O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, afirmou, nesta terça-feira, 14, que a tragédia no Rio Grande do Sul (RS) “é, claramente, produto das mudanças climáticas”.
Barroso citou ainda as queimadas no Canadá e a “seca” na Amazônia. Esses fenômenos estariam matando pessoas ao redor do mundo.
Rio Grande do Sul e pautas ambientais são assunto do Judiciário
Conforme o juiz do STF, a pauta ambiental não é apenas assunto dos Poderes Executivo e Legislativo, mas também do Judiciário.
“Isso está mudando”, disse, durante um evento com presidentes dos “STFs” de países do G20, no Rio de Janeiro. Olha o que está acontecendo no RS. Envolve um dos principais direitos fundamentais que é o direito da vida.”
Ainda de acordo com Barroso, a intervenção do Judiciário no meio ambiente é para prevenir o futuro de eventuais catástrofes. “Um dos papéis do Judiciário é zelar não apenas pelas crianças que ainda não tem participação política, mas também pelas próximas gerações”, disse.
Leia também: “A tragédia da tragédia”, reportagem publicada na Edição 216 da Revista Oeste
Vai ler e estudar sobre os vulcões Barroso , talvez , você chegue a alguma conclusão real e não infantil.
Até nisso o STF quer se intrometer, o que esse pilantra entende de clima?
Cabe ao judiciário julgar processos dentro das leis e da constituição e mais nada.
SÉRIO?Num credito , ele descobriu a causa? Formidável …..kkkk
O STF está querendo governar mesmo, nada mais justo do que abandonarem a toga e se candidatarem a um cargo eletivo.
Mudanças.climáticas existem, existiram e continuarão a existir. ELAS SÃO CÍCLICAS E TEM CAUSAS NATURAIS. A terra ja teve a sua era glacial e sem ação humana se tornou o que é hoje. Não queiram os esquerdistas me enfiar goela adentro que as “mudanças climáticas” são consequência da ação humana. A ação humana causa, com a ocupação de áreas de risco antes inabitadas as tragedias. Notem bem. ISSO É BEM DIFERENTE DE ALTERAR O CLIMA!!!
O Brasil estaria muito melhor se os juízes da sua corte superior se ativessem aos seus papéis constitucionais e falassem nos autos. Porém a vaidade e a atração por holofotes é tão imensa que se julgam capazes de se manifestar como se fossem autoridades em quaisquer assuntos. Pretendem proclamar conhecimentos desde a manufatura do penico até construção da bomba atômica.
Seria uma fake news do bem?
O clima de Havana, Cuba? Clima caliente?
E como o Iluministro explica a tragédia ocorrida em 1.941, quando não havia essa narrativa de mudanças climática?
Isso sim é fake news, Barroso. Daí pode, né?!
GÊNIO!!!!
Kkkk gostei da escolha das fotos.
Nossa, quanto conhecimento sobre o meio ambiente e pouco sobre Justiça. Vale lembrar que este senhor de NOTÁVEL SABER JURIDICO E ILIBADA REPUTAÇÃO. sequer sabia que seu cliente italiano Cesare Battisti era terrorista e tinha matado 4 pessoas.
Também é cientista?
Agora,matar crianças no ventre da mãe pode .
Deve ter um jeito de barrar essas criaturas .
Esta na hora de fazermos mudanças no STF. Talvez substituir todos os politicos e advogados por juizes de fato. Perdeu de ficar com a boca fechada.
São os entendidos de tudo do STF, ou aqueles que fingem entender de tudo.
Bando de medíocres!
Passando por uma enorme privação, o pior é termos que ouvir, um palpite sem nexo, de um sujeito que vive numa bolha.
Se o presidente fosse Bolsonaro era um genocida que atacava o meio ambiente. Agora quero saber se essa declaração vai para o inquérito das Fake News, pois em 1941 essa mesma tragédia ocorreu, porém o impacto foi menor porque as cidades eram menores, mas se compararmos fotos da área histórica de POA, fica a impressão de que em 1941 o nível da água subiu até mai. Caberia a essa revista realizar uma reportagem sobre estes eventos separados por 83 anos.
O Ministro não entende nada de Climatologia. Pergunte a ele porque em 1941 ocorreu essa mesma catastrofe na mesma região, morreram muita gente e não tinha um STF abelhorudo e incompetênte tanto para assuntos judiciários com ambientais. Tudo no mundo está ligado a ciclos. Agora ministro um conselho: Pede ao ex-presidente Jair Messias Bolsonaro a Consttuição Federal Brasileira que a ex-ministra Rosa Weber deu pra ele. Me parece que aquele exemplar era único e por esse motivo, vocês ignoraram-na e cuspiram nela e fizeram a de vocês. Se o senhor pegar o ÚNICO exemplar da Constituição Brasileira de 1988, o senhor verá que não é competência de vocês se meter nos outros poderes. Ah senhor ministro também lá na Constituição não existe “descondenação”. Lá existe é absorvição. Preste atenção nas palavras e as intendam. Qualquer problema, consulte o Google.
O STF aproveita a tragédia do RS para buscar intrometer-se ainda mais em temas que lhe diz respeito. Será que o problema a tragédia relacionada as chuvas não é um fator cíclico? A dragagem do leito dos rios pode ser o primeiro passo de prevenção. Penso não haver dúvida quanto ao açoriamento dos rios, quer seja pela eroção e também pela quantidade de lixo irresponsavelmente lançados em seu leito.
O maior perigo não está nas catástrofes que ocorrem na natureza, mas sim, nas catástrofes proferidas pela boca dos que hoje constituem o STF.
Os deuses do STF brasileiro estão convencidos que irão salvar não somente o Brasil e seu povo, mas também o planeta Terra.
Comecem a se preocupar, pois, poderemos estar diante do supremo manicômio federal.
O cara não entende nem de constituição Federal, é quer dar uma de entendido sobre clima, essa flor está querendo aparecer, pendura uma melancia no pescoço mane.
conhece tudo !
Borroso, VTNC
O único que manda no clima é Deus. Cabe a nós tomar providências e agir de antemão. Esqueceram da arca de Noé ?
A presunção de Barroso, a mania do STF meter-se em tudo mostra como seus juízes decidiram tomar conta do Brasil se metendo em tudo. Agora, o meio ambiente é também pauta para decisões dos juízes do Supremo. Estamos ou não estamos nas mãos do STF?
este idiota ainda não sabe que o planeta terra tem ciclos.
há 42 teve o mesmo que acontece agora exatamente no dia 4 de maio de 1981.
só que não havia casas em muito lugares onde houve a inundação.
estude mais boca de veludo.
O cara é chegado numa pajelança ambiental.
Vá ver o que deve ser feito no órgão público que lhe emprega e já basta!!!
um comentário desses de uma Figura que no Judiciário não respeitas muitas leis da nossa Constituição vai dar Palpite numa catástrofe Ambiental ?? o Mundo tá pirado mesmo
Esse será o nosso próximo presidente , sabe tudo , resolve tudo, seus problemas acabaram .
Bom….se Cesare Batiste era inocente e João de Deus tinha poderes transcedentais …. o iluminado ai deve ter razão… só que não! Em 1941 teve uma enchente também muito violenta.
Agora temos um especialista em questões ambientais no setefe. É ridículo!