O procurador-geral da República, Augusto Aras, enviou na segunda-feira, 8, uma manifestação para que o Supremo Tribunal Federal (STF) recuse uma denúncia de corrupção oferecida pela própria Procuradoria-Geral da República (PGR) em 2020 contra o deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG).
Na oportunidade, Aécio foi acusado de corrupção passiva, corrupção ativa e lavagem de dinheiro, a partir de delações e depoimentos da extinta Operação Lava Jato.
A denúncia apresentada em maio de 2020, quando Augusto Aras já estava no comando da PGR, acusou Aécio de receber R$ 30 milhões do Grupo Odebrecht e R$ 35 milhões da construtora Andrade Gutierrez em troca de uma suposta atuação favorável aos interesses das empreiteiras no período em que foi senador e governador de Minas Gerais.
Agora, no pedido de revisão ao STF, Aras argumenta que Aécio e outros quatro acusados do caso não podem mais responder aos delitos, devido a uma mudança na Lei Anticrime, que “introduziu a impossibilidade de que seja recebida a denúncia, ou a queixa-crime, com base exclusivamente nas declarações do colaborador”.
O inquérito havia sido baseado nas delações de Marcelo Odebrecht, entre outros executivos ligados às duas construtoras.
É a segunda vez que a PGR recua de uma denúncia na gestão de Augusto Aras. Em 2021, a PGR havia solicitado que o STF rejeitasse uma outra acusação da Lava Jato, em pedido que acabou acatado. O caso em questão envolvia o atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), em investigação sobre corrupção no episódio conhecido como “quadrilhão do PP”.
Tudo dominado!
O PGR dá uma martelada no cravo e outra na ferradura! Pior, algumas no dedão e outras na constituição… O Aécio é tão bandido quanto o Lula…
Tem que ser expurgado da vida pública pelo Voto , já que a justiça prevarica sempre.
O PGR está prevaricando?
O PGR enlouqueceu.
65 milhões é muito dinheiro mineirada. vão elegê-lo novamente?
É óbvio que é corrupto, espero que o povo mineiro faça justiça e deixe esse sujeito sem mandato nem pra síndico de prédio… Quem votar nesse ladrão é porque se identifica com bandido…
APENAS A DELAÇÃO, SEM A DEVIDA APRESENTAÇÃO DAS RESPECTIVAS PROVAS, NÃO PODE MESMO TER ACOLHIDA. SE ISSO FOSSE POSSÍVEL, SERIA FÁCIL ASSUMIR UM “RISCO CALCULADO” DE ACUSAR SEM QUALQUER PROVA.
“Aécio Neves virou um personagem que articula golpes no Brasil”
Nele votei algumas vezes.
NUNCA MAIS.
Esse aí desistiu ao Senado de Minas Gerais, porque sabe que não haverá chance alguma!
Deixa eu entender. O dono da empresa disse que deu o dinheiro para Aécio (confessou), mas não vale. E dizem que a escravidão terminou. Continuamos escravizados pelo Legislativo e STF. O povo, por necessidade, trabalha para seu sustento e nas costas carrega essa corja de mamadores que fingem ser o que não são! Só não nos batem com o chicote, ainda!
Espero que ele não seja reeleito em Minas.
Ta dificil….criminosos nao sao mais criminosos por açoes conjuntas do legisltivo e judiciario
Precisamos de um governo forte comandado por um déspota esclarecido para acabar com a proteção concedida pelo sistema aos grandes ladroes. Nunca haverá mudanças para melhor dentro das regras atuais, concebidas para manter tudo como está.
Vaselina.