O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso saiu em defesa do semipresidencialismo nesta terça-feira, 22. Nesse sistema de governo, o presidente da República compartilha o poder com um primeiro-ministro, eleito pelo Congresso Nacional.
“Defendo há muito tempo”, disse Barroso, em um evento no Centro Brasileiro de Estudos Constitucionais, em Brasília. “Não para agora, para não mexer com nenhum interesse posto na mesa, mas para haver mecanismos institucionais de destituição de governos que percam a sustentação política”, afirmou.
Antes de discorrer sobre o semipresidencialismo, Barroso comentou o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. “Foi um evento traumático”, observou. “Salvo em situações extremas, o impeachment não é uma boa solução. É sempre traumático”, acrescentou o juiz do STF.
Ainda segundo o ministro, “veio o impeachment e depois uma onda que deságua em 2018, com a eleição do novo presidente. (…) A democracia no Brasil viveu momentos preocupantes”. Sem mencionar quais, Barroso disse que “não dá para fazer de conta que não ocorreram eventos graves no país”.
Relacionadas
Antes de Barroso, Toffoli afirmara que o Brasil vive semipresidencialismo
Em novembro do ano passado, o ministro do STF Dias Toffoli falou sobre sistemas políticos e analisou o Brasil. “Nós já temos um semipresidencialismo, com um controle de Poder Moderador, que hoje é exercido pelo STF”, disse, durante o 9º Fórum Jurídico de Lisboa, em Portugal. “Basta verificar todo esse período da pandemia”, acrescentou o juiz.
Leia também: “O prepotente, o dissimulado e o ególatra”, artigo de Augusto Nunes publicado na Edição 100 da Revista Oeste
Este moço não tem de achar nada sua função é unicamente assegurar o cumprimento dos preceitos constitucionais e em não sendo parlamentar deveria ter o bom senso de não se intrometer no que não lhe compete .. vergonhoso e cinismo.
Duvido que se à esquerda tivesse no poder seu Barroso estaria com essa conversa ! Tempos difíceis para o conservador! Cadê as autoridades maiores para conter esse avanço ?
Penso que a sociedade brasileira tem que exigir dos congressistas a criação de mecanismos mais eficientes para a destituição de ministros das cortes superiores, em especial do STF, que não se comportam como magistrados; que fazem militância política e ideológica; que desrespeitam a constituição e que esbanjam arrogância.
O reto juíz há de julgar essas excrescências togadas ! Malditos sejam ! Que o fim desses seja notório e exemplar para que os mortais temam e tremam!
Desde quando ministro do STF pode se envolver em questões politicas? Senhor Barroso, parece o que esqueceu sua função constitucional. Deixa de se meter nas funções do legislativo e do executivo. Sua opinião e ridicula.
Me lembro desse cara todo dia, quando o deixo no vaso sanitária.
Sanitário
Esse urubú torce pelo SEMIPRESIDENCIALISMO, pra que eles passem a MANDAR DEFINITIVAMENTE NO PAÍS. O PODER MODERADOR.
Ministro do STF deve julgar de acordo com a CF, se quiser mudar a CF deve se licenciar concorrer a cargo Político e propor a mudança da CF, nada mais do que isto.
Cada Poder tem a sua competência e não deve tentar invadir a competência de outro poder.
Barroso? ou um barro só…..?
Esse sujeito enrustido é simplesmente NOJENTO!!!
Ministro homem do STF tem que ser homem e mulher do STF tem que ser mulher. Esses que estão atualmente nessa instituição outrora respeitada, tem que voltar a ser respeitada. Pelo menos 3 ministros desse STF de porcaria de composição tem que ser impichados. Esses ministros fazem parte de guangue do judiciário.
Barroso articulando o golpe à luz do dia. Sei isso não for ato grave contra a democracia, então me corrijam.
Do STF partem os mais agudos ataques à democracia e agora sem qualquer disfarce. Defendem a destituição de presidente eleito, determinam o silêncio de redes sociais, acusam, abrem processos, investigam, julgam e mandam prender. Nunca se viu antes neste país uma corte suprema totalitária.
Pauta para o próximo congresso: Ministros do Supremo poderão se candidatar somente JUÍZES e através de concurso!!!
