O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), considerou uma figurinha de WhatsApp como elemento para autorizar uma ação contra empresários, cujas mensagens trocadas em um grupo do app teriam teor golpista. A mando do juiz, sigilos fiscal e bancário foram quebrados.
Moraes alegou que as ações dos empresários representavam “elevado grau de periculosidade” para a sociedade, o que justificou, na decisão do ministro, a determinação para que a Polícia Federal cumprisse mandados judiciais.
Ao todo, endereços de oito empresários integrantes de um grupo de rede social de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) foram alvo da ação, realizada no dia 23. Moraes argumentou que o grupo de empresários compartilhou supostos comentários de teor golpista, em conteúdo exposto pelo portal de notícias Metrópoles na semana passada, falando em algum tipo de ação caso Lula vença as eleições presidenciais deste ano. A conversa ocorreu no WhatsApp.
“Essas condutas, de elevado grau de periculosidade, se revelam não apenas como meros ‘crimes de opinião’, eis que os investigados, no contexto da organização criminosa sob análise, funcionam como líderes, incitando a prática de diversos crimes e influenciando diversas outras pessoas, ainda que não integrantes da organização, a praticarem delitos”, sustentou o ministro.
A decisão de Moraes tem ao todo 32 páginas e usou como base as reportagens veiculadas pelo portal de notícias. Entre os alvos da operação estão Luciano Hang (lojas Havan), José Isaac Peres (rede de shopping Multiplan), Ivan Wrobel (Construtora W3), José Koury (Barra World Shopping), Luiz André Tissot (Grupo Serra), Meyer Joseph Nigri (Tecnisa), Marco Aurélio Raymundo (Mormaii) e Afrânio Barreira Filho (Grupo Coco Bambu).
Se há alguém que ameaça a Democracia e a liberdade de expressão, esse alguém é o Sr. Alexandre de Moraes. Acho que a senhora mãe dele, não explicou direito a ele que democracia é aceitar a opinião alheia, mesmo que ele não goste. Poor child.
Para ter essa coduta criminosa, terá muita gente precisando derrubar o presidente de qualquer jeito. Não conseguiria sair das quatro linhas se não tivesse apoios poderosos.
Muito perigoso.
Considero alto risco à sociedade e ao Pais, a habilitação do condenado e ex-presidiário a ser candidato a Presidente do Brasil
Parece que cada vez que esse cara dorme com a bunda descoberta, levanta de manhã e manda a PF prender alguém só para satisfazer a sua sanha raivosa…
Que vá se tratar e deixe o povo deste País em paz!
Que inferno!!!
Existem os “Globais” e os “Ovais”. Os Ovais são a milícia do Alexandre de Moraes.
Fakir, vou ter que plagiar os “Ovais”. Show
“Essas condutas, de elevado grau de periculosidade, se revelam não apenas como meros ‘crimes de opinião’,
Como assim cara-pálida, em qual artigo está tipificado no Código Penal os crimes de opinião.
Imagina se o sujeito envia esse emoji abaixo no whatsapp com as tias da família….
💣
O Moraes tá precisando de camisa de força, renuncia ou impeachment!
Careca idiota! Pateta!
Cadê os senadores?
Está parecendo que o Girão conseguiu uma nova tentativa de colocar o cabeça de ovo tete a tete com juristas no Senado, em breve.
Qual é o crime que um cidadão comete ao dizer que defende a intervenção militar no Brasil, já que a mesma se encontra prevista no ART. 142 da CF ?
Eu também defendo a intervenção militar prevista na constituição, contra abuso de poder de quaisquer poderes, e isso não me torna um criminoso, mas sim um cidadão livre para opinar em uma verdadeira democracia.
Ações penais do STF, sem que o ministério público (o único titular da ação penal), tenha oferecido a denuncia em foro competente, são ilegais e anti-democráticos, e devem ser coibidos conforme determina o art. 142 da CF.
Apoiado.
Acredito que estes Juizes se protegem atacando sempre, independente do que seja, prender, bloquear, colocar tornozeleira. Isto os mantém no poder, é o que hoje nós ouvimos eles chamarem de DEMOCRACIA.
Como será que o Ministro define a atitude de seus companheiros que viajam ao exterior para serem palestrantes, inclusive, teve uma que falava em como derrubar um presidente! Não será antidemocrático? Se na atitude dos comerciantes houve crime que sejam investigados e punidos, dentro do devido processo legal e ampla defesa!
Quanto ao bloqueio de contas bancárias, o ministro apenas acatou a determinação do coordenador da campanha do lula, randolfe. Não houve pedido da PF.
Será que algum dia veremos esse criminoso provar do próprio veneno?
Eu ainda tenho esperança que as pessoas de bem deste país se unam deem um basta neste ministro.
Temos um ministro na mais alta corte de justiça do país que é uma mera marmita nas mãos dos comunistas, fazem o que querem com ele, e o pior, NINGUÉM FAZ NADA para conter essa coisa!