O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, fez novos comentários sobre o voto auditável. “Tem os de boa fé que defendem o voto impresso; os que desconhecem o sistema; os que dizem que não precisa, mas não custa nada; e tem os de má-fé que querem criar confusão mesmo para poderem tentar melar o jogo e dar golpe”, afirmou o ministro, em entrevista à GloboNews, na terça-feira 29.
Barroso citou os motivos pelos quais defende o modelo atual, como supostas dificuldades para pôr em vigor a impressão do comprovante do voto. O custo seria de R$ 2 bilhões, além do “inferno administrativo” de se fazer licitação para a compra de 500 mil impressoras. “Em terceiro lugar, há risco imenso de quebra de sigilo do voto, além do risco de judicialização”, disse o magistrado. Barroso também citou o impacto na logística de 150 milhões de votos impressos que precisariam ser transportados para a apuração.
Especialista levanta dúvidas sobre o software das urnas
Amílcar Brunazo, engenheiro especialista em segurança de dados e voto eletrônico, afirmou que a confiabilidade das urnas eleitorais é duvidosa. De acordo com ele, o equipamento pode ser objeto de fraude. “O software é desenvolvido no TSE seis meses antes das eleições, compilado com 15 dias de antecedência, transmitido por internet pelos tribunais regionais e por cartórios, e gravado num flashcard [uma espécia de pen drive]”, explicou Brunazo, no mês passado, durante audiência pública em comissão especial da Câmara dos Deputados.
“A equipe do professor Diego Aranha, dentro do TSE, mostrou ser possível pegar esse cartão, inserir nele um código espúrio, que não foi feito pelo TSE, e colocar na urna eletrônica”, salientou o especialista, ao mencionar que os brasileiros acabam tendo de confiar no servidor que vai pôr o dispositivo na máquina. “Muitas vezes é um profissional terceirizado. Realmente, o processo eleitoral brasileiro depende da confiança de todos os funcionários envolvidos. Isso é um equívoco”, lamentou Brunazo.
Leia também: “O que você precisa saber sobre o voto impresso”, reportagem publicada na Edição 54 da Revista Oeste
Ah, todo mundo sabe que o Aécio cheirinho ganhou da Dilma.
Inocentam o Lula e não querem voto auditável. Qual o motivo a não ser fraudar as eleições e retornar o bandido para a presidência? Já se foi o tempo de enganar os brasileiros.
Os argumentos que o ministro apresenta nunca justificam a manutenção do sistema atual. Parece sugerir que se CONFIE nele. A cada vez que ele se manifesta, mais eu desconfio de que há algo muito errado nessa história.
Nossa revista oeste poderia nos proporcionar matéria sobre a famosa LIMINAR do FUX que durante 4 anos pagou o imoral e ilegal AUXILIO MORADIA aos notáveis juízes, procuradores e assemelhados, e quanto custaram aos cofres públicos. Isto não seria malversação de recursos públicos dr. Barroso, e afinal todos sabem que juízes com cônjuge também juiz receberam 2 auxílios alugueis. Que democracia é esta?
Custaria 2 bilhões e vai dar muito trabalho? Pois vocês estão aí justamente para trabalhar. E o dinheiro, obviamente, deve sair dos fundos partidário e eleitoral.
Não, esta figura quer enganar a quem heinnn?! Quer dizer então que mais transparência, mais segurança e prevenção contra a fraude é golpe ehh?! Tentativa de golpe não seria justamente a facilitação da fraude não?! Justamente o que ele está tentando fazer!?
O iluminado esquece que ele está lá para fazer cumprir a legislação brasileira que, aliás, compete exclusivamente ao Congresso Nacional. Ao invés de os Ministros do STF ficarem fazendo lobby contra o voto “auditável” (não é voto impresso). Ele não tem que se preocupar com os custos para a instalação das impressoras, especialmente porque que irá pagar por isso é o mesmo povo brasileiro que deseja o voto auditável e que pagam seus gordos salários e seus vinhos e lagostas. Aliás, o TSE é uma jabuticaba brasileira, não existe em nenhum outro país. Ora, se temos um Tribunal especialmente para tratar das eleições, porque não querem se dar ao trabalho para o qual é remunerado.
