O assessor especial para assuntos internacionais da Presidência da República, Celso Amorim, defendeu o Irã depois do ataque contra Israel. O diplomata disse, neste domingo, 14, que o país “queria fazer um gesto” por causa do ataque que sofreu em seu consulado na Síria.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
O diplomata brasileiro concedeu entrevista ao site UOL. Amorim afirmou que tudo depende de como o governo do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, vai responder ao ataque.
Ao defender o Irã, ele afirmou que, na região, é “sempre difícil” avaliar quem iniciou a crise. Segundo Amorim, nesse caso específico, o ataque iraniano era uma resposta ao bombardeio contra o consulado de Teerã em Damasco, capital da Síria. O atentado aconteceu no início de abril.
Leia também: “Como funciona o Domo de Ferro, sistema antimíssil de Israel”
“O Irã queria fazer um gesto”, disse o diplomata brasileiro ao UOL. Amorim lembrou da importância que a Guerra Revolucionária Iraniana tem para a estrutura de poder em Teerã.
Um alto militar da guarda morreu durante o ataque contra o escritório. Na ocasião, o Irã acusou Israel de o autor do ataque ao consulado iraniano.
Neste sábado, o Irã disparou drones explosivos e mísseis contra uma base militar de Israel. Cerca de 99% dos projéteis foram abatidos pelas Forças de Defesa de Israel.
Itamaraty não condenou o Irã
Depois do atentado, o Ministério de Relações Exteriores do Brasil emitiu um comunicado, mas não condenou o Irã. O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva usou um tom parecido com os governos da Rússia e da China. Ambos alertaram para o risco dos ataques, porém, evitaram condenar o governo iraniano.
“Por sorte ou por qualquer outro motivo, os drones e mísseis não atingiram seus alvos”, disse Amorim. “Mas a questão é como o governo de Israel vai responder.”
Leia também: “G7 condena ‘ataque sem precedentes’ do Irã contra Israel”
O diplomata conversou com Lula e afirmou que não há qualquer iniciativa para se convocar o G20, presidido pelo Brasil, ou o Brics.
Leia mais: “‘Irã vai suportar as consequências’, diz porta-voz das Forças de Israel“
Deveriam extinguir o ministério das relações exteriores, um ajuntamento de inúteis servindo a si mesmos. Aproveitem e fechem também as forças armadas, outra despesa inútil.
Banana egípcia.
O “gesto” vem sendo feito, com persistência, no país dos outros.
Teve na Síria e no Iraque, o que mereceu.
Chumbo na “oreia”.
Pusilanimidade.
Só uma palavra define esse homem…abjeto.
A cretinice desta coisa, Celso Amorim, beira o limite da idiotice explícita.
Como é que O nosso país vai suportar tanta ignorância……
Sem vergonha.
Capturou a diplomacia do Brasil cuja história é bem maior que essa topeira vermelha.
Respeita a instituição, ideólogo vendilhão.
Cretino apoiador de ditaduras. Fora uma vergonha para o povo brasileiro.
Esse megalonanico nunca vai mudar ! Sempre esquerdista e bajulador de tiranias !
Esse é outro velhote esclerosado que vive falando idiotice, nadamais
Esse tal Celso Amorim é um pulha, um canalha que assim como todos que tem a ideologia comunista, são hipócritas falsos. Mas nenhum desses canalhas estaria lá sem o voto de algum idiota útil, esse comunistas malditos só estão tem poder porque o Brasil é um país com uma parcela da população que tem a cultura de “Gérson – Eu gosto de levar vantagem em tudo, certo? Leve você também!”
Celso Amorim, ou é um sonso ou nem sei o que é. “Por sorte, ou outro motivo qualquer os mísseis e os drones não atingiram seus alvos”. Eu tenho aqui em casa um pé de couve que, se pudesse falar, diria algo muito mais sensato. É lamentável quando sujeitos desse quilate representam o Brasil no mundo civilizado.
Realmente é um absurdo o posicionamento do Brasil, país do faz de contas, defender ditaduras! O pior é tomarem essa posição sem ao menos consultar a opinião do povo brasileiro, mesmo sendo esse povo espectador e não patriotas!
Na minha lista particular de maiores ameaças ao Brasil esse verme encabeça a lista seguido por Dino sauro , capelli, boulos.
Vagabundo desqualificado, retrato cafajeste do atual governo e do nosso atual DTF .
Asco desse picareta. Ele deveria ir morar lá com a família. É o país exemplar para ele. São bem flexíveis, dão muita liberdade e são muito amáveis.
Assessor especial ( de quem?)para assuntos internacionais . Não é uma opinião do Itamaraty, nem do povo em sua maioria, é do desgoverno .
Esse cachorro merece uma morte lenta e dolorosa
Com requinte que sofrimento.
Rato deve morrer assim.