O deputado federal Luis Miranda (DEM-DF) está ganhando os holofotes na CPI da Covid enquanto levanta suspeitas sobre a atuação do Ministério da Saúde para a aquisição da Covaxin. O parlamentar, no entanto, acumula acusações na Justiça desde 2011, quando montou uma franqueadora de clínicas de estética. Sem conseguir honrar os compromissos gerados com o empreendimento, ele migrou para os Estados Unidos. Na América do Norte, mudou de ramo e montou uma espécie de fundo de modo a captar recursos para um negócio de vendas de carros, do qual cerca de 25 investidores se disseram lesados.
Em 2018, depois de ficar famoso cobrando por cursos pela internet que prometiam ensinar como empreender na economia norte-americana, ele se elegeu deputado federal por Brasília. Na disputa eleitoral, outra mancha: o então candidato foi acusado de promover sorteios de smartphones para conseguir votos.
No Brasil, já como congressista, ele teve seus passaportes — comum e diplomático — apreendidos no ano de 2019. Uma antiga cliente ganhou judicialmente o direito a uma indenização de R$ 90 mil por sofrer queimaduras em um procedimento de depilação na antiga empresa de estética. A falta do pagamento causou a retenção dos documentos e a penhora de um imóvel.
O negócio de estética acabou deixando várias marcas na imagem de Miranda. Além das já citadas, o parlamentar foi acusado de estelionato pela Justiça do Distrito Federal em razão de ter passado cheques falsos para a quitação de aluguéis de um imóvel. O processo foi extinto depois que a dívida foi paga. Ainda quando dirigia esta mesma companhia, ele foi gravado enquanto ensinava os seus funcionários a despistar oficiais de Justiça que batiam na porta em razão de ações movidas por credores. O áudio é de 2013 e consta em um processo contra ele, que assume ser “imoral” a conduta instituída.
Transcrição do áudio em que Miranda ensina a despistar a Justiça
“Seria ludibriar, fraudar o sistema jurídico, pra gente ganhar fôlego pra poder criar metodologias pra ganhar dinheiro. Eu comecei a ver os resultados do processo. Quando o oficial de Justiça voltar, vamos dizer assim: ‘Não, a Fitcorpus Clínica de Estética não é lá’.
A decisão do juiz era assim: ‘Bom, se não é lá… pergunta pra outra parte onde é.
A outra parte: ‘Mas é lá’.
[O juiz:] ‘Não. Uma pessoa que tem fé pública, que é o oficial de Justiça, foi lá e disse que e não é lá. Lá tem outra empresa. Fitcorpus Assessoria e Serviços Ltda, que é uma franqueadora.
É imoral, mas é um jogo que depois, aí vai do meu bom-senso, vai da minha decência, de decidir o seguinte: essa pessoa merece receber, essa não, essa era sacanagem, essa aqui eu devo de verdade.
Na Justiça, a Justiça não pode fazer nada. Ela trava se ela não acha a empresa.”
Leia também: “Ricardo Barros rebate acusações do deputado Luís Miranda”
Esse eh 171, declarado. Provavelmente vai ser beneficiado pelos 171 do supremo que soltaram o 171 mor da republica.
É impressionante como este congresso brasileiro está infestado de pilantras. Está no lugar certo nesta CPI.
Vergonhoso de tudo isso, é saber que os valores éticos e morais no Brasil estão em baixa. Infelizmente, boa parte da população brasileira, dão credito aos desonestos e desonrosos políticos (vide lulabá e os quatrocentos ladrões), que quase levaram o país a bancarrota, e ainda assim tem apoiadores. Inversão de valores! Deus tenha misericórdia de nós!
Então essa porcaria tem todos os requisitos p q o STF, OAB e congresso TRAIDOR, o levem em consideração.
Tudo pelo ESTADO DEMOCRÁTICO DE, nada pela ordem, por o q é correto.
As FFAA têm mesmo como estratégia q consolidemos essa jovem democracia em uma anciã perene?
Minha geração já sofre. Imagine a dos meus netos?
Bora lá com os tanques prá praça dos 3 conluios?
De cara já pegamos uns 30 na terça, dentre eles Renan e Aziz.
Sem gastar uma bala.
Com essa estrondosa capivara de crimes, o indecente deputado está apto a pertencer ao G7 da CPI. Que passaria a se chamar G8.
Meu Deus, uma quadrilha está ditando normas na CPI do relatório pronto. Que país é esse? Alô, generais!
FOI A SESSÃO MAIS CANALHA DO CIRCO DE QUINTA CATEGORIA!!! BRASIL PASSANDO VERGONHA DIANTE DOS PAÍSES COMO DINAMARCA, SUÉCIA, FINLÂNDIA E OUTROS IGUAIS. O POVO BRASILEIRO NÃO MERECE!!!
Novo queridinho da esquerda criminosa, do AntagoLIXO, daGloboLIXO e tantos outros lixos. Nada de novo sob o Sol.
Na CPI do Circo ele encontrou seus pares.
O Brasil é incrível: transformaram um paladino da justiça (Sérgio Moro) em um bandido e agora um bandido (Luis Miranda) no paladino da justiça. Surreal.
Um estelionatário com mandato de deputado federal…Ê, Brasil…
Os piores ladrões procuram refúgio no parlamento, pois sabem que ali ninguém vai molestá-los.
Realmente na minha região tem vários meliantes que estão na política. Vice governador, deputado, etc
Tive o desprazer de conhecer este bandido nos EUA Em 2017, vi muitas pessoas caírem em sua lábia, e um gênio das mentiras
Tive o desprazer de conhecer este bandido nos EUA Em 2017, vi muitas pessoas caírem em sua lábia, e um gênio das mentiras, brasileiros adoram estes pilantras.