Magistrado havia aceito denúncia do Ministério Público Federal que apura pagamentos indevidos efetuados pela Odebrecht em obras do Rodoanel
O juiz federal Diego Paes Moreira decidiu nesta quinta-feira, 30, suspender a ação na qual o senador José Serra (PSDB) e a filha dele, Verônica Allende Serra, se tornaram réus por lavagem de dinheiro.
Na quarta-feira, 29, o magistrado havia aceito a denúncia do Ministério Público Federal, logo após o presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, mandar suspender as investigações relacionadas ao tucano em São Paulo.
Em despacho, Diego Paes Moreira justificou que, “por cautela”, vai seguir a decisão de Toffoli, apesar de a determinação do ministro não explicitar que o processo criminal contra Serra também deveria ser suspenso.
Em nota, o Ministério Público Federal entendeu como “indevida” suspensão do processo e afirmou que “adotará as providências cabíveis a fim de, oportunamente, retomar a ação penal instaurada”.
Investigações
O ex-governador de São Paulo José Serra é alvo de investigações em duas frentes:
Uma, do Ministério Público Eleitoral de São Paulo, investiga suposto caixa dois de 5 milhões de reais na campanha de 2014, que teriam sido pagos pela administradora de planos de saúde Qualicorp.
E a outra, do Ministério Público Federal, apura pagamentos indevidos efetuados pela Odebrecht em obras do Rodoanel, inclusive quando ele era governador de São Paulo, entre 2007 e 2010.
Nenhuma novidade!
Siga o editor chefe.