Uma pesquisa do PoderData revela que a avaliação positiva do Supremo Tribunal Federal (STF) despencou, nos últimos dois anos, de 31% para 12%.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Realizado entre os dias 14 e 16 de dezembro, o levantamento entrevistou 2,5 mil pessoas em 192 municípios das 27 unidades federativas do Brasil. As entrevistas ocorreram por meio de ligações telefônicas.
A pesquisa do PoderData foi feita pelo grupo Poder360. A margem de erro é de 2 pontos porcentuais, com um intervalo de confiança de 95%.
Desde o início de 2023, a percepção positiva do STF vem caindo, com uma redução de 19 pontos porcentuais. A proporção de entrevistados que classificam o desempenho da Corte como “ruim” ou “péssimo” subiu de 31% para 43%, desde junho de 2023.
Esse patamar ficou ainda pior que aquele registrado ao final do governo de Jair Bolsonaro, quando a rejeição aos membros da Corte chegava a 40%.
Contexto da queda na avaliação do STF
Atualmente, 34% dos entrevistados consideram a atuação do STF como “regular”, e 11% não têm uma opinião formada. A piora na percepção pública do STF coincide com a posse de Luiz Inácio Lula da Silva e o aumento de ações judiciais da Corte contra os vândalos acusados de tentativa de golpe, em 8 de janeiro de 2023.
+ Inquérito das fake news é interminável e heterodoxo, diz Folha de S.Paulo
A queda na avaliação do STF também coincide com o final da presidência de Rosa Weber e o início da gestão de Roberto Barroso, que assumiu em setembro de 2023.
Durante esses períodos, o tribunal discutiu temas polêmicos, como a legalização do aborto, descriminalização de drogas, responsabilização de mídia e regulação das redes sociais. Também decretou o arquivamento de processos contra investigados na Operação Lava Jato.
Leia também “O populismo autoritário de Roberto Barroso”, de Rodrigo Constantino, na edição 247 da Revista Oeste
Orgulho da Nação onde 12% é maioria?
Muitos que não quiseram opinar foi por medo de entregarem o nome para o careca acusar de algum crime., 88% dos brasileiros odeiam o STF é por isso que eles não podem sai nas ruas
De todas as porcentagens a que mais me intriga são os 11% que não sabem! Como assim não sabem? Não têm acesso a televisão ou a um celular?
A notícia é muito boa para o STF pois pode piorar muito mais ainda..
Doze por cento é muito. Zero por cento para os sinistros do stf.
As pesquisas de satisfação podem alterar o duradouro estado de desfaçatez do STF dos 9.
O que não entendo, é como ainda tem algum percentual de aprovação! com certeza se essa pesquisa chegar ao conhecimento destes urubus de toga, irão dizer que o povo não entende de jurisprudência e defesa da constituição 🤔😤
O que não entendo, é como ainda tem algum percentual de aprovação! com certeza se essa pesquisa chegar ao conhecimento destes urubus de toga, irão dizer que o povo não entende de jurisprudência e defesa da constituição 🤔😤
A TUPILÂNDIA DOS MANÉS ….. O STF que deveria ser o equilíbrio do Estado nada mais é do que um membro do TRIUNVIRATO DIATDOR medieval dos três pôdres poderes que achacam e humilham a nação, viola sistematicamente o arremedo de constituição (opinião unânime dos juristas) e já 170 vezes remendada a interesses outros usurpa o executivo e legislativo por tê-los sob suas garras em interminááááveis processos a dormir em suas gavetas para manutenção do terror que impõe a Tupilândia dos Manés cognome dado publicamente do exterior por seu atual, arrogante e prepotente presidente que em bravata cínica a puxa-sacos declarou “eleição não se ganha … se toma” … e não tenho dúvida em afirmar QUE SE NADA FOR FEITO dentro da lei e é possível O PIOR AINDA ESTÁ POR VIR … pobre Brasil !!!
Pela lógica, esses 12% correspondem a 60 milhões de pessoas, que são os que votaram nessa mula para presidente da república. A conta que só fecha pelas calculadoras do TSE.
kkkkkkkk. vdd
Tem de melhorar e chegar a 100%
Os 12 por cento é formado por bandidos, corruptos, amantes da corrupção, ditadores e outros da mesma laia. O STF mais odiado da história dessa organização.
Vão dizer que somos terroristas é nada entendemos de justiça ou jurisprudência.
Bom,como toda pesquisa é desconfiável eu tenho certeza que a rejeição é muito alem disso.😜