake news.
Sendo assim, o quinteto reúne mais de 240 mil engajamentos. E cresce rapidamente.
Os perfis que mais impulsionam o assunto nessa rede são: Allan dos Santos e Sara Winter, ambos investigados no inquérito que apura a existência de uma suposta rede de fake news contra os ministros do STF.
Duas publicações de ambos no Twitter, juntas, apresentam cerca de 40 mil curtidas e 12 mil compartilhamentos.
https://twitter.com/ignacio_couto/status/1265656217097195521
https://twitter.com/DentistaBruna/status/1265656453991456768
https://twitter.com/eddieporcino/status/1265656493346611203
No Facebook, a força maior se concentra na página oficial do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). Uma publicação negativa sobre o Supremo tem 26 mil curtidas, 6,2 mil comentários e 19 mil compartilhamentos.
O descontentamento também chegou com força no Instagram. Apenas a hashtag “STFVergonhaNacional” está com 188 mil perfis publicando a respeito. Enquanto isso, “DitaduradoSTF” soma 3,5 mil engajamentos.
As buscas no Google pelo nome do empresário Luciano Hang, o Véio da Havan, dispararam no Brasil. Ele ocupa o primeiro lugar da plataforma de pesquisas. Santa Catarina, onde ele mora, é o Estado mais interessado.
O que se fala na mídia
Os sites e blogs ligados à direita estão com índices positivos de predição. Em síntese, têm mais chances de serem acessados no Google. Isso porque o enfoque das matérias recai no autoritarismo das medidas do STF e no ativismo judicial de ministros, sobretudo de Alexandre de Moraes.
Por outro lado, setores da chamada grande imprensa ainda não ganharam terreno na disputa pela versão dominante. Nesse meio, divulgam-se reportagens que beiram a mera divulgação do fato e o enfoque positivo na ofensiva da corte contra o suposto “gabinete do ódio”.
Acho que Bolsonaro deveria emprestar a Constituição q ganhou para que os ministros do STF leiam!!!
O STF ultrapassou todos os limites! O inquérito não tem nem objeto. Simplesmente entraram nas casas das pessoas e confiscaram seus materiais de trabalho! O QUE PODE JUSTIFICAR TAMANHA ARBITRARIEDADE?
Contra este nefasto ESSETÊEFE só o artigo 142 da Constituição Federal. Já passou da hora de fazer uso dele.
e depois chama Bolsonaro de Facista, ” Acusem os outros do que nós fazemos”, essa é a máxima do STF,
O Alexandre de Moraes esticou demais – e perigosamente – a corda.
No Brasil está ocorrendo atualmente o mesmo que ocorre na Venezuela. Lá a Suprema Corte foi substituída por Maduro para que ele não possa ser alvo de nenhum processo constitucional. Aqui, o Senado, visivelmente com o rabo preso por ter muitos investigados no STF, barra qualquer ação contra os ministros do STF e, este, desta forma, em contrapartida, engaveta todo e qualquer processo de senadores no STF. Como diz o ditado popular: uma mão lava a outra e as duas lavam a sujeira que permeia Brasília. Desta forma os Deuses do Olimpo ou do Pretório Excelso, vão rasgando, página a página, a Cosntituição de 1988, que se dizia Constituição Cidadã, mas que na verdade é um amontoado de privilégios para a casta mais alta dos poderes e só deveres para o povo, o qual não possui nenhum direito.
Fernando Cruz
#STFVergonhaNacional. #STFVergonhaNacional.#STFVergonhaNacional.
Quem é o fascista?
Cria revolta nas redes e NA POPULAÇÃO QUE DEFENDE SEUS DIREITOS CONSTITUCIONAIS!! Quem aplaude uma arbitrariedade dessas, como Moro, André Mendonça e toda a turminha do mimimi do MBL, Antagonista e seus pares, NÃO PASSAM DE HIPÓCRITAS!!
Censura não e bom para ninguém,um dia pode chegar para quem a aplaude!
Achar normal uma policia de estado,a mando de um ministro da suprema corte de um país livre,ir atrás de pessoas,por que elas ousaram falar,não e normal!
E bom lembrar a origem dessas investigações,foi quando a revista Crusoé foi censurada,por fazer uma reportagem falando do Gilmar Mendes e esposa,e de Toffoli e esposa.
Ironia é, na atual situação com tudo isso ocorrendo, a Revista Crusoé que foi vítima, agora posa de defensora do STF, condenando todas as atitudes do governo e, seu editor-mor pedindo a cabeça do presidente, através de um impeachment…tá de brincadeira! Tudo indica que a turminha lá, (diziam que eram uma ilha do jornalismo), perderam a independência (possivelmente a boquinha) e estão pregando o mesmo jornalismo rasteiro, praticado pela Globolixo, Foice de SP, Veja, Estadão, etc…
A vigência da minha assinatura está encerrando lá … ainda bem; aqui é meu lugar… hipócritas!
verdade. análise perfeita.