Abraji vai ao STF para obrigar Bolsonaro a desbloquear jornalistas no Twitter

Entidade moveu mandado de segurança coletivo
-Publicidade-
Ação será analisada pela ministra Rosa Weber
Ação será analisada pela ministra Rosa Weber | Foto: Isaac Nóbrega/PR

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) que impeça o presidente Jair Bolsonaro de bloquear profissionais da imprensa no Twitter. Além disso, solicitou à Corte que os perfis atualmente suspensos na página do chefe do Executivo sejam restabelecidos. Levantamento da Abraji realizado desde setembro de 2020 mostra que, de 265 bloqueios realizados por autoridades públicas contra 133 jornalistas, Bolsonaro foi o responsável por 71.

Distribuído na quinta-feira 29, o mandado de segurança coletivo será apreciado pela ministra Rosa Weber, presidente interina do STF durante o recesso do tribunal. A papelada deve ser julgada amanhã, no sábado. No documento, a Abraji argumenta que Bolsonaro utiliza as redes sociais como canal de diálogo com a sociedade civil, divulgando ações do poder público. Portanto, os bloqueios a jornalistas configurariam restrição de acesso a informações públicas, direito garantido pela Constituição.

Leia também: “O tombo da velha mídia”, reportagem publicada na Edição 54 da Revista Oeste

-Publicidade-
Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

5 comentários

  1. Esses democratas que querem obrigar as pessoas a declinarem do direito à liberdade merecem o que? Daqui a pouco pedirão direito de resposta no perfil do presidente.

  2. É só o que faltava. STF quer dizer quem vc pode ou bloquear em sua rede social, mas nada faz contra a rede social que desativa contas, censura ou tira seguidores por pura perseguição política. JorNazistas querem o Direito de Xingar o PR sem ser incomodados

  3. O maior princípio do jornalismo é a imparcialidade, no entanto eles fazem questão de serem um partido político. Por consequência, não praticam jornalismo.
    Nada resta a não ser:
    Não encham o saco e vão trabalhar seus vagabundos.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Meios de pagamento
Site seguro