Vou dar uma outra sugestão: mandato de juiz da suprema corte de 8 anos (igual a senador); como exercem função técnica, devem ser levados ao cargo através de eleição feita dentro do poder judiciário (hoje o Presidente indica e o senado aprova, o que caracteriza interferencia entre poderes). A eleição deve ser feita pelas OABs, entidades de magistrados e por cada advogado com OAB no País. Para o profissional se candidatar devem haver requisitos básicos como: idade mínima, tempo de exercício da profissão, currículum, notoriedade e outros a serem determinados por Lei complementar. Claro que esse sistema pode ser adotado por emenda à Constituição e com isso eliminamos a questão da dívida que o juiz passa a ter com quem o indicou e os poderes passam a ser realmente independentes. Eliminamos também essa aberração de mandato vitalicio.
E um tal de plebiscito?
Coisa de plebe.
Vale o que pensam os iluminados.
Asqueroso, é impossível descrever a aversão, nojo e descrédito que me toma quando leio qualquer fala desses “juízes”. Me fazem esquecer dos maiores e mais corruptos políticos que já passaram pela bananalãndia.
“…, Barroso comentou o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. “Foi um evento traumático”, observou.
– O impeachment da Anta-Estocadora-de-Ventos foi traumático? Para quem? Provavelmente para uma minoria, com certeza. Tanto é que no dia seguinte à destituição dessa “sem noção”, tudo se transcorreu normalmente como um outro dia qualquer. Não houve sequer a menor manifestação de descontentamento, esse Barroso está delirando, como sempre.
estes caras do stf estão passando da conta na consulta popular deu presidencialismo disparado, na era do luladrao, votamos tambem contra o desarmamento,,,, e não vale nada,,, isto e GOPI destes comunistas,,,,, vamos reagir a uma fala deste cara que se auto intitula ministro,,,não passa de um sujeito sem eira nem beira
O que o Barroso sugere é um “primeiro ministro” comandado pelo Congresso; este, por sua vez, chantageado e comandado pelo STF. Em outras palavras, o povo não deve se meter na direção do país. STF para presidente! Outra preocupação: à mão de quem a maioria dos ministros do atual STF, hoje, se submete? E quando pensamos no STF pensamos no STE. É dose!
Outra coisa, essa invenção jaboticabesca tupiniquim só serviria pra termos um presidente de fachada e o povo ficaria à mercê dos picaretas do Congresso, que já conhecemos muito bem!
Presidente de fachada nós já temos desde o início deste governo. Pergunte ao Xandão e se baseie na ultima declaração deste presidente que disse ser perseguido implacávelmente pelo tal ministro do STF. Está pouco ou quer mais?
Precisamos apresentar uma proposta de umsistema de semijydicialismo, em que todos os juízes, desembargadores e ministros sejam avaliados pela população, sua patroa, a cada 2 anos. Não aprovou? Rua!
Esse sujeito tá topando qualquer aventura pra barrar Bolsonaro, conservadores, liberais & Cia. Ltda.
Calma Barroso! Tudo pássa! Não fique ansioso!
A reeleição de Bolsonaro vai aumentar sua tensão!
Talvez esse sujeito devesse candidatar-se e propor leis ante a querer arbitrar e dar o tom……
São canalhas !!!! Não foram eleito pelo povo, na verdade são detestados pelo povo e posam de tutores dos direitos legítimos da população Brasileira. Fora canalhas !!!!!!!! Escolhemos BOLSONARO para governar esse país !! O Brasil NÃO PERTENCE A VOCÊS !!!! CANALHAS !!!!
A figura não sabe muita coisa, nem sobre ele mesmo, quanto a sua função como ministro do STF, não é comentarista político, nem cabo eleitoral, candidato e nem tem que sair por aí falando besteiras, nem dando uma de ditador. A função dele, seria tão somente analisar e sentenciar as causas, as demandas, fazendo valer a lei e a constituição, só isso.
Tem que haver também um sistema para destituição de ministros do STF que violam a Constituição….
E, se o Barroso quer mudar o sistema de governo, aposente a toga e coloque o nome para eleger-se ao Congresso Nacional e apresentar projetos nesse sentido…Barbaridade..é cada uma, viu…
Esse ministro é imbecilizado. Mais necessário, indubitavelmente, é a eliminação desse quadro atual de ministro subservientes, partidário militantes. Esses sim, devem ser excluído da vida publica nacional. Preferentemente com urgência urgentíssima.
Eu defendo destituição de ministros do STF que violam a Constituição Federal, que fazem ativismo político e que querem governar sem voto.
Putz! Esses PUTINhos do STF são uns animais!!!
