O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) teria acelerado a tramitação da reforma tributária para liberar o recesso dos deputados e não perder o cruzeiro do cantor Wesley Safadão.
A informação foi divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo nesta quinta-feira, e confirmada por parlamentares.
Normalmente, o Congresso entra em recesso dos dias 19 a 31 de julho. Todavia, Lira teria pedido a líderes partidários que destravassem a pauta econômica para antecipar as férias.
Na última segunda-feira (6), Lira anunciou um “esforço concentrado” da Câmara para votar em poucos dias quatro pautas consideradas fundamentais pela área econômica do governo Lula.
Os temas apreciados pelos deputados deveriam ser a reforma tributária, arcabouço fiscal, projeto de lei do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf), e a recriação do Programa de Aquisição de Alimentos.
Arthur Lira apressa votações e atropela liturgia da Câmara
Para apressar as votações, Lira cancelou as sessões de todas as comissões e audiências, provocando os protestos de muitos deputados, que consideraram a atitude como uma afronta.
O deputado Zé Trovão (PL-SC) chegou a apresentar uma questão de ordem para que a votação da reforma fosse adiada, mas Lira negou o recurso.
O deputado Marcel Van Hattem (NOVO-RS) também protestou, pedindo mais tempo para analisar o texto. Sem todavia ser atendido.
O ex-deputado federal, Deltan Dallagnol, escreveu em seu perfil no Twitter que “Em meio a pautas tão urgentes, a agenda da Câmara dos Deputados está sendo definida pelo cruzeiro do Wesley Safadão que Arthur Lira quer ir. Será que as prioridades de Lira são as mesmas do Brasil? E a pergunta mais importante é: Lira tem servido à Câmara dos Deputados ou tem se servido dela?”.
Cruzeiro do Safadão pautou trabalhos na Câmara dos Deputados
O presidente da Câmara deve viajar com sua família para Orlando, na Flórida (EUA), onde participará do cruzeiro do Wesley Safadão. O evento, chamado de “ilha exclusiva do Safadão nas Bahamas”, está previsto entre os dias 10 a 13 de julho.
Saiba mais: Câmara deve apreciar arcabouço, reforma tributária e Carf
Além de Safadão, participarão do cruzeiro celebridades como Bell Marques, Zé Neto & Cristiano, Dubdogz, Léo Santana, Murilo Huff, Eric Land, Marcynho Sensação, EME, Tirullipa, entre outros.
Segundo o site do evento, o valor para a cabine mais barata do navio é de R$ 5.408 por pessoa. As cabines mais caras já estão esgotadas.
A assessoria de Lira não negou a participação do presidente da Câmara no cruzeiro de Wesley Safadão. Questionada, limitou-se a dizer que o deputado não viajará nesta sexta-feira (7).
Lei proíbe recesso com pautas pendentes
O Congresso Nacional não pode entrar em recesso antes da votação do Projeto de Lei Orçamentária do ano seguinte.
Saiba mais: Câmara aprova texto-base da reforma tributária
Todavia, o voto do orçamento de 2024 depende da aprovação do arcabouço fiscal, que ainda está pendente.
Por isso, os parlamentares entrarão de folga antecipada no chamado “recesso branco“. Arthur Lira só deverá voltar para Brasília em agosto, após o fim do recesso.
Pode até dar numa nova dupla sertaneja…
Olhem o grau de comprometimento e responsabilidade do cidadão, ainda mais com o que deve ter negociado com o desgoverno. Desse jeito, meus amigos, só vamos piorar e muito. Eu nunca confiei nele e não confio ainda mais.
Vigarista
Safados vão ao show do Safadao.
Simples assim.
Pai, tu que sondas os corações e pensamentos, tem misericórdia do meu…