Levantamento divulgado pelo instituto Paraná Pesquisas nesta quinta-feira, 28, mostra que cresceu o entendimento de que a condenação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro foi injusta. Por decisão da Corte, ele está inelegível por oito anos.
Conforme os dados do levantamento, 48,9% dos entrevistados afirmaram que a decisão de tornar Bolsonaro inelegível foi injusta. Para 44,6%, a decisão por parte do TSE contra o ex-presidente da República — e atual presidente de honra do Partido Liberal (PL) — foi justa. Não sabem ou não responderam formam 6,5%.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Os números divulgados nesta semana pelo Paraná Pesquisas diferem dos apresentados há sete meses. Em agosto de 2023, a posição entre justa e injusta estava invertida. Na ocasião, 48,5% concordavam com o parecer da Justiça Eleitoral, enquanto 45,2% discordavam. Não sabem ou não responderam representavam 6,3% do total de entrevistados.
No mesmo levantamento divulgado nesta quinta-feira, o Paraná Pesquisas apresentou eventuais cenários para disputa da Presidência da República, em 2026. No confronto com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Bolsonaro aparece numericamente à frente: 37,1% contra 35,3%.
Leia mais:
Para a realização do levantamento, o Paraná Pesquisas entrevistou 2.024 eleitores em 26 Estados e no Distrito Federal (ou seja, de todas as unidades da Federação), que estavam espalhados em 162 municípios brasileiros. De acordo com o instituto, o grau de confiança da pesquisa é de 95%. Além disso, a margem estimada de erro é de 2,2 pontos porcentuais — para mais ou para menos — para os resultados gerais.
A condenação de Bolsonaro no TSE
O TSE condenou Bolsonaro à inelegibilidade por oito anos no fim de junho do ano passado. Por maioria de votos — 5 a 2 —, a Corte eleitoral entendeu, conforme o relatório do ministro Benedito Gonçalves, que o ex-presidente cometeu abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação em reunião realizada com embaixadores, em julho de 2022.
No encontro, que ocorreu no Palácio da Alvorada e contou com transmissão da TV Brasil, o então presidente da República compartilhou com diplomatas estrangeiros alguns de seus anseios em relação ao processo eleitoral brasileiro. Ele falou, por exemplo, da insegurança com a funcionalidade da urnas eletrônicas e do formato da apuração de votos.
Leia também: “O Quarto Poder”, artigo de Augusto Nunes publicado na Edição 199 da Revista Oeste
STF/TSE só tem notoriedade pela perseguição política que promove. Só arbitrariedades e mal feitos. Se não fosse por isso, ninguém ligaria para esses medíocres. Coisa boa nunca sairá dali.
MINISTRO BENEDITO GONÇALVES #MISSÃODADAMISSÃOCUMPRIDA#bisso é o absurdo dos absurdos só nesse brasil de caboclo de mãe preta e pai joão rsssssss
Verdade, mas, infelizmente, o presidente reage emocionalmente – tipo late mas não morde. Quando o ministro proibiu JB de indicar o chefe da PF, atribuição exclusiva do presidente, ele acatou e ficou por isso mesmo. A partir deste episódio, o sistema sentiu que poderia fazer o que bem entendesse.
Claro que é injusta e o Brasil inteiro sabe disso. Não precisa nem de pesquisa. A Dilma assaltou, arrebentou com país, foi cassada, e não perdeu os direitos políticos. Quem deveria ter os direitos políticos cassados pra sempre, hj é presidente da república.
O senhor Benedito Gonçley
Este tipo de pesquisa é inútil, pois, a grande maioria opina sem qualquer conhecimento e geralmente são incapazes de discernir sobre a questão.
Independente do resultado da pesquisa, continuará valendo a decisão persecutória auferida por uma corte engajada e ideológica.
O que precisa ser feito neste país é uma acepsia geral nas instituições, em especial naquelas indicadas por políticos descompromissados com a nação.
ALEXANDRE DE MORAES é um CANALHA, CANALHA, CANALHA. Foi exatamente isso que disse o Presidente Bolsonaro num Comício de 07 de Setembro, em São Paulo. Está tudo registrado na Web. O que esperar deste Ministro da Suprema Corte?
A população brasileira e incluso muitos eleitores do Lula já compreenderam que a Condenação do ex-presidente Bolsonaro foi carta marcada do STE, Lula e PT. O Brasil está sem rumo, sem lei e suas instituições públicas sem moral perante os brasileiros. Estamos lascados com este desgoverno Lules!
Porque não fazem uma pesquisa pra saber se o condenado, corrupto, presidiário e suspeito de vários outros crimes, foi justa a sua descondenação pelos mesmos comparsas que tornaram bolsonaro inelegível, sendo esse seu aniversário, cambada de fdp, inclusive quem distorce a pesquisa…
Um TSE que tem o benedito que leva tapinhas na cara , o que podemos esperar ?
O sistema eleitoral foi cooptado pelos esquerdopatas, eles sabem que o poder em suas mãos abrem as portas a cifras milionárias para gastarem da forma que quiserem, isso é o mesmo que um ladrão ter a chave do cofre sem temer ser pego pela polícia, pois eles são ao mesmo tempo a polícia e os ladrões.
Óbvio que foi tudo uma grande armação e o povo está atento e sabe da perseguição, tanto assim, que o apoio ao ex-presidente só aumenta.
Queriam voltar a roubalheira do PT, foi “missão dada missão cumprida”, TSE nas eleições atuou como cabo eleitoral do Lula, não se podia dizer nada a respeito do maior corrupto do país, condenado em 3 Instâncias por corrupção e lavagem de dinheiro e não foi inocentado. . Voltaram à cena do crime para tentar mudar a história do Petrolão, não adianta não conseguirão.
Foi a maior bandidolatria de todos os tempos. É por esse e outros motivos que querem calar o povo, regulamentar as redes sociais. O povo passou a gostar de política e já entendue a armação da aquadrilha que tomou o poder.
Misao executada, e o filhinho aparece no exterior como milionario. Interessante que os filhos de certos individuos do nada passam a ser milionarios. Com certeza existe alguma formula magica……. Sera a corrupçao sistemica??? Sorte que nao podem apagar o passado na WEB, basta pesquisar e a mer // da toda salta e escorre pela tela do computador. Sao 5 anos que estou vendendo AVON e ainda nao senti o gostinho da fortuna. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Essa decisão do TSE deveria ser simplesmente extinta. Não se sustenta, a pena não se justifica. Foi mais um ato político do tribunal, indo de encontro aus anseios do STF e da esquerda. Justiça mesmo,não se fez. Um dos absurdos desse país, a justiça sendo conduzida ao bel prazer de poucos em prol de uma parcela política. Aviltante.
Advogado, não sou.
Fico a me perguntar, se não houve intenções outras.
Investigaram até as tripas do cara na tentativa de achar algo que justificasse sua condenação e, não achando, inventaram argumentos sobre uma reunião com embaixadores!.
É no mínimo, curioso, para não se dizer outra coisa….