O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) elegeu nesta quinta-feira, 17, o ministro André Mendonça para o cargo de ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Ao todo, três ministros do Supremo são membros efetivos da Corte eleitoral. Atualmente são: Edson Fachin, presidente, Alexandre de Moraes, vice-presidente, e Ricardo Lewandowski.
Relacionadas
O TSE é composto por sete ministros: três são originários do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois são juristas. Há, ainda, igual número de ministros substitutos nas respectivas categorias.
No caso do Supremo, atualmente são substitutos: Cármen Lúcia, Nunes Marques e, agora, André Mendonça, que entrou no STF no fim do ano passado.
Comissão de Transparência
Ontem, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), anunciou a indicação das senadoras Eliziane Gama (Cidadania) e Kátia Abreu (PP) para a Comissão de Transparência nas Eleições (CTE), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A comissão foi criada em 2021 pelo presidente do TSE, Luís Roberto Barroso, era composta de apenas um parlamentar, e agora terá três.
Caberá ainda ao presidente do Senado, que também é presidente do Congresso, indicar um deputado federal à comissão. O grupo tem por objetivo ampliar a segurança de todas as etapas de preparação e realização das eleições, afirma o TSE.
“Com a certeza do trabalho que desempenharão, e para valorizar ainda mais a representatividade feminina, indiquei as senadoras Eliziane Gama e Kátia Abreu como representantes do Congresso e do Senado nas vagas destinadas a este Parlamento na Comissão de Transparência das Eleições”, informou Pacheco.
Todos petralhas, exceto mendonça.
Kátia abreu rouba pastas ao vivo, pensou às escondidas?
Quantos generais têm nessa M? Nenhum!
Excelente iniciativa… porém, por que foi escolhido representantes apenas da esquerda?
Rodrigo Pacheco, Rodrigo Maia… O que há com os Rodrigos que só puxam o tapete do presidente? Estas duas senadoras estarão lá para defender qualquer candidato,menos Bolsonaro.
Não entendo porque ministros do TSE não são indicados pelo presidente, da mesma forma que indica para o STF, e não sei porque tem que ser ministros do STF. O pobre do André como SUBSTITUTO “BANCO DE RESERVA” no meio dessa trinca PTISTA, não representa nada.
Transparência e Kátia Abreu, definitivamente duas coisas que não se encaixam…..cuidado com as pastas, elas podem “sumir”
A indicação do André Mendonça foi a indicação mais proba para o STE nestes últimos anos. Parabéns para nós, o povo!
O Rodrigo Pacheco fez nomeações de parlamentares para lá de supriras para compor a comissão de transparência das eleições. Jogarão contra o Bolsonaro, ou melhor, jogarão contra o povo brasileiro. O Bolsonaro é “só” o nosso representante! O povo de Minas saberá dar o troco ao Pacheco nas próximas eleições.