Semi presidencialismo é GOLPE! É isso que estão tentando fazer contra o PR desde que este assumiu. O Poder Moderador na cabe a um STF politizado, mas as FAs.
É pra tirar esses vermes do STF? Qual seria o mecanismo?
Mandem internar esse ministro golpista. Endoidou de vez. Fala que teve momentos difíceis depois de 2018 e fica só no bla bla bla. O car não é capaz dd apontar nada de nada. É papo furado. O STF já está preparando o golpe quando Bolsonaro ganhar a eleição. Essa besta já disse a mesma coisa que o Zé Dirceu. O que esse ministro maluco disse foi a mesma coisa que o Eduardo Bolsonaro disse que “para tirar um ministro do STF era necessário só um cabo, um soldado e um jipe.
Apoio integralmente que esse sujeito abjeto seja escorraçado do STF , posto em uma jaula totalmente soldada e colocada no meio do Oceano Pacifico.
O canalha como sempre vomitando merda. Um calhorda de quinta categoria, militante, juizeco.
O sistema(Orcrim) não esconde mais seu propósito de perpetuação da corrupção institucionalizada, conforme acontecia nos governos de esquerda.
REPITO…VAMOS VOTAR DIREITO PARA O SENADO, E DEPOIS FAZER UMA LIMPA NESSE STF MILITANTE!!!!
O problema é que só vagabundo tem grana pra se candidatar
Esse essetefista calhorda que todos sabem participou de orgias com menores, que são sua preferência, gravadas por JDirceu como garantia, quer posar de pessoa com credibilidade ? E que perigo sofremos após a eleição de 2018 ? Nenhum, pelo contrário. Nada nem ninguém vindo de Bolsonaro provocou escândalo ou corrupção até hoje. Tudo foi e é narrativa ! É muito simples o raciocínio, esperavam que Bolsonaro impusesse um novo regime militar para que justificassem o “tá vendo ? Não disse ?”. Como não aconteceu, partiram para tentar assassinato, provocações, armadilhas e golpes de todos os níveis, até hoje sem sucesso. Deus é nosso guia e Jair Messias nossa salvação, gostem ou não.
Eu defendo mecanismo mais eficientes para destituição de Ministros do STF que passam por cima da Constituição que supostamente deveriam defender
Mudança de governo sem um plebiscito….é tudo que eles querem
Se candidate e tente mudar as regras do jogo no Congresso. Na marra não vai mudar.
E O POVO DEFENDE MECANISMOS DE DESTITUIÇÃO DE MINISTROS CANALHAS ANTIPATRIOTAS CORRUPTOS!!!!!!!!
Semipresidencialismo É GOLPE! Forma de governo foi decidida DÉCADAS ATRÁS e POR PlEBLISCITO. Sequer cogitar isso sem a consulta ao povo brasileiro, repito, É GOLPE. Não é um juizinho indicado por uma integrante de uma quadrilha que não consegue juntar “LÉ com Cré” na mesma frase e muito menos um Congresso sem poderes dados especificamente para isso quem tem competência, licença mesmo do povo brasileiro, para decidir isso. ISSO É GOLPE! Depois, tem uns idiotas que falam de golpe militar. Esse, seria um golpe da quadrilha perfeita, que todos sabemos suspeitos e enrolados com tudo quanto é tipo de crime.
RENOVAR O ATUAL SENADO COVARDE NA ELEIÇAO PARA DESTITUIR ESSAS LASTIMAS DE MINISTROS
Enquanto houver filhos da PUT4S no stf(ÍNFIMO TRIBUNAL FEDERAL) fica como está!
Não me conformo em ver, diariamente, ministros do stf (letras minúsculas mesmo) sendo noticiados na página de POLÍTICA.
Porque os jornalistas não perguntam a este desequilibrado o que ele acha de facilitar a destituição de ministros do STF que agem de forma inconstitucional? Parem de dar palanque para esquerdopatas que andam com vigilancia armada e tem 70 assessores para que eles nunca saibam o que é o mundo real.
Quem foi que votou neles? Não me recordo….
ô chupela, não se preocupe, ano que vem teremos maioria nas duas casas do congresso. Sendo assim, te mandaremos pro cuba, pro rrúsia, ou pros quinto da * q* o P*…. já atrapalhou o brazil demais, ano q vem os patriotas vão dar um basta no çupremo de m*
Temos que ouvir falas antidemocráticas de gente vinda de escritórios milionários de advogacia e não de juízes de carreira… O Brasil é uma b…osta de país.