STM, cadê vc?
Confuso é o porquê este falacioso incompetente e o Sheriff Alexandre de Moraes ainda permanecem ali como Ministros. Mais um egocêntrico indicado pelo PT que acha que sabe de tudo.
“Tem os de boa fé que defendem o voto impresso”
Sou um Deles, cidadão brasileiro que paga impostos, herra ao votar, e assume perante a Nação o quanto de cagada já deu, e que nos levou onde chegamos!!!
Mas caraca, dá uma mãozinha aí e respeita a constituição!
Considere pelo menos a incompetência desse TSE nas últimas eleições de 2.020? Ou não foi? Não posso confirmar se má fé, logicamente, mas também precisamos mudar as coisas, quando não é só desonestidade: quando é incompetência.
Especialistas não são funcionários públicos corporativistas e infiltrados, com 30 anos de comunismo exacerbado.
Esse senhor é que é confuso e está querendo dar um golpe. Golpe é não ser transparente. Esse cara não é juiz coisa nenhuma, e apenas uma besta quadrada.
Barroso calado é um poeta!
Que medo é esse das urnas auditáveis? É o medo do candidato que foi solto pelo STF não “ganhar” as eleições.
Patética essa tentativa do ministro de tentar defender o indenfensável.
observem nessa matéria indicada abaixo o que diz Amílcar Brunazzo, engenheiro especialista em segurança de dados e voto eletrônico – a quem não tiver paciência de assistir, resumo tudo em uma frase: é impossível auditar o nosso sistema de votação e apuração, pois isso já foi tentado por diversas vezes e o próprio TSE sonegou informações aos auditores – e ainda temos que ver o atual presidente do TSE afirmar que o sistema é altamente seguro confiável, como se estivesse querendo dizer ”la garantia soy yo” – burrice ou malícia então.
Tv Câmara – 20.Mai.2021
Audiência Pública – Voto Auditável
Convidados Amílcar Brunazzo e Ângelo Castilhos
https://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/webcamara/atividade-legislativa/webcamara/videoArquivo?codSessao=546836&codReuniao=61571
Audiência Pública com Amílcar Brunazzo (engenheiro especialista em segurança de dados e voto eletrônico) e Ângelo Soares Castilhos(especialista em Direito Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral/RS).
Quantas vidas foram sacificadas e quanto dinheiro dispendido com a Covid19 por culpa do atual STF! Alegar desperdício de dinheiro tornar as urnas confiáveis é uma afirmação absurda do sr. Barroso. Anexar dispositivo de voto impresso nas urnas eleitorais é o mínimo que esse juiz deve ser obrigado a executar. Quantos absurdos perpetrados pelo STF nos últimos três anos.
“…e tem os de má-fé que querem criar confusão mesmo para poderem tentar melar o jogo e dar golpe…” O único que quer dar o golpe, e permitir a vitória do nove dedos, é você, Barrosinho. A sociedade do bem, da qual você não faz parte, não vai permitir que você e seus comparas deem o golpe na eleição de 2022. Estaremos de olho em você, seu juiz de nenhum saber jurídico.
Patética, demagógica, desonesta e indefensável é a atitude desse Ministro, fazendo apologia de um sistema de votação arcaico, vulnerável e que não tem similar entre países democráticos e desenvolvidos. É a tentativa de defender o indefensável, com argumentos pífios.
como sempre querendo ludibriar o povo brasileiro que ja sofre com tantos problemas
Já existe proposta ALTERNATIVA ao Voto Impresso que garante 95% de confiança ao resultado das eleições, com 1% de margem de erro, com custos mínimos, se forem adotados os procedimentos sugeridos nesse vídeo do Canal OBTJ -> https://youtu.be/ebVV0EldkOY. Nada mais é que um teste de integridade em tempo real a ser realizado no dia das eleições em apenas 2% das urnas. Valeria muito a pena essa ideia ser divulgada.
Decididamente, estamos sendo empurrados para o mesmo abismo que jogaram a Venezuela e hoje vemos que está fase de conclusão desta artimanha a nossa conhecida Argentina, que era conhecida pelo espírito guerreiro do seu povo, que notoriamente, sufocou-se. Desse jeito, o Brasil será o próximo desta lista e após o “GOLPE” consumado que eles estão traçando, toda a América do Sul, se transformará na nova “URSS”!
Alô brasileiro com mais de quatro neurônios… Quem sistematicamente vem aplicando golpe atrás de golpe na população? Quem estupra TODO O ORDENAMENTO JURÍDICO??? Quem a todo momento ca** na CF???… FALA SÉRIO!!! ACHAM QUE SOMOS IDIOTAS?? Pensam que não sabemos a arapuca que estão nos armando com essas urnas p lá de tabajaras????
Sr Barroso, parece que não que entender, em virtude dessa composição do STF, que juntou o que tinha de pior, juízes amorais, venais,vulgares,vagabundos no mais amplo sentido, o povo não acredita mais em justiça,portando não se dê ao trabalho de falar, porque deste STF só sai lixo. Vcs são simplesmente onze Lázaros de toga.
Ele falou dos que tem má-fé, pois o STF é síntese e exemplo completo de má-fé.
Não sejamos inocentes! O esquema do contra já está armado desde o STF, passando pelo Senado e se disseminando na Câmara Federal. Essa PEC só passa com pressão popular. E não estou dizendo de manifestações nas ruas apenas. Tem que ocupar Brasília. Acampar por dias na frente dos palácios e exigir a sua aprovação!
Occupy Brasília
STF covil dos ladrões e usurpadores da Democracia. Bando de canalhas.
Nosso infeliz Ministro não deveria se preocupar com a militância política, mas tão somente em atender à Constituição que obriga meios para auditagem do voto.
Matéria simples de ser entendida e implementada por qualquer cidadão de bem.
Mas que, no entanto, altamente conturbada para ser rejeitada por quem não possui qualquer argumentação lógica, coerente, plausível e legal para tanto.
Nosso infeliz Ministro nos deixa cada vez mais órfãos de Justiça e certos da ausência de membros capazes em nossa Suprema Corte.
aí tem! tanta ma fé por parte dele e acusações infundadas aos defensores do voto auditavel só nos resta inferir que teve, tem e terá fraudes nas urnas e no sistema atual!
De besta não tem nada, querendo confundir a opinão publica,
O único de má-fé é disposto a dar um golpe, e esse ministro babaca.
Golpe kkkkk, os caras são cara de pau mesmo, Golpe é o que esta em curso, primeiro soltando e tornando elegível aquele marginal, ai entra em ação os institutos esquerdopatas de pesquisa colocando o sujeito que não consegue dar 2 passos na rua a frente, para dar depois sustentação e legitimidade a fraude com estas urnas que é impossível auditar!! Só Brasil e 2 paísecos de 5º mundo possuem estas urnas, VERGONHA!!! Este sujeito acha que somos idiotas mesmo não é possível.
Perfeito Cervantes, ou o Barroso não entendeu nada até agora, o que não acredito, ou é um vigarista. Temos que fazer valer a nossa única arma que é o VOTO, acho que não vão conseguir fraudar os votos para deputados e senadores, portando vamos votar em senadores e deputados honestos, patriotas e afinados com a nossa causa, não devemos votar em nenhum candidato dos 11 (onze) partidos que defendem as urnas como estão atualmente.
O próprio fato do voto não ser auditável já é uma fraude e antidemocrático .
Como sempre: narrativa esquerdista.
Esse sujeito togado, vagabundo, ordinário está com temor da legalidade, liberdade e da voz popular, mais conhecido por democracia legitima. Vai ter que mudar de país depois de renunciar no final de 2022, quando, com ou sem golpe, o JMB se reeleger. Com golpe JMBleva no segundo turno, sem golpe ja leva no primeiro. Anotem!!
boquinha de veludo, cabeça de ovo, parem de tentar melar o curso da democracia no Brasil. isso nao é bom e Deus esta vendo. E não riam porque nao é engraçado e o povo nao vai se calar mais….
#AosJuizesDoSTFéVetadoDedicar-seàAtividadePolítico-partidária