O governo Lula, por meio de nota do Ministério das Relações Exteriores (MRE), se posicionou em relação ao ataque aéreo promovido pelo Irã contra Israel. O Itamaraty divulgou nota no fim da noite deste sábado, 13. O material não condena a ação promovida pelos iranianos.
No primeiro parágrafo do comunicado, o governo brasileiro classifica como “envio” o ataque que contou com o lançamento de mais de 200 drones e diferentes tipos de mísseis, conforme ressaltou o porta-voz das Forças de Defesa de Israel, Daniel Hagari. Sem condenar o Irã, a equipe do MRE fala em “preocupação” com a situação de conflito no Oriente Médio.
De forma indireta, o Itamaraty dá a entender que a culpa é de Israel. Isso porque há menção ao “alastramento das hostilidades à Cisjordânia”. Trata-se de território palestino em que, no decorrer dos últimos meses, forças israelenses deflagram ações contra o Hamas — grupo que o governo brasileiro não considera como terrorista.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
“Desde o início do conflito em curso na Faixa de Gaza, o governo brasileiro vem alertando sobre o potencial destrutivo do alastramento das hostilidades à Cisjordânia e para outros países, como Líbano, Síria, Iêmen e, agora, o Irã”, afirma o Itamaraty, em trecho da nota. “O Brasil apela a todas as partes envolvidas que exerçam máxima contenção e conclama a comunidade internacional a mobilizar esforços no sentido de evitar uma escalada.”
Apesar das centenas de drones e mísseis, o ataque do Irã — que o Brasil chama de “envio” — não provocou maiores danos. Com o serviço de defesa e interceptações áreas, não há registro de mortes. No entanto, uma criança de dez anos ficou ferida.
Brasil se recusa a condenar o Irã
A nota do Itamaraty é só mais uma amostra da relação do Brasil sob o governo Lula com o Irã. No início do mês, o governo brasileiro se recusou a condenar o regime teocrático iraniano. Na ocasião, a Organização das Nações Unidas votou resoluções a respeito de denúncias de violações aos direitos humanos no país do Oriente Médio. O Brasil se absteve.
Leia mais
Antes, em janeiro, o Irã entrou para o Brics, bloco econômico que anteriormente contava com Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes e Etiópia também passaram a fazer parte do grupo.
A nota do Itamaraty
Leia, abaixo, a íntegra do comunicado do MRE, pasta sob liderança de Mauro Vieira, a respeito dos ataques do Irã contra Israel.
“O Governo brasileiro acompanha, com grave preocupação, relatos de envio de drones e mísseis do Irã em direção a Israel, deixando em alerta países vizinhos como Jordânia e Síria.
Desde o início do conflito em curso na Faixa de Gaza, o Governo brasileiro vem alertando sobre o potencial destrutivo do alastramento das hostilidades à Cisjordânia e para outros países, como Líbano, Síria, Iêmen e, agora, o Irã.
O Brasil apela a todas as partes envolvidas que exerçam máxima contenção e conclama a comunidade internacional a mobilizar esforços no sentido de evitar uma escalada.
O Governo brasileiro recomenda que não sejam realizadas viagens não essenciais à região e que os nacionais que já estejam naqueles países sigam as orientações divulgadas nos sítios eletrônicos e mídias sociais das embaixadas brasileiras.
O Itamaraty vem monitorando a situação dos brasileiros na região, em particular em Israel, Palestina e Líbano desde outubro passado.”
Leia também: “O veneno antissemita”, artigo de J. R. Guzzo publicada na Edição 187 da Revistas Oeste
Falam que foi um “esquenta “pro São João ,no Nordeste.
Lamentável a posição do governo brasileiro em face de mais uma ofensiva provindo do Irã.
É o anão diplomático realmente voltou e olha que essa turma acusavam Bolsonaro de tornar o Brasil em um pária mundial.
O mundo não dá voltas ele capota e a verdade sempre aparece.
Permito-me uma correção na manchete:
Não é governo lula ( minúsculo ), mas sim desgoverno mula, musa dos asnos encantados.
Ataque via fedex, mercado livre ou iFood ? Ou já criaram o telemissil ou o idrone? Cachaceiro não cansa de passar vergonha, parabéns aos eleitores desse jumento .
Envio de drones e misseis ?
Enviaram como?
Pela DHL,FEDEX,UPS? ou pelo ebay?
Para descrever uma coisa dessas desse jeito é preciso desconhecer completamente a noção de decência .
Se é que algum dia isso existiu nessas cabeças.
Acredito que não.
