Empresas também se dizem atingidas pelo problema porque dependem de eletricidade
Diante da falta de energia generalizada no Amapá, que afetou inclusive o fornecimento de água e comida para a população, operadoras de telecomunicações decidiram liberar o acesso a ligações e serviços de internet no Estado.
Com a medida, que já está em vigor, os clientes de uma operadora poderão utilizar gratuitamente as redes das demais nos municípios afetados. Numa nota conjunta, as empresas Claro, Oi, Vivo e TIM anunciaram a liberação do roaming no Estado já está valendo desde sábado.
Leia mais: Apagão no Amapá: um Estado sem ‘força’
“Com isso, os usuários terão mais alternativas para acessar os serviços de internet e telefonia no Estado”, informou a Conexis Brasil Digital, marca do SindiTelebrasil, entidade que representa o setor de telecomunicações no País.
A maioria dos municípios do Estado ficou sem energia elétrica por três dias, após um incêndio na subestação de Macapá na noite da última terça-feira, 3, que causou o desligamento de linhas de transmissão. O restabelecimento só começou neste sábado, 7, e levará dez dias para ser normalizado.
As empresas de telecomunicações também se dizem atingidas pelo problema porque dependem de eletricidade para oferecer os seus serviços e também têm tido dificuldades no acesso à energia e combustíveis.
Com informações do Estadão Conteúdo