O chefe de diplomacia dos Estados Unidos, Antony Blinken, chegou nesta quarta-feira, 21, ao Palácio do Planalto para uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Blinken desembarcou em Brasília na noite de terça-feira 20.
O encontro deve abordar questões globais. O governo norte-americano afirmou que o chefe da diplomacia expressará o apoio dos EUA à Presidência do Brasil no G20. Conversas sobre trabalho e a transição energética também estão na pauta.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Antony Blinken chegou acompanhado da embaixadora dos EUA no Brasil, Elizabeth Frawley Bagley, e afirmou estar “animado” para o encontro.
A reunião ocorre em meio à tensão entre Brasil e Israel, decorrente das declarações do presidente Lula. Na terça-feira 20, o porta-voz do Departamento de Estado dos Estados Unidos, Matthew Miller, afirmou que o país não concorda com a declaração do petista. No entanto, o tema não está entre os assuntos oficiais a serem tratados na reunião.
Antony Blinken chega ao Brasil depois da declaração de Lula sobre Israel
Durante sua passagem pela Etiópia, no domingo 18, o presidente Lula comparou o conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas, na Faixa de Gaza, ao Holocausto.
“É importante lembrar que, em 2010, o Brasil foi o primeiro país a reconhecer o Estado palestino”, disse o presidente brasileiro. “É preciso parar de ser pequeno quando a gente tem de ser grande. O que está acontecendo na Faixa de Gaza com o povo palestino não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu quando Hitler resolveu matar os judeus.”
+ “Judeus do governo Lula se calam diante de declarações sobre Holocausto”
Enquadrada geral.
O Biden e Binken estão no poder somente até o final deste ano. A política do fracasso e corrupção esta com seus dias contados. Qualquer coisa que deciderem ou acordos sobre transição energética deixarão de ter validade assim que o Donald Trump retornar a presidência dos EUA.
Devemos tambem considerar que a visita do esquerdopata Blinken tem a intenção de prolongar o apedeuta no poder, sabemos que foi com a ajuda dos esquerdopatas americanos que o consórcio Luladrão – STF efetivaram o roubo das eleições.
“Presidente”, mostre quem manda nessa bagaça. Expulse a embaixadora dos EUA, junto com o sr. Blinken. Representam o imperialismo americano, tão criticado por décadas!