O vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), cobrou nesta segunda-feira, 14, do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) a divulgação de dados sobre o desmatamento na Amazônia e no cerrado.
“Solicitamos que os relatórios completos dos dados do Prodes Amazônia e do Prodes Cerrado do período de agosto de 2021 a julho de 2022 sejam enviados, para podermos analisar as informações e tomar as medidas necessárias”, disse o ex-governador de São Paulo. “A informação é que esses números já existem e devemos ser informados.”
A solicitação de Alckmin ocorre no dia em que o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), viajou para participar da Conferência do Clima da ONU 27 (COP27), que acontece no Egito desde 1º de novembro. O evento discute medidas para preservar os biomas e combater o desmatamento.
Até o momento, o governo federal ainda não divulgou o relatório do Prodes de 2022 sobre o desmatamento na Amazônia no último ano.
O Programa de Monitoramento da Floresta Amazônica Brasileira por Satélite (Prodes) é um sistema via satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
Ele monitora e calcula as áreas de desmatamento na Amazônia Legal — maior divisão sociogeográfica do Brasil. Além disso, é considerado o mais preciso para medir as taxas anuais de desmatamento.
Em 2021, o governo de Bolsonaro aguardou o fim da COP26 para divulgar o relatório do Prodes. Criado em 1988, o programa realiza anualmente um inventário sobre a perda da Floresta Amazônica. O Prodes ainda usa imagens de três satélites diferentes: o Landsat-8 (da Nasa), o Sentinel-2 (da União Europeia) e o Cbers-4 (do Inpe, em parceria com a China).
Leia também: “A verdade incendiada”, reportagem de Edilson Salgueiro para a Edição 130 da Revista Oeste.
GOVERNADOR TARCISO PEÇA O DINHERO DA MERENDA DAS CRIANCINHAS DE SP QUE XUXU DESVIOU…
Esses cretinos não são capazes nem de disfarçar, ao mostrar uma fotografia de um local devastado como se fosse na floresta amazônica, ao fundo se vê uma CONÍFERA, árvore típica de florestas de alta latitude. Bando de incompetentes.
Divulgue logo. Antes que eles divulguem e mintam nos números… Aliás, qual o motivo de não pedir os dados da economia??? Façam antes que inventem também…
Espera a sua vez CHUCHU. E você vai divulgar ONDE ESTÁ O DINHEIRO DA MERENDA. Voltou a cena do crime como cúmplice. #Vergonha #lulaNaCadeia
Deixe o nosso Bolsonaro em paz, Alckmim. Vá dormir mais cedo e se preparar para o Tsunami que ainda vem pela frente. Esse papo de Amazônia já está chato demais. Não faça como certos gringos, que se preocuparam tanto com o nosso fogo que descuidaram do fogo na própria casa.