-Publicidade-

Após vitória de Pacheco, Senado elege membros da Mesa Diretora

Cargos da Mesa são os mais importantes da Casa
Plenário do Senado Federal em 02/02/2021
Plenário do Senado Federal em 02/02/2021 | Foto: Afonso Marangoni/Revista Oeste

Após a eleição do presidente do Senado, os senadores elegeram nesta terça-feira, 2, os dez nomes da Mesa Diretora da Casa. São dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes. A composição da Mesa busca respeitar a proporcionalidade entre as bancadas partidárias.

Os membros da Mesa, com exceção dos suplentes, compõem a Comissão Diretora do Senado, responsável pelo funcionamento da Casa e pela redação final de todas as proposições que são aprovadas.

Leia mais: “Centrão ganha no Congresso. E agora?”

Houve disputa apenas para o cargo de primeiro-vice-presidente, substituto imediato do novo presidente Rodrigo Pacheco (DEM-MG). O senador Veneziano Vital do Rego (MDB-PB) venceu o senador Lucas Barreto (PSD-AP). Para o restante das vagas houve acordo.

O segundo-vice-presidente será o senador Romário (Podemos-RJ). A primeira-secretaria, responsável pela condução administrativa do Senado, ficou com o senador Irajá (PSD-TO). O segundo-secretário, que cuida da ata das sessões secretas, será Elmano Ferrer (PP-PI).

Rogério Carvalho (PT-SE) e Weverton Rocha (PDT-MA) ficaram, respectivamente, com a terceira e quarta-secretaria e serão responsáveis por auxiliar na condução de algumas sessões. Os quatro suplentes substituem os secretários.

  • 1º suplente: Jorginho Mello (PL-SC)
  • 2º suplente: Luiz do Carmo (MDB-GO)
  • 3º suplente: Eliziane Gama (Cidadania-MA)

Todos os mandatos são de dois anos.

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

Envie um comentário

-Publicidade-
Exclusivo para assinantes.
R$ 19,90 por mês