publicidade
Política

Alckmin se junta a Lula e endossa críticas ao Banco Central

Rodrigo Pacheco e outros membros do governo também criticam a administração do Banco Central

Taxa Juros Banco Central
As críticas também partem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que vem pressionando o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto | Foto: Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, afirmou, nesta segunda-feira, 3, que já “passou da hora” de haver uma redução da taxa básica de juros, a Selic — atualmente em 13,75% — por parte do Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central.

“Eu acho que passou da hora [de reduzir a taxa]. Não há razão para nós termos a maior taxa de juros do mundo. Aliás, é difícil de entender.” Afirmou o vice-presidente. “Em 2020, a taxa de juros era de 2%. Hoje, está em 13,75%. Não tem justificativa, e esse é um fator importante, porque câmbio, juros e imposto são decisivos para a atividade econômica”, declarou a jornalistas, durante sua agenda em Brasília.

Receba nossas atualizações

As críticas também partem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que vem pressionando o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, pelo porcentual da taxa de juros.

Mesmo depois de sucessivas críticas por membros da cúpula do governo, o Copom manteve o valor do indicador em 13,75% ao ano. De acordo com o colegiado, as seguidas decisões levaram em conta, entre outras coisas, o cenário internacional “adverso e volátil”, além da alta dos juros nos Estados Unidos.

Agentes do mercado financeiro acreditam que uma eventual queda da taxa básica de juros no Brasil aconteça somente a partir de julho. Se confirmada, a redução deve ocorrer com maior ênfase apenas em agosto ou setembro. Contudo, o corte não deve ser superior a 0,15 ponto porcentual.

Para Alckmin, a regra fiscal apresenta “todos os argumentos” para que ocorra “uma curva de redução da taxa de juros”.

23 comentários
  1. Christian
    Christian

    Se fosse o Picolé de Chuchu, ficava caladinho, pois se tiver que assumir (o que não é Improvável), vai ter problemas co o BC.

  2. DONIZETE LOURENCO
    DONIZETE LOURENCO

    Este se uniu ao criminoso e retornaram de mãos à cena do crime.
    Agora querem a chave do cofre para distribuir livremente aos seus seguidores os recursos que a população produz.

  3. João Mário Antunes Pereira
    João Mário Antunes Pereira

    Que mistura: anta mandioca, tucanalha chuchu e molusco abóbora. Coquetel da pior Merd@

  4. Rita de Cássia Guedes
    Rita de Cássia Guedes

    Que o Campos Neto se mantenha firme.Se o tirarem do cargo à muque,arquem com as consequências,bando de ratazanas!⁰

  5. Otavio Lazario de Queiroz
    Otavio Lazario de Queiroz

    Mais um governante medíocre aliado do PT. Só postes mesmo. Agora quer também o dólar d 5,00 mas não fazem nada na área fiscal pra isso acontecer. Filhos não sei de que.

  6. carlos roberto de moura
    carlos roberto de moura

    Os ‘impostófilos’ desse desgoverno só conhecem um cenário.

  7. Fabio
    Fabio

    Nossa guerra no Brasil é a Guerra Cultural, disputa de narrativas que não trazem benefícios para a população pagadora de impostos. Joguemos nossos livros de Economia no lixo, como disse Lu.ladr4o!

  8. Jose maria soares
    Jose maria soares

    Tudo, tudo que deu certo tem que ser erradicado para implantarem a República Negacionista do Bem Estar Social, e dá lhes “abobra”!

  9. Celso
    Celso

    Pena que quase ninguém mais da a mínima para suas opiniões

  10. Ed Camargo
    Ed Camargo

    Ter acesso as máquinas de impressão de dinheiro se tornou imperativo.
    Sem imprimir dinheiro o regime sofre um colapso sobre seu próprio peso.

  11. Cynthia T dos Santos
    Cynthia T dos Santos

    Esta num des – governo, um grupo de malandros totalmente perdidos, o pacote fiscal do suposto des – ministro da fazenda é um HORROR ECONOMICO, suporta um judiciário ATIVISTA ao extremo criando uma tremenda insegurança jurídica para todos, incluindo investidores, e vem fazer esse tipo de critica??? Nao existe Alckmia em economia, Chuchu, vc e esse grupo de incompetentes nao tem a menor RESPONSABILIDADE com esse país!!

  12. Marcelo DANTON Silva
    Marcelo DANTON Silva

    aaaahhhhhh!!
    Deixe-me VER…SERÁ PORQUE VCS SÃO DE UM NARCOESTADO??!!
    E querem dinheiro publico para roubar e distribuir drogas pela EUROPA e EUA??!!
    A inflação É O PRIO DOS IMPOSTOS…pega até BEBÊS, animais de estimação e MATA IDOSOS..
    FORÇA CAMPOS NETO!! O BRASIL HONESTO precisa de você RESISTENTE…não se acovarde…CUMPRA TODO SEU MANDATO!!

  13. Mauro Faldini
    Mauro Faldini

    Se o BC ceder e baixar a taxa Selic na “marra” o governo do PT não chega até o fim deste ano. A Inflação vai disparar, a economia vai parar, o dollar voltará a ter duas cotações, “oficial” e “negro” e o nível de desemprego vai para a estratosfera. Uma Tempestade Perfeita. Acho que vale o sacrifício para nos livrarmos desta gente

  14. Rodrigo Gomes
    Rodrigo Gomes

    Surreal, a politica brasileira parece filme de ficção .

  15. Marcelo De Gasperi
    Marcelo De Gasperi

    Corta pelo menos metade dos funcionários publucos maioria cabide de emprego
    E dos que sobram corta pelo menos metade dos absurdos salários
    E corta totalmente os” atrasafos”
    E aí a cereja do bolo e ACABAR com s vergonhosa justica do trabalho
    É lógico mais segurança juridica nos calotes
    A taxa cai pra padrão americano em 15 dias

  16. José Garcia
    José Garcia

    O picolé de xuxu querendo opinar na taxa de juros, vai dar picanha de abóbora para os manes que fizeram o “L” !!!!

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade