Um grupo de 16 governadores divulgou nesta segunda-feira, 1º, uma nota classificando de “distorcida” a postagem do presidente Jair Bolsonaro que detalha repasses feitos pelo governo federal a cada Estado.
Os governadores destacam que os repasses são uma “obrigação constitucional” e que, em meio à crise provocada pela covid-19, a parcela efetivamente enviada para a área de saúde foi “absolutamente minoritária”.
Leia mais: “Prefeito de Florianópolis tenta justificar viagem a Cancún em meio à pandemia”
“Os Governadores dos Estados abaixo assinados manifestam preocupação em face da utilização, pelo Governo Federal, de instrumentos de comunicação oficial, custeados por dinheiro público, a fim de produzir informação distorcida, gerar interpretações equivocadas e atacar governos locais”, diz a nota.
Entre os governadores que assinam o documento, estão opositores de Bolsonaro, como o governador de São Paulo, João Doria, e aliados, como Cláudio Castro, do Rio de Janeiro, Ratinho Junior, do Paraná, e Ronaldo Caiado, de Goiás.
“Em meio a uma pandemia mundial de proporção talvez inédita na história e a uma gravíssima crise econômica e social, a prioridade parece ser criar confrontos, construir imagens maniqueístas e minar ainda mais a cooperação federativa essencial aos interesses da população”, seguem os governadores.
O texto é subscrito pelos governadores de Alagoas, Amapá, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sergipe.
Cadê o teor da postagem?
Blá blá blá!!! Onde está o dinheiro?? Pagaram os funcionários do fique-em-casa comendo lagostas !! E o povo que se lixe na fila dos hospitais!! Mostrem quantas UTIs fizeram depois de 01 ano !! RI-DÍ-CU-LOs !!!
Mostrem os dados, ora?! Números não aceitam torturas!
Querem mais dinheiro para comprarem respiradores que custam 40 mil a preço de 250 mil. Querem dinheiro para contratar OSs para operarem o
Hospitais de Campanha e demais hospitais da rede e assim ganhar em cima de ganha NF emitida. Pensam que conseguem enganar a todos. A v.a.g.a.b.u.n.d.a do RN é a mais aloprada, essa incompetente
Cabe a eles, os governadores apresentarem os dados da forma que entendem no caso dos repasses para que possamos avaliar. Ou vai ficar só no lero lero ?
Não entendo é os governadores Ratinho Jr. e Ronaldo Caiado assinarem esse manifesto do marqueteiro mau caráter Dória. Afinal, os recursos que o governo federal já desembolsou para os Estados foram somente utilizados para pagar servidores públicos e compras ilícitas?
Grande parte desses governadores só querem a grana do governo federal para fazer seus desvios pra seus caixas pessoais e de partidos. Vide covidão. Não há recurso que chegue para esses cupins de dinheiro público. Depois ficam colocando a culpa do caos no governo federal, sendo que os responsáveis pelas ações de vigilância são estados e Municipios, cabendo ao governo federal a coordenação da política em nível nacional, sendo que até isso lhe foi privado pelo STF
QUEREM CONFUNDIR O POVO DESMORALIZAR O PRESIDENTE E SAQUEAR A NAÇÃO ESSES COVARDES SO PENSAM NELES
Nosso presidente fez a coisa certo, quem são os governadores para falar algo.
Muito grana e nada esta sendo feito pelos governadores e prefeitos.
Quando se expõe a verdade , os políticos se rebelam. Querem
Enganar o povo. Com certeza. Veja se o Zema e MG que não faz política com o covid não u Lockdown isso ocorre. Ele não assina este absurdo.
Cadê a prestação de contas desses bilhões repassados? Querem a “mesadinha”, não querem nenhum tipo de interferência federal em suas gestões e também não querem prestar contas à população que suou esse dinheiro sobre a forma como foi (mal) utilizado ou usurpado.