-Publicidade-

Aliado de Doria, Carlão Pignatari é eleito presidente da Alesp

Deputado tucano responde a quatro processos na Justiça por improbidade administrativa
Carlão Pignatari é aliado do governador João Doria
Carlão Pignatari é aliado do governador João Doria | Foto: Divulgação/Alesp

O deputado estadual Carlão Pignatari (PSDB), aliado do governador tucano João Doria, foi eleito presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) com 65 dos 94 votos. Ele derrotou os candidatos Sergio Victor (Novo), que teve 5 votos, Major Mecca (PSL), que obteve 16 apoios, e Carlos Gianazzi (Psol), que foi o preferido de quatro parlamentares. Antes líder do governo na Alesp, Pignatari era o favorito da disputa e sua eleição mantém o alinhamento da Casa com o Palácio dos Bandeirantes — essencial para o momento enfrentado por Doria, alvo de críticas pela imposição de medidas restritivas para conter o avanço do novo coronavírus.

O deputado tucano responde a quatro processos na Justiça por improbidade administrativa e, em dois deles, já foi condenado à perda do mandato e dos direitos políticos. Ele recorreu das sentenças e, num processo em que o desfecho estava prestes a retirá-lo do cargo, negociou um acordo com o Ministério Público de São Paulo. A negociação em torno da eleição de Pignatari contou com o apoio do PT e do DEM, que ficarão com a primeira e a segunda-secretarias, respectivamente. Luiz Fernando (PT) foi eleito primeiro-secretário com 60 votos, contra 24 para Coronel Telhada (PP). Rogério Nogueira (DEM) foi eleito segundo-secretário com 65 votos, contra 13 de Douglas Garcia (PTB) e 5 de Daniel José (Novo).

Apenas os três primeiros cargos da Mesa Diretora — presidência, primeira-secretaria e segunda-secretaria — são responsáveis pela nomeação direta de mais de 150 vagas. Considerando toda a estrutura abaixo da Mesa, o número chega a 536.

Leia também: “Caso se torne presidente da Alesp, Major Mecca avalia pautar ‘impeachment’ de Doria”

Com informações do Estadão Conteúdo

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias.
Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

6 comentários

  1. Uma das coisas mais difíceis hoje em dia é mantermos a saúde mental diante de tantas injustiças que levam a desesperança. Isso adoece a alma. Feliz de quem crê em Deus e
    espera que ele tenha misericórdia do Brasil.

  2. DoriANA vai afundar o PSDB em SP. Esses caras que fazem conluio para manter bandidos no poder vão ter que responder por isso nas próximas eleições. Tal qual Aécio pó fez em Minas, DoriANA está fazendo em SP. Que bom para a oposição!!!!

Envie um comentário

-Publicidade-
Exclusivo para assinantes.