Barroso defende limitação de papel da presidência da República

O magistrado disse ser a favor da 'inovação' para a eleição de 2026
-Publicidade-
O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal
O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal | Foto: Nelson Jr./SCO/STF

Nesta segunda-feira, 5, o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, defendeu a adoção do semipresidencialismo no Brasil. Nesse regime, o presidente eleito pela população perde parte de sua atuação para o primeiro-ministro, que fica responsável por conduzir o governo do país. A declaração ocorreu durante um evento sobre o “sistema político brasileiro”, organizado pela Câmara dos Deputados e pela Universidade de Brasília.

Leia também: “Barroso afirma que o voto auditável diminui a segurança das eleições”

“Será o primeiro-ministro quem conduzirá o varejo político”, disse Barroso. “E há possibilidade de destituição não traumática do primeiro-ministro se ele tiver perdido a sustentação política”. Para o magistrado, a “inovação” deveria ser implementada em 2026.

-Publicidade-
Telegram
-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

22 comentários

  1. Um paspalho que apenas envergonha a população brasileira com seu ego e despotismo. Deveriam mesmo é discutir os termos de admissão e indicação ao STF, para quem sabe evitar que figuras como este cidadão lá esteja.

    1. Devíamos também rever todo o regimento interno do STF e acabar com as decisões monocráticas, um absurdo que merece atenção dos legisladores. É nessa baderna estrutural que nos enfiamos a cada ano pela não obrigatoriedade de juízes de carreira nos tribunais superiores.

  2. Lulu Boca de Veludo, amiguinho íntimo do estuprador e pedófilo João de Deus, queridinho do Batistti, assassino e terrorista italiano, o mesmo que afirmou que a ditadura venezuelana é “conservadora e de direita” e que as urnas brasileiras são mais seguras que os sistemas do Pentágono, Nasa e Microsoft.

  3. Triste passarmos VERGONHA seguida de Vergonha, até quando essas pessoas agirão assim? Cada dia uma novidade que desagrega e intranquiliza o país!

  4. Seu desgraçado! Vossa “excelência” fala como juiz ou como cidadão? Se quer dar pitacos sobre nosso sistema de governo, abandone primeiro sua batina (essa pseudo couraça de aço), se torne um mortal como qualquer um de nós brasileiro e se candidate a um cargo no Parlamento! Ah, e depois, caso eleito, proponha um plebiscito para testar suas imbecís ideias!

  5. DEPOIS QUE VÁRIOS GOVERNOS SOCIALISTAS E COMUNISTAS TOMARAM CONTA, DESDE A REVOLUÇÃO COMUNISTA DE 1.988, PROMOVERAM DIVERSOS OFICIAIS AO GENERALATO, DESTAQUE PARA AS PROMOÇÕES FEITAS PELO PRÍNCIPE, DÁ ATÉ PRÁ DUVIDAR SE AS FFAA HOJE, NÃO TÊM VIÉS ESQUERDOPATA EM SUA MAIORIA.

  6. Barroso, pode nos informar por gentileza, quantos votos Vossa Excelência recebeu, que lhe deu autoridade para decidir os rumos do país? Como (péssimo) ministro do supremo tribunal federal (com letras minúsculas mesmo), seu papel se resume a defender as leis existentes na Constituição (o que não faz). Não inclui fazer leis!

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site