Bando de esclerosados chefiados por um analfabeto imbeci
Declaração do Governo do Luli: “O Governo brasileiro acompanha, com grave preocupação, relatos de envio de drones e mísseis do Irã em direção ao Brasil, deixando em alerta países vizinhos como Venezuela e Bolivia.” São só relatos de ENVIO, um favorzinho para nós testarmos nossos mecanismos de defesa e segurança. 😡
“O Governo brasileiro acompanha, com grave preocupação, relatos de envio de drones e mísseis do Irã em direção a o Ministerio das relacoes exteriores do Brasil, deixando em alerta países vizinhos…
Para o cachaceiro, o Irã é a shopee? “Enviou” drones e mísseis carregados com toneladas de explosivos, mas foi com amor e pela democracia?
Espero que Israel, num gesto humanitário, envie os chefões do Irã desta para melhor.
O Irã nunca atacou diretamente o estado de Israel desde até à sua fundação na segunda metade dos anos 40. O que aconteceu agora que teve algo diferente de outras vezes? Recordo que aquelas fragatas da marinha de guerra iraniana, atracaram no porto do Rio de Janeiro e a aproximação desse atual presidente de uma facção esquerdista, mais conhecido por NoveDedos com esse estado terrorista está mais do que escancarado. Os americanos fizeram fortes críticas a atracação dessas fragatas por aqui. Qual o motivo desse protesto? Algo de diferente aconteceu que não sabemos? Iremos nos envolver nesse conflito por obra desse marginal que atualmente comanda uma parte deste país?
Ops drones.
Enviou é ótimo. Os mísseis e drogas chegaram a Israel embrulhados para presente com lacinhos e tudo. Ķkkkkkk
Esse governo brasileira é uma verdadeira desgraça!
Os PeTralhas nunca defenderam a democracia.
Foram contra a promulgação da CF de 1988.
Foi contra o plano real.
E desde sempre foram íntimos de ditaduras.
O desgoverno do “persona non grata” deveria ter ficado calado e não emitir um comunicado falso e cinico, como esse.
Para encher a boca e caluniar Israel esse rastejante lidera a fila.
Para falar os fatos do jeito que são contra terroristas, a mesma criatura fala pelos marketeiros e pelo Itamaraty ideológico e simpático a terrorista.
Estão devendo o trabalho de atracagem de navio iraniano no RJ para trazer e levar tranqueira? Ou na ideologia terrorista não tem negócios? É só amor mesmo?
Descondenado e convertido presidente pelo STF Lula não tem legitimidade, credibilidade ou relevância , dentro e fora do país
O cãozinho do Darth Vader segue defecando e urinando em todo o país…
Esse desgoverno artificial não tem a mínima noção de futuro devido a essa sanha de poder a qualquer custo .
Ficam aí adulando ditaduras como se essas tivessem alguma importância para o nosso futuro .
Se chegarem até novembro e o Trump entrar na casa branca nós começaremos a sofrer sanções e então todos vamos começar a pagar o pato por essas atitudes irresponsáveis .
E quando isso começar a acontecer , “e vai acontecer” ,vão começar a dizer que não é com eles , e que a culpa é dos estadunidenses , e que eles são todos coitadinhos humanitários e só tomaram essas atitudes para o “bem comum”.
Só que o “malvadão” não vai querer saber de papo furado e conversa fiada , aí a porca vai torcer o rabo.
É a mesma coisa com o togado mór , ele acha que é o rei da cocada preta enquanto faz o serviço sujo para o sistema , e quando o sistema avaliar que ele está incomodando vai escanteá-lo e quando isso acontecer ele vai olhar em volta e perceber que todos que aplaudiram sumiram , dizendo que não tiveram nada com isso e que ele é que fez tudo sozinho , o que não deixa de ser verdade .
Quando isso acontecer eu não gostaria de estar na posição dele francamente.
Pais ocidental, aliado ao anti-ocidente??
Deve ser muito chato para um país que não consegue resolver seus conflitos internos, que não tem nenhuma importância no contexto internacional, que não tem nada para dizer, e acha que tem que dizer algo. Sai isso que está ai.
Governo anão, aliado a terroristas do mundo e bandidos no seu próprio país
A imbecilidade desta turma, chega a ser bestial…….
Anões, anões, anões diplomáticos.
Esta leva de diplomatas envergonha todo o Itamaraty.
Só falta o governo emitir nota condenando Israel por destruir mísseis iranianos e exigir que indenizem o Irã pelas perdas do armamento. Isso se não lamentarem a ausência de vítimas civis israelenses.
Governo Lula envergonha os brasileiros , apoia o que existe de pior no mundo. Ditadores e terriristas.