Após a eleição do presidente do Senado, os senadores elegeram nesta terça-feira, 2, os dez nomes da Mesa Diretora da Casa. São dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes. A composição da Mesa busca respeitar a proporcionalidade entre as bancadas partidárias.
Os membros da Mesa, com exceção dos suplentes, compõem a Comissão Diretora do Senado, responsável pelo funcionamento da Casa e pela redação final de todas as proposições que são aprovadas.
Leia mais: “Centrão ganha no Congresso. E agora?”
Houve disputa apenas para o cargo de primeiro-vice-presidente, substituto imediato do novo presidente Rodrigo Pacheco (DEM-MG). O senador Veneziano Vital do Rego (MDB-PB) venceu o senador Lucas Barreto (PSD-AP). Para o restante das vagas houve acordo.
O segundo-vice-presidente será o senador Romário (Podemos-RJ). A primeira-secretaria, responsável pela condução administrativa do Senado, ficou com o senador Irajá (PSD-TO). O segundo-secretário, que cuida da ata das sessões secretas, será Elmano Ferrer (PP-PI).
Rogério Carvalho (PT-SE) e Weverton Rocha (PDT-MA) ficaram, respectivamente, com a terceira e quarta-secretaria e serão responsáveis por auxiliar na condução de algumas sessões. Os quatro suplentes substituem os secretários.
- 1º suplente: Jorginho Mello (PL-SC)
- 2º suplente: Luiz do Carmo (MDB-GO)
- 3º suplente: Eliziane Gama (Cidadania-MA)
Todos os mandatos são de dois anos.