publicidade
Política

Anistia: líder do PL aponta pressão do Supremo sobre Motta como principal obstáculo

A Polícia Federal investiga o presidente da Câmara por suspeita de desvio de emendas

Medida busca garantir representação proporcional à população depois do último Censo| Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

A proposta de anistia aos acusados de envolvimento no 8 de janeiro enfrenta resistência dentro da Câmara dos Deputados. Segundo o líder do Partido Liberal, Sóstenes Cavalcante (RJ), a principal barreira para o avanço da medida tem origem no Supremo Tribunal Federal.

A pressão dos ministros sobre o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), para barrar a proposta de perdão, tem, na avaliação de Sóstenes, travado as discussões. “O principal entrave é a pressão do Supremo sobre Motta”, afirmou o parlamentar.

Receba nossas atualizações

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

A Polícia Federal deflagrou uma operação para investigar o suposto envolvimento do presidente da Câmara em um esquema de desvio de emendas parlamentares. Congressistas veem relação direta entre a ofensiva e a tramitação do projeto de anistia na Casa.

Deputados já reuniram assinaturas suficientes para garantir a tramitação em regime de urgência. Ainda assim, Motta não convocou os líderes para uma conversa reservada sobre o tema. Essa conduta contrasta com o começo das articulações, quando o presidente da Casa pediu aos representantes das bancadas que evitassem assinar o pedido de urgência.

“Temperatura”

Indagado por Oeste sobre a postura atual dos líderes em relação à proposta, Sóstenes respondeu que ainda é preciso “sentir a temperatura”. No entanto, destacou que o comportamento das bancadas não deve ser empecilho.

sóstenes cavalcante - pl - pgr - 8 de janeiro
O deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), líder do PL na Câmara | Foto: Mário Agra/Câmara dos Deputados

O deputado também reagiu aos rumores de que o PL não teria procurado os líderes antecipadamente para tratar do tema. Ele garantiu que as conversas ocorreram — e partiram do alto escalão. “Presidente Bolsonaro falou com os presidentes de partido e eu com os líderes”, disse.

Os bastidores da anistia

A reunião de líderes agendada para a quinta-feira 24 deve dar novos contornos à tramitação do projeto. O encontro será decisivo para mensurar o impacto das investidas da base governista, que atua nos bastidores para inviabilizar a proposta.

O Palácio do Planalto aposta no encontro que Lula terá com Motta e líderes partidários da Câmara para tentar barrar o avanço da anistia. A reunião foi marcada para o retorno dos trabalhos legislativos, depois do feriado de Tiradentes.

Segundo integrantes do Congresso, Lula e a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, pretendem usar a conversa para pressionar os líderes da base aliada a rejeitar a proposta de perdão. A pauta causa apreensão no governo, que teme derrotas seguidas no Congresso e uma escalada na rejeição popular.

Leia mais: “Sóstenes antecipa estratégia e protocola urgência da anistia”

Antes da reunião com Motta, o pestista já havia buscado estreitar laços com o Senado, durante jantar com integrantes da Casa. O Planalto tenta evitar o desgaste político provocado pelo avanço da anistia, considerada a pauta mais sensível para os governistas neste momento.

0 comentários
Nenhum comentário para este artigo, seja o primeiro.
Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade