Políticos da oposição criticaram um vídeo divulgado pelo Banco Central nesta quinta-feira, 15. No material, a instituição utilizou uma série de memes para negar a possibilidade de tarifas sobre o Pix.
+ Leia mais notícias de Economia em Oeste
No vídeo, o Banco Central afirma que “não está bem” por causa da “lorota de que o Pix vai ser cobrado”. Diz, ainda, que “nada muda nas regras do Pix, bebê” e chama os usuários de “caçadores de tarifa em serviço de pagamento de graça”.
A publicação também faz referência à música Descer pra BC [Balneário Camboriú], da dupla Brenno e Matheus.
Na legenda da postagem, a instituição financeira esclarece que a intenção era “aliviar o coraçãozinho de quem desceu pro BC com a cabecinha cheia de fake news sobre cobrança de taxa no Pix e fim do sigilo bancário das suas movimentações financeiras”.
Vídeo do Banco Central foi criticado nas redes sociais
A publicação teve repercussão negativa nas redes sociais. A deputada federal Bia Kicis (PL-DF) afirmou no Twitter/X que o vídeo tem “nível baixíssimo”.
“Meu Deus, que coisa inacreditável!”, afirmou Bia. “Que nível baixíssimo. Mas é a cara desse governo mesmo, dessa gente desclassificada que debocha do povo brasileiro.”
Já o deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO) pediu para checarem a caixa-d’água do prédio do Banco Central. “Acho que jogaram cachaça ali”, disse.
Leia também: “Fracasso do monitoramento do Pix: governo e imprensa insistem em culpar supostas ‘fake news‘”
O deputado Marcel van Hattem (Novo-RS) pediu a volta de Roberto Campos Neto, ex-presidente da autoridade monetária, que foi substituído por Gabriel Galípolo, indicado de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Volta, Roberto Campos Neto!”, escreveu.
Infelizmente essa estratégia de campanha já vem desde a diretoria anterior…não sabemos se com aval do anterior presidente, já que dividiam a cadeira. De qualquer forma me pergunto se o BC é um órgão que necessite de comunicação popular, não consigo imaginar a massa consultando esse site. E sem dúvida o perfil que necessita consultá-lo deve ter demonstrado surpresa como todos nós. No mínimo uma desconfiança pairá no ar quanto a credibilidade das informações ali contidas…..
Como primeiro ação de marketing do Galopante na presidência BC dá uma dica do que virá por aí.