O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, afirmou, nesta segunda-feira, 3, que já “passou da hora” de haver uma redução da taxa básica de juros, a Selic — atualmente em 13,75% — por parte do Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central.
“Eu acho que passou da hora [de reduzir a taxa]. Não há razão para nós termos a maior taxa de juros do mundo. Aliás, é difícil de entender.” Afirmou o vice-presidente. “Em 2020, a taxa de juros era de 2%. Hoje, está em 13,75%. Não tem justificativa, e esse é um fator importante, porque câmbio, juros e imposto são decisivos para a atividade econômica”, declarou a jornalistas, durante sua agenda em Brasília.
As críticas também partem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que vem pressionando o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, pelo porcentual da taxa de juros.
Mesmo depois de sucessivas críticas por membros da cúpula do governo, o Copom manteve o valor do indicador em 13,75% ao ano. De acordo com o colegiado, as seguidas decisões levaram em conta, entre outras coisas, o cenário internacional “adverso e volátil”, além da alta dos juros nos Estados Unidos.
Agentes do mercado financeiro acreditam que uma eventual queda da taxa básica de juros no Brasil aconteça somente a partir de julho. Se confirmada, a redução deve ocorrer com maior ênfase apenas em agosto ou setembro. Contudo, o corte não deve ser superior a 0,15 ponto porcentual.
Para Alckmin, a regra fiscal apresenta “todos os argumentos” para que ocorra “uma curva de redução da taxa de juros”.
Capacho fala?
Se fosse o Picolé de Chuchu, ficava caladinho, pois se tiver que assumir (o que não é Improvável), vai ter problemas co o BC.
Excelente comentário ! Tem que dobrar mesmo.
Este se uniu ao criminoso e retornaram de mãos à cena do crime.
Agora querem a chave do cofre para distribuir livremente aos seus seguidores os recursos que a população produz.
Que mistura: anta mandioca, tucanalha chuchu e molusco abóbora. Coquetel da pior Merd@
Que o Campos Neto se mantenha firme.Se o tirarem do cargo à muque,arquem com as consequências,bando de ratazanas!⁰
Mais um governante medíocre aliado do PT. Só postes mesmo. Agora quer também o dólar d 5,00 mas não fazem nada na área fiscal pra isso acontecer. Filhos não sei de que.
Os ‘impostófilos’ desse desgoverno só conhecem um cenário.
Nossa guerra no Brasil é a Guerra Cultural, disputa de narrativas que não trazem benefícios para a população pagadora de impostos. Joguemos nossos livros de Economia no lixo, como disse Lu.ladr4o!
Tudo, tudo que deu certo tem que ser erradicado para implantarem a República Negacionista do Bem Estar Social, e dá lhes “abobra”!
Chuchú, jerimum e timbó
Pena que quase ninguém mais da a mínima para suas opiniões
Picolé de chuchu raides again.
Ter acesso as máquinas de impressão de dinheiro se tornou imperativo.
Sem imprimir dinheiro o regime sofre um colapso sobre seu próprio peso.
Esta num des – governo, um grupo de malandros totalmente perdidos, o pacote fiscal do suposto des – ministro da fazenda é um HORROR ECONOMICO, suporta um judiciário ATIVISTA ao extremo criando uma tremenda insegurança jurídica para todos, incluindo investidores, e vem fazer esse tipo de critica??? Nao existe Alckmia em economia, Chuchu, vc e esse grupo de incompetentes nao tem a menor RESPONSABILIDADE com esse país!!
Excelente comentário.
aaaahhhhhh!!
Deixe-me VER…SERÁ PORQUE VCS SÃO DE UM NARCOESTADO??!!
E querem dinheiro publico para roubar e distribuir drogas pela EUROPA e EUA??!!
A inflação É O PRIO DOS IMPOSTOS…pega até BEBÊS, animais de estimação e MATA IDOSOS..
FORÇA CAMPOS NETO!! O BRASIL HONESTO precisa de você RESISTENTE…não se acovarde…CUMPRA TODO SEU MANDATO!!
Estão de olho no controle da grana
Se o BC ceder e baixar a taxa Selic na “marra” o governo do PT não chega até o fim deste ano. A Inflação vai disparar, a economia vai parar, o dollar voltará a ter duas cotações, “oficial” e “negro” e o nível de desemprego vai para a estratosfera. Uma Tempestade Perfeita. Acho que vale o sacrifício para nos livrarmos desta gente
Surreal, a politica brasileira parece filme de ficção .
Corta pelo menos metade dos funcionários publucos maioria cabide de emprego
E dos que sobram corta pelo menos metade dos absurdos salários
E corta totalmente os” atrasafos”
E aí a cereja do bolo e ACABAR com s vergonhosa justica do trabalho
É lógico mais segurança juridica nos calotes
A taxa cai pra padrão americano em 15 dias
O picolé de xuxu querendo opinar na taxa de juros, vai dar picanha de abóbora para os manes que fizeram o “L” !!!!
Alckmin, o vice-cupinxa.