Relator acatou 21 das emendas apresentadas pelos senadores; votação será na quarta, 15
Relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do orçamento de guerra, o senador Antônio Anastasia (PSD-MG) acatou 21 das emendas apresentadas pelos senadores. Ao todo, os parlamentares propuseram 58 pontos de alteração no texto. A medida deverá ser votada pelo Senado na próxima quarta-feira, 15.
Em seu parecer, Anastasia rebateu as críticas que vêm sendo feitas por líderes do Senado e disse considerar o sistema de votação remota apto para apreciar mudança na Constituição. A maioria das emendas apresentadas é sobre operações no Banco Central.
“Manter a estabilidade e o funcionamento adequado e eficiente dos mercados financeiros, de capitais e de pagamentos é essencial para evitar crises financeiras que possam levar a uma exacerbação aguda dos problemas que estamos vivendo no presente […]. É fundamental estabelecer quais serão as informações divulgadas de modo a permitir um maior controle dessas operações por parte dos órgãos de fiscalização. É essencial que o Banco Central envie informações detalhadas sobre as operações”, afirmou o senador no